Publicidade

São Romualdo – Quem foi? História e orações

Publicidade

Muitos santos e pessoas famosas dentro da religião católica permeiam nossa vida, sendo que muitas vezes não nos lembramos de sua história por inteira ou como chegarem até essa fama que possuem hoje.

Publicidade

Você sabe quem foi São Romualdo? Veja aqui mais sobre sua história, quem foi ele, quais sofram seus grandes feitos que lhe deram destaque por entre as demais pessoas e fique por dentro.

Publicidade

São Romualdo: quem foi ele?

São Romualdo: quem foi ele?
Publicidade

Nascido numa família nobre na cidade de Ravenna, na Itália no ano de 952. Com 20 anos, depois de um processo difícel de conversão interior, acabou decidindo se tornar monge na abadia beneditina, mais exatamente de Santo Apolinário em Classe, da qual seguia a tradição de Cluny – da França.

Acabou deixando o mosteiro cedo de modo a procurar por condições mais favoráveis para conseguir atuar em sua profissão monástica.

Publicidade

Publicidade

Por meio do monge Marino, do qual vivia na solidão e na penitência eremítica, São Romualdo começou a descobrir de maneira devagar – em três anos de sua vida -, que sua verdade intenção era a de se dedicar totalmente a Cristo, escutando sua palavra, investindo na purificação do coração e na obediência ao Espírito Santo, do qual ouvia em sua consciência.

Nesse mesmo tempo, acabou descobrindo que sua solidão não o trazia malefícios, mas sim o deixava em mais sintonia com uma sociedade, da qual envolvia seus irmãos, sua vida na igreja e também com os pobres.

Escolas de estudo

Em humildade em conjunto com a Igreja, Romualdo acabou vivendo como discípula dentro da tradição monástica do Oriente – que são os padres do deserto -, assim como os do ocidente, conhecidos como São Bento.

Sua primeira escola de estudo foi Santo Apolinário, também em Ravenna, indo mais tarde para o mosteiro de Cuxá, mais precisamente na Espanha, sendo assim, a abadia mãe do monarquismo beneditino ,

Conforme o ensino da regra, fez do amor para o Senhor e entre seus irmãos o foco de sua vida, ficando solidário com as demais dificuldades da vida e da igreja, sendo que abraçou demais desafios com foco na renovação.

Publicidade

Publicidade

Os discípulos deram o nome desse seu ensino de “relação conforme a lei suprema do amor fraterno”, sendo conhecida como privilégium amoris.

São Romualdo tinha a intenção em todo seu coração de ter mais intimidade com Deus, sendo por meio da meditação da palavra, pela oração contínua dos Salmos, pela eucaristia e também por uma vida da purificação interior, da mesma forma como investia na reforma espiritual da vida dos sacerdotes, de monges e também dos leigos.

Nova fundação

São Romualdo: quem foi ele?

Dessa forma, mudava sua vida entre a calmaria do monastério com a destreza das viagens, de modo a disseminar a palavra de Deus pelos quatro cantos do mundo.

Ele não tinha nenhum tipo de pretensão de se tornar conhecido dentro da religião muito menos de fundar uma nova maneira monástica, porém, por meio de seus estudos e demais interesses e guias do espírito santo, acabou sendo levado para a herança dos padres do monaquismo.

Foi o Espírito Santo que tornou São Romualdo como o pai e mestre de seus discípulos e discípulas, dessa forma, reformando mosteiros existentes, fundando novos e eremitérios, entregando a condição prática deles aos discípulos mais responsáveis, guiando por meio da virtude espiritual de cada um deles.

Publicidade

Publicidade

Foi ano de 1027 que São Romualdo fundou o Sagrado eremitério de Camaldoli, mais especificamente na diocese de Arezzo, em comunhão com o bispo Tedaldo. Essa foi sua última fundação, onde fez como síntese de seu exemplo: “permanecer na cela, jejuar e rezar”.

Essa ordem também é conhecida como a Congregação Camaldulense da Ordem de São Bento, da qual é da família dos Beneditinos.

Ela foi estabelecida nas montanhas centrais da Itália, perto da cidade de Arezzo. Sua reforma tinha como intenção a de renovar e reintegrar uma nova dimensão na vida monástica, sendo assim, uma Ordem inteiramente contemplativa.

Hoje ela já se espalha por toda a Itália, sendo que o mosteiro mais antigo ainda funciona, ficando no centro de Roma, do qual foi fundado pelo Papa São Gregório Magno, durante o século VI.

A ordem no momento possui sua divisão em duas congregações, sendo que uma está localizada nas montanhas de Camaldoli, enquanto a outra está no Monte Corona, onde vários monges vivem na condição de isolamento.

Publicidade

Publicidade

São Romualdo morreu no ano de 1027 com 75 anos, vivendo sua radicalidade do Evangelho diante da ação do Espírito Santo.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.