São Medardo – Quem foi? História e Orações

Conhecido como um dos santos mais famosos, São Medardo veio de origem francesa, lembrado por ser muito inteligente, e principalmente porque era um grande seguidor da fé de Cristo.

Veja aqui quem foi ele, quais foram seus feitos dentro da Igreja, porque ganha tanto destaque e tudo que você precisa saber sobre o mesmo.

Continue lendo e fique por dentro.

São Medardo: história

São Medardo - Quem foi? História e Orações

Nascido no ano de 457 na cidade de Salency, localizada no norte da França, sua mãe era descendente de uma família muito conhecida na Roma Antiga, assim como seu pai, que era um nobre que fazia parte da corte francesa, e por fim, seu irmão Gildardo era conhecido como bispo de Rouen, sendo bem mais tarde, canonizado pela igreja.

Essa posição social lhe ajudou a receber uma educação de primeira classe, sendo que desde criança permaneceu sob a tutela do já famoso bispo de Vermand na época, tendo acesso a uma formação muito intelectual e extremamente religiosa.

Lembrado por ser muito piedoso e inteligente, foram evidentes seus dons para a caridade e para a humanidade, principalmente por suas atitudes que eram sempre comentadas na cidade que vivia. Era comum que ficasse sem se alimentar para dar para os famintos.

Uma das vezes marcantes foi quando tirou a roupa do próprio corpo para dar para um idoso cego, do qual quase não tinha roupas e estava lhe pedindo esmolas.

Entrada na Igreja

Medardo começou a sua carreira na Igreja tornando-se sacerdote com 33 anos, onde nos anos seguintes sua vida ficou muito mais famosa pelas suas pregações. No ano de 530, acabou tomando o lugar do Bispo de Noyon, sendo assim, consagrado diretamente pelo próprio bispo de Reims, conhecido como Remígio, do qual hoje é santo, visto que também era conselheiro do rei Clotário.

Esse rei não era convertido, porém, respeitava o cristianismo e suas demais atuações na sociedade.

Foi por meio de Medardo que a rainha Radegunda acabou se tornando uma freira beneditina, abandonando o próprio rei Clotário, do qual tinha sido acusado de fratricídio.

Essa situação não acabou gerando medo no bispo, do qual deixou sua vida em perigo para conseguir ajudar a rainha cristã, onde por vários motivos políticos, foi obrigada a se casar com este rei pagão.

A história diz que a rainha acabou fundando um mosteiro beneditino, onde foi o primeiro local preparado para cuidar de doentes, principalmente os leprosos da época.

Foi bem mais tarde, quando Medardo já era lembrado por ser um grande pregador, que foi quando recebeu do rei Clotário – do qual já havia se convertido -, assim como de seu conselheiro, o bispo Remígio, a solicitação de salvar uma comunidade próxima, da qual ainda era dominada pelo paganismo, conhecida como a diocese de Tournay.

São Medardo - Quem foi? História e OraçõesAcabou convertendo várias pessoas, sendo que pelos próximos 500 anos, seguiam apenas essa diocese, diante de tanto respeito e fervor que ali foi imposto.

Porém, esse não foi um dos seus únicos feitos: a província de Flandres, que era altamente regada pelas influências da filosofia grega, onde uma grande quantidade de pagãos ainda resistiam, muito maior do que o esperado.

Sendo assim, novamente Medardo entrou em ação, sendo que quando chegou o dia de sua morte, mais exatamente no ano de 545, todo aquele local já era regido pelo catolicismo, com muitos seguidores da religião.

Sua morte foi muito dramática, sendo que muitas pessoas ficaram tristes pelo acontecido, sendo assim, seu culto e crenças disseminado por toda a França, depois sendo ainda mais espalhado pelo mundo católico.

O então rei Clotário acabou levando todas suas relíquias da cidade de Noyon para a capital, Soisson, onde em sua sepultura, foi erguida uma abadia, da qual ainda está de pé na França, sendo assim, muito procurada pelos seus devotos.

Ele foi lembrado durante muito tempo pela sua generosidade e piedade, preferindo sempre a companhia e dedicação para os mais pobres e para com as pessoas mais sofridas da sociedade.

Além disso, existem muitas lendas sobre o mesmo, onde uma delas diz que durante uma grande tempestade, Medardo tinha sido protegido por uma águia, podendo assim fugir da chuva. Dessa forma, ele é lembrado até hoje por ser o protetor daqueles que têm que lidar com mal tempo.

Continue acompanhando nosso site para receber esta e demais notícias sobre os santos e seus feitos.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.