Publicidade

São Cristóvão – Quem foi? História e Orações

Conhecido como o protetor dos motoristas e dos viajantes, diversos países além do Brasil cultuam São Cristóvão. Dia 25 de julho é considerado o Dia de São Cristóvão. A história narra que Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”, pois ele teve uma grande transformação depois que conheceu a palavra de Jesus.

Publicidade

Publicidade

No início, Cristóvão queria venerar o Diabo, mas depois que ouviu a palavra de Deus, passou a venerar Jesus Cristo, o “verdadeiro” rei de todos os reis. Por muito tempo trabalhou transportando pessoas em um rio.

Publicidade

Publicidade

Um dos contos mais famosos que envolvem São Cristóvão é quando ele estava transportando um menino em suas costas dentro do rio. Durante a travessia, ele começou a sentir que o peso do menino estava ficando maior.

Então ele falou: “parece que estou carregando o mundo nas costas” e o menino respondeu a ele: “Estás certo. Transportaste o Criador de todas as coisas, eu sou Jesus, aquele a quem serves”. Desde então, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.

Publicidade

Publicidade

Sempre é bom relembrar; no trânsito somos todos peças chaves para a organização e a fluidez. Todos somos responsáveis! Não beba antes de dirigir. Dirija pela vida!

sao_cristovao

Oração de São Cristóvão

Ó São Cristóvão, que colocastes vossa força física a serviço dos irmãos, transportando-os na travessia do rio, e tivestes a honra de carregar nos ombros o próprio Jesus, Senhor do mundo, obtende-me a disposição de colocar-me a serviço do nosso Deus, amando-o principalmente nos irmãos mais necessitados.

E porque fostes escolhido como padroeiro dos motoristas, peço vossa especial proteção para todos aqueles que dirigem veículos, seja na terra, no ar ou no mar.

Que tenham consciência de sua responsabilidade, habilidade no volante e sejam protegidos de todos os perigos, para que cheguem sãos e salvos ao término de suas viagens, junto com todos os que os acompanharem.
Amém.

 

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.
São Cristóvão, rogai por nós. Amém.

Oração para motoristas

São Cristóvão, que uma vez pudestes carregar o fardo preciosíssimo do Menino Jesus, e por isso, com razão, sois venerado e invocado como celeste protetor e ministro do trânsito, abençoai o meu carro.

Dirigi minhas mãos, meus pés, meus olhos.

Zelai pelos meus freios e pneumáticos, guiai minhas rodas.

Preservai-me das colisões e de pneus que estouram, protegei-me em curvas perigosas, defendei-me contra cachorros soltos e pedestres imprudentes.

Fazei-me cortês para com os outros motoristas, atenciosa com a polícia, cuidadosa nas vias públicas, atenta nas encruzilhadas e sempre sóbria para um dia na terceira marcha e com toda a segurança (porém não antes do dia por Deus marcado), possa chegar à garagem celeste, onde, depois de ter parado meu carro entre as estrelas, louvarei para sempre o nome do Senhor e a mão guiadora do meu Deus.

Assim seja. São Cristóvão, protegei a nós e nossos carros nas ruas e nas estradas. Acompanhai-nos nas nossas viagens e excursões.

Quando orar?

Se você for motorista ou viajante pode adotar algumas práticas de oração para São Cristóvão antes das suas partidas, assim como na volta, quando chegar com segurança em casa. Escolha uma das orações que mais tomar a sua alma.

Você pode fazer mais de uma oração, mas o mais indicado é ter uma para repetir sempre, pois a repetição reforça a atração do rezo. Se possível, acenda uma vela branca em conjunto com as suas orações e tenha sempre plantas perto para ajudar a filtrar as energias.

No dia a dia existe sempre um “tempo livre” que podemos aproveitar para rezar. Por exemplo, quando estiver na fila esperando para ser atendido em algum serviço como o banco, procure estar com a sua oração no celular para ler e continuar memorizando essas energias positivas.

Publicidade

Publicidade

É difícil uma oração em que não haja distrações. Repetidamente, os pensamentos vêm à mente: a lista de compras, o aniversário de um amigo, uma doença ou uma preocupação. Se lutarmos contra eles em oração, geralmente é pior.

É melhor reunir essas “distrações” e dedicar as rezas para os amigos e familiares, por si e pelos problemas. Desta forma, a oração se torna sincera e pessoal.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.