Publicidade

São Judas Tadeu – Quem foi? História e Orações

Conhecido como um dos apóstolos de Cristo, ele era primo de Jesus, sendo que sua mãe Maria, era prima da Maria de Jesus, enquanto Alfeu, que era seu pai, era irmão de São José.

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo mais sobre quem foi ele, quais foram os seus feitos e porque ganhou notoriedade diante dos demais discípulos.

Publicidade

São Judas Tadeu: Quem foi ele?

São Judas Tadeu - Quem foi? História e Orações
Publicidade

As pregações e testemunhos de Judas Tadeu eram o que impressionava os pagãos, que depois de ouvirem as mesmas, acabavam se convertendo. É importante que ele não seja confundido com Judas Iscariotes, aquele conhecido por ter traído Jesus.

São Judas Tadeu nasceu em Caná de Galileia, diretamente na Palestina, e como já dito, ele era filho de Alfeu e de Maria, sendo também irmão de Thiago, José, Simão e por fim, Maria Salomé.

Publicidade

Publicidade

É importante destacar que Thiago era um dos doze apóstolos de Jesus, sendo o primeiro bispo de Jerusalém, enquanto José era lembrado por ser o justo e por fim, Simão foi o segundo bispo de Jerusalém.

Diante das escrituras, João Evangelista diz que durante a última ceia, São Judas teria perguntado par seu mestre:

Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo?”

Então, Jesus acabou lhe respondendo que ele seria manifestado por todos aqueles que guardassem suas palavras e assim, permanecessem ligados ao seu amor.

Jesus acabou aparecendo para São Judas Tadeu durante o caminho de Emaús, exatamente no dia de sua ressurreição.

Ele geralmente é muito citado por Mateus por entre os 12 discípulos, assim como Marcos em seus demais Evangelhos, além de ser lembrado como um dos mais fervorosos do grupo.

Começando o trabalho de pregações

Publicidade

Publicidade

Depois que Jesus ascendeu, e os apóstolos tiveram contato com o Espírito Santo, diretamente no cenáculo em Jerusalém, ele começou sua pregação de sua fé por entre o período de maior sofrimento e perseguição na Galiléia.

Após isso, viajou diretamente para a Samaria, além de outros locais judaicos para divulgar de vez o Evangelho.

Foi ele quem tomou parte do primeiro Concílio de Jerusalém, sendo que depois disso, começou a evangelizar pela região da Mesopotâmia, que no momento é a Pérsia, Edessa, Arábia e por fim, a Síria.

Ganhou atenção principalmente na Armênia, na Síria e no norte da Pérsia, como o primeiro que se manifestou diretamente para o rei estrangeiro, Algar de Edessa.

Morte de Judas Tadeu

São Judas Tadeu - Quem foi? História e Orações

Na Mesopotâmia, ele ganhou a companhia de outro apóstolo importante, Simão, conhecido como o Zelota.

Publicidade

Publicidade

Conforme relatos de São Jerônimo, os dois foram martirizados de maneira cruel quando estavam diretamente na Pérsia, sendo mortos por golpes de machados, que foram aplicados pelos sacerdotes pagãos, isso porque se recusaram a obedecer ao culto para à deusa Diana.

Dessa forma, na igreja ocidental, os dois santos possuem o mesmo dia de celebração em 28 de outubro. Enquanto isso, a Igreja Ortodoxa grega, no entanto, diferencia Judas de Tadeu, onde Judas é o irmão de Jesus, sendo seu dia 19 de junho, enquanto Tadeu é dia 21 de agosto.

Ele geralmente é chamado para as causas desesperadas e dos momentos de extrema angústia, sendo assim, essa devoção acabou surgindo na França e também na Alemanha, durante o final do século XVIII.

No Brasil, esse santo é conhecido por ser muito popular, onde surgiu durante o século XX, principalmente pela forma como foi martirizado, sendo sempre representado em todas as suas imagens portando um livro, que simboliza a palavra que foi anunciada, além de uma machadinha, que mostra a forma de seu martírio.

Oração para São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, glorioso Apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus!
O nome de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, foi causa de que fôsseis esquecido por muitos, mas agora a Igreja vos honra e invoca por todo o mundo como patrono dos casos desesperados e dos negócios sem remédio. Rogai por mim, que estou tão desolado.
Eu vos imploro, fazei uso do privilégio que tendes de trazer socorro imediato, onde o socorro desapareceu quase por completo.
Assiste-me nessa grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos. São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (pedido).
Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos louvas e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo que estiver ao meu alcance para espalhar a vossa devoção por toda a parte. São Judas Tadeu rogai por nós.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.