Publicidade

São Zeferino – Quem foi, história e orações

O papa Zeferino é lembrado por ser um dos papas que teve maior legado na Igreja de Cristo, entre 199 até 217, sendo pouquíssimos os registros de sua vida.

Publicidade

Publicidade

Veja aqui mais sobre quem foi ele, quais foram seus feitos, porque ganha destaque e tudo que precisa saber sobre o mesmo.

Publicidade

Quem foi o papa Zeferino?

São Zeferino - Quem foi, história e orações
Publicidade

Ele foi eleito para papa após a morte do então Papa Vitor, que tinha origem africana, sendo eleito assim, um romano para a catedral de Pedro, que no caso era Zeferino, filho de Abôndio.

Ele teria sido o 14º papa para substituir São Pedro, sendo assim, acabou enfrentando um período complicado e com muito tumulto, além de várias perseguições para com os cristões, sem falar na heresia entre eles mesmos, o que acabava afetando a Igreja mais do que demais martírios.

Publicidade

Publicidade

Essas heresias constituíam na intenção de algumas pessoas de estipular mais sobre a vida de Jesus Cristo, apenas com os dados filosóficos sobre o nascimento do mesmo, o que enfurecia os religiosos.

Dessa forma, uma grande confusão era gerada, onde alguns negavam essa divindade de Jesus Cristo, enquanto outros achavam ser a o próprio Espírito Santo, disseminando profecias e espalhando a chegada do apocalipse, o que assustou a população.

Porém, o papa Zeferino, do qual não era teólogo, teria executado com calma e parcimônia o fim dos hereges.

Dessa forma, acabou se unindo aos demais sábios da época, que eram santo Irineu, Hipólito e Tertuliano, dando assim, um fim a esse tumulto, gerando mais paz aos cristãos do momento.

Papa Calisto e sua obra

São Zeferino - Quem foi, história e oraçõesEle tinha uma grande capacidade de inspiração e visão especial, sendo assim, um de seus grandes feitos foi ter valorizado Calisto, um pagão que se converteu e se tornou membro do clero romano, que posteriormente se tornaria seu sucessor.

Publicidade

Publicidade

Foi ele que determinou que Calisto ordenasse os cemitérios cristãos separados daqueles que são pagãos. Isso aconteceu porque os cristãos não aceitavam terem seus corpos cremados, além de que queriam poder ter um culto de mártires.

O papa Zeferino tornou que as famílias cristãs nobres, que obtinham tumbas maiores e profundas, transferissem as mesmas para a Igreja. Dessa forma, começou a criar galerias subterrâneas coligando uma a outra.

Nas laterais da mesma, foram abertos túmulos para os cristãos e também para os mártires, sendo assim, o início das catacumbas, que depois, seriam chamadas de catacumbas de Calisto.

Esse foi o longo reinado de Zeferino, que acabou se finalizando pelas perseguições e pela proibição das atividades da Igreja, que foram impostas pelo imperador Sétimo Severo.

Por fim, o papa São Zeferino foi martirizado em conjunto com o bispo Irineu no ano de 217, sendo sepultado em uma capela nas catacumbas das quais mandou construir em Roma, na Itália.

Catacumbas de Calisto

Publicidade

Publicidade

Quando em seu auge, esse local, do qual tinha quinze hectares, tinha os restos de 16 papas e cinquenta mártires.

Nove papas foram enterrados na Cripta dos Papas, sendo que foi o papa Dâmaso I quem teria construído uma escadaria no século IV d.C.

Além da região onde estão localizadas as criptas, a região de São Caio e Eusébio é chamado assim devido as tumbas serem uma na frente da outra, mais precisamente do papa Caio e do Papa Eusébio.

Oração São Zeferino

Ó Deus, nosso Pai, nós Te pedimos que, mediante teu Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de teu amor e de tua ação na história humana. E que, a exemplo de São Zeferino, sejamos capazes de exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em consideração raça, cultura e religião. Amém. São Zeferino, rogai por nós.”

O dia de São Zeferino é celebrado em 26 de agosto, sendo que essa data litúrgica celebra a figura desse papa da Igreja Católica do século III.

Continue acompanhando nosso site para receber essa e demais informações sobre o religião, signos, sonhos e simpatias.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.