São Norberto – Quem foi? História e Orações

Conhecido como o fundador da Ordem dos Premonstratenses, ou também chamados de Monges Brancos, São Norberto nasceu na Alemanha no ano de 1080, numa família muito rica e com muitos bens.

Veja aqui mais sobre a história de São Norberto, quais são os feitos realizados pelo mesmos, quais são suas ações de destaque e tudo que precisa saber sobre ele.

Continue lendo e saiba mais.

São Norberto: história

São Norberto: história

Nascido na cidade de Xauten, na Alemanha, ele era o caçula de uma família de muitos bens e muito nobre.

Quando era jovem, podia escolher entre seguir a carreira militar ou ir para a igreja, sendo que escolheu a segunda, visto que no local onde morava, a vida religiosa era abastada e simbolismo de luxos e prazeres, mas, não pela carreira da Igreja ou amor à Cristo.

Norberto costumava frequentar rodas de conversa, sempre usando roupas melhores e dentro do que era moda na época. Além disso, era um grande praticante de caçadas e adorava a vida na corte real, porém, tudo mudou de um dia para o outro.

A chegada de um raio

Quando caminhava em um dia tranquilo num bosque, foi atingido por um raio, sendo que nesse momento, desmaiou com esse choque, além de que o cavalo em que montava, acabou falecendo.

Não se tem certeza de quanto tempo permaneceu ali desmaiado, porém, essa é a experiência conhecida como o momento de virada de sua vida.

Deixou sua vida de luxos físicos e coisas vulgares para trás, procurando mais sobre a salvação de sua alma. Quando acordou do desmaio, uma voz em sua cabeça lhe disse para deixar sua vida mundana de lado, procurando o amor verdadeiro no que seria o Evangelho.

Convertendo-se ao cristianismo

Ao visualizar que a vida que vivia não tinha tanto sentido, acabou se arrependendo e reconhecendo seus erros. Depois disso, abandonou o luxo e alguns prazeres falsos e tomou para si a pobreza evangélica.

Começou a usar roupas pobres, andar descalço e a procurar por Deus em suas orações, no jejum, no controle de sua personalidade, principalmente no quesito das paixões.

Foi quando terminou o ciclo da solidão fértil”, acabou percorrendo vários países como a França, Bélgica e Alemanha de modo a pregar o Evangelho.

Depois disso, deu início a todos seus estudos teológicos no Mosteiro de Sirgburgo, sendo que quando acabou seus estudos, acabou se tornando um grande sacerdote.

Procurando pelo verdadeiro cristianismo

São Norberto: históriaDepois de se tornar padre, São Norberto começou a lutar pela conversão do clero e também dos nomes, sendo assim, propondo uma reforma nos costumes da Igreja, procurando tirar todos os privilégios dos quais os nobres possuíam, principalmente na prática do cristianismo de fachada.

De início, foi muito contestado pelo clero e também pelos nobres, porém, com o decorrer de sua luta, acabou chegando ao Papa essas notícias, do qual o apoiou e mudou todo o curso sobre essa ação.

Fundador de uma nova ordem religiosa

Quando Norberto viu que as reformas e seus pensamentos realmente estavam sendo colocados em prática, sendo a Igreja Renovada pela simplicidade que o Evangelho procurava pregar, retirou-se para uma solidão profunda, entrando em contato com Deus e seu coração.

Foi nesse momento que nasceu em seu coração a grande vontade de fundar uma ordem religiosa, sendo assim, fundando a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses.

Ela ficou conhecida comumente como a Ordem dos Monges Brancos, principalmente pela cor de hábito que escolheram usar.

O principal diferencial dessa Ordem era a de levar os padres para uma vida missionária, com disciplina e contemplação, o que para a época era considerado algo revolucionário.

Depois de criada e funcionando a plenos pulmões, São Norberto aderiu à vida de pregador caminhante e mendicante.

Tornando-se bispo

Foi durante o ano de 1126 que foi retirado de sua vida itinerante para que como forma de obediência, assumisse o cargo de arcebispo de Magdeburgo.

Durante essa missão, ele acabou lutando contra um grande perigo de cisma do qual tentava fazer uma divisão interna da Igreja.

Assim, pelo seu grande respeito adquirido, acabou sendo escolhido para ser o conselheiro do rei alemão Lotário III, sendo assim, se tornando chanceler em conjunto, uma grande honra da época.

O bispo morreu no ano de 1134, sendo sepultado em sua sede episcopal.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.