Publicidade

São Francisco Solano – Quem foi? História e Orações

A história traz que São Francisco Solano nasceu em 1549, em Andaluzia, da cidade de Montilha (Espanha). Aos vinte anos ingressou na ordem dos franciscanos e nela construiu sua vida religiosa.

Publicidade

Publicidade

Aos vinte anos ingressou como franciscano de observância regular, estudando teologia alguns anos depois em Sevilha, no convento de Nossa Senhora de Loreto, sendo ordenado sacerdote em 1576.

Publicidade

Publicidade

Foi enviado como missionário para Lima, no Peru, onde pregou a palavra de Deus para diferentes povos. Desde muito jovem Francisco sentiu o chamado de Deus, queria ser missionário na África, porém, não o aceitaram para esta missão.

Quando, décadas depois, foi escolhido para fazer parte da delegação que divulgaria a religião católica na América, um de seus principais sonhos se tornou realidade. Quando chegou à América Latina, Solano decidiu ficar para sempre.

saofranciscosolano
Publicidade

Publicidade

As missões de que Francisco Solano participou decorreram no reinado de Felipe II, num segundo grupo de viagens que se fizeram da Península Ibérica à América Latina e que encobriram a ideia de difundir a palavra de Deus, o desejo de a coroa espanhola para aproveitar as riquezas dos povos originais e escravizar os nativos.

Segundo registram os escritos, São Francisco Solano realizou muitos milagres ao longo da sua vida. Por exemplo, conta-se que teria achado água no deserto, teria livrado toda uma região da praga dos gafanhotos e teria curado muitos doentes apenas com água.

Francisco Solano, tal como Francisco de Assis, o fundador da sua Ordem (os franciscanos), sentia uma grande devoção à natureza e, acima de tudo, um apreço especial pelos animais, que curava e tratava como iguais.

Uma anedota conta que havia perto do convento onde morava em Córdoba antes de viajar para a América, uma cobra que destruía as plantações e atrapalhava o gado, Francisco se aproximou dela e mandou que ela fosse para o convento.

O réptil obedeceu e ao chegar ao convento foi alimentado. Depois que ela ficou satisfeita, ela se mudou e eles nunca mais a viram lá. Francisco levava muito a sério os seus votos de pobreza, a ponto de dormir em qualquer canto e com qualquer coberta.

Publicidade

Publicidade

Sempre foi associado à alegria e à vitalidade, e é possível que tenha sido graças a ela que tenha conquistado o apreço de todos os que o conheceram. Sua morte foi dia 14 de julho de 1631, aos 64 anos de idade, sendo canonizado em 1726.

A Fama de São Francisco Solano

Além dos aspectos políticos e históricos, a fama de Francisco Solano se espalhou e em torno de sua figura. Alguns o veem como um dos poucos missionários que realmente se aproximou das culturas indígenas, que buscou conhecê-las, aprender sua língua e entender suas necessidades.

Sua facilidade para cantar e tocar violão o ajudou a ganhar confiança em todos os ambientes que pregava. Atuando enquanto um missionário que também levava leveza e felicidade por onde passava, para além das palavras do Senhor e conselhos.

Orações

Para fazer as orações a ele, tenha em mente suas intenções e procure não pensar em questões materiais, visto que elas podem afastar a energia desse santo, Procure um local reservado e, de preferência, próximo à natureza, como praias e florestas.

Deus, nosso Pai, por intercessão de São Francisco Solano, iluminai e protegei todos os missionários da América Latina. E pelo sangue de todos os nossos mártires latino-americanos, abençoai e protegei também a vossa Igreja, fazendo dela o sacramento do vosso reino de paz e de justiça entre os homens. Ouvi, pois, Senhor, esse nosso canto: Pai, ó Pai nosso, quando é que este mundo será nosso? Pai nosso, quando o mundo será nosso, dos pobres, nossos irmãos. Pai nosso, como é duro ver minha gente crucificada, pela opressão. Pai nosso, quem enxugará os prantos dos povos que não têm pão? Pai nosso, quem saciará os povos de graça e libertação? Pai nosso dessa América ferida. Ah, vida, quanta aflição. Pai nosso, quando vem a liberdade dos povos dessas nações? Pai nosso, o coração de nossa gente despedaçado quer solução. Pai nosso, a esperança do presente é igualdade, repartição. Pai nosso, quando a terra será nossa, dos pobres, das multidões? Pai nosso, quando o mundo será nosso, dos pobres, sem opressões? Amém.”

 

Deus, Pai Todo-Poderoso, São Francisco Solano esteve presente em cada acontecimento do seu tempo, sobressaindo-se como missionário ativo e participante da história. Concedei-me também reconhecer a responsabilidade de minha missão em defender a vida e preservar Teu nome na face da terra. Amém.”

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.