Publicidade

São Tomé – Quem foi? história e orações

Conhecido por ter sido um dos doze apóstolos dos quais foram escolhidos por Jesus, ele é conhecido por ter sido judeu, nascido na Galileia e com prováveis chances de que fosse pescador.

Publicidade

Publicidade

Seu nome é citado cerca de onze vezes dentro do Novo Testamento, sendo que Tomé ou Tomas quer dizer “gêmeo”, dessa forma, há fortes indicações de que o mesmo tinha um irmão gêmeo.

Publicidade

Publicidade

Foi ele quem acompanhou Jesus durante três anos da vida pública do mesmo, sendo que depois da morte de Cristo, ele estava entre os apóstolos que receberam a visita do Espírito Santo durante o dia de Pentecostes.

Depois disso, é de conhecimento público que ele foi pregar o Evangelho na Índia.

A Dúvida de São Tomé

São Tomé - Quem foi? história e orações
Publicidade

Publicidade

A memória desse santo possui ligação forte com o fato de que ele duvidou de seus companheiros quando estes, afirmaram que tinha visto Jesus ressuscitado, sendo que só iria acreditar caso visse Cristo.

Dessa forma, sua memória é lembrada quando enfrentamos momentos de dúvidas dentro da fé.

Mas, seu questionamento também surge para ajudar a entender que Deus não deixa de lado a necessidade de certeza, mas, entende aqueles que acreditam apenas pela fé.

Três passagens: significados

O Evangelho de São João possui três passagens importantes, onde Tomé é visto como protagonista, mostrando um temperamento muitas das vezes triste, pessimista e onde há a necessidade de esclarecimento diante de alguns fatos.

O primeiro deles acontece quando os emissários de Lázaro, que é amigo de Jesus, pede com que o mestre faça a cura de Lázaro, do qual está doente.

Publicidade

Publicidade

Porém, Jesus estava sendo perseguido pelos líderes judeus, onde Tomé diz:

Vamos também nós, para morrermos com ele” (Jo 11,16).

O segundo momento de aparecimento de Tomé é quando, em mais um momento, demonstra seu sentimento negativo, mas, Jesus acaba fazendo uma de suas revelações mais interessantes:

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Ao que Jesus respondeu: Eu sou o Caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14,5-6).

E por fim, seu terceiro momento, conforme já citado anteriormente, é quando Tomé teve dúvidas sobre Jesus ter voltado, querendo ter os fatos para acreditar. Sendo que quando aceitou esse fato, mostra a compreensão de um cético diante da fé.

Perfil como apóstolo

São Tomé - Quem foi? história e orações

Depois da ressureição de Jesus e a vinda do Espírito Santo durante o dia de Pentecostes, Tomé, assim como os demais apóstolos, saiu com a missão de pregar o Evangelho para onde quer que Deus lhe mandasse.

É interessante saber que foi ele quem anunciou a Boa Nova por entre os partas, os medos e por fim, os persas.

Publicidade

Publicidade

Conforme se conta, foi ele quem foi até a Índia para espalhar a palavra do Evangelho, sendo assim, perseguido por demais líderes religiosos.

Missionário e mártir na Índia

É interessante saber que os católicos de Malabar, localizada na Índia, fazem cultos para São Tomé há mais ou menos dois mil anos.

A tradição o deixou como um dos principais evangelizadores locais, principalmente pela sua morte gerada pelos hindus, dos quais o mataram com lanças, visto que tinha muito poder de pregação.

Assim, sua pregação acabou convertendo várias pessoas no local, nascendo ali uma comunidade cristã que até hoje ganha destaque pelo seu fervor.

Comprovação

Alguns documentos antigos provam a ida de São Tomé para a Índia, assim como sua morte por meio de lanças.

Publicidade

Publicidade

Depois disso, no Século XVI, quando os portugueses chegaram no país, acabaram achando o túmulo do mesmo, assim como demais relíquias, como um pouco de sangue coagulado e um pedaço de lança, da qual foi a que lhe feriu em sua morte.

Oração a São Tomé

Ó Apóstolo São Tomé, experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus, sentiste a dificuldade de não conhecer o Caminho, e viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida, no dia de Páscoa. Na alegria do encontro com Jesus Ressuscitado, na comoção da fé reencontrada, num ímpeto de terno amor, exclamaste: “Meu Senhor e meu Deus!” O Espírito Santo, no dia de Pentecostes, transformou-te num corajoso missionário de Cristo, incansável peregrino do mundo, até aos extremos confins da terra. Protege a tua Igreja, a mim e à minha família e faz com que todos encontrem o Caminho, a Paz e a Alegria para anunciar, com paixão e abertamente, que Cristo é o único Salvador do Mundo, ontem, hoje e sempre. Amém.”

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.