Significado de Eduardo – Origem do nome e popularidade

A escolha do nome de um filho sempre causa dúvida aos pais. Se você vai ser pai ou mãe de menino, vamos te ajudar na escolha; nesse texto iremos trazer o significado do nome Eduardo, a sua origem, popularidade, celebridades com esse nome e várias outras informações que podem ajudar você na hora da escolha.

Nome Edurardo

Eduardo: origem e significado

Os nomes, diversas vezes, costumam ter mais de um significado, mas todos interligados. Eduardo significa guardião da riqueza, protetor rico ou, ainda, guardião rico. É um nome de origem germânica, em que é escrito da seguinte forma: Hadaward; todos os significados que acompanham esse nome vêm de sua tradução, pois “ead” significa rico e próspero e weard/ward significa guarda/guardião.

Os meninos com esse nome tendem a ser mais criativos e comunicativos. O significado desse nome também remete a pessoas talentosas e dinâmicas, que, já na fase adulta e na vida profissional, terão facilidade para trabalhar em áreas que envolvam pensar bastante, pesquisar e estar em constante aprendizado.

Quando os pais estão fazendo a escolha do nome de um filho, é preciso levar em conta outros aspectos: como será a escrita, possíveis apelidos, a harmônia com o sobrenome, etc. Pensando nestes aspectos, Eduardo é um nome que se encaixa em todos eles, pois é um nome simples, de escrita fácil, os apelidos costumam ser Dudu, Edu, Du, além de estar em harmonia com qualquer sobrenome.

Popularidade do nome

Popularidade do nome Eduardo

Pouco tempo antes de acontecer a conquista normanda, na Inglaterra, em 1066, havia um rei chamado Eduardo. Além de rei, Eduardo era o Santo Confessor. O rei era muito popular, o que fez com que diversas pessoas colocassem o nome dele em seus filhos.

No Brasil, o nome começou a crescer nos anos 2000 e cada vez vem aumentando a sua popularidade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo é o 17º no ranking dos mais populares no Brasil.

Músicas com o nome

Uma das músicas mais conhecidas com esse nome é “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana, lançada em 1986 e faz sucesso até hoje. Devido ao sucesso, a música virou um filme, que será lançado em abril de 2020.

Provavelmente você já escutou essa música e talvez ela seja a inspiração na sua escolha, não é?

Celebridades e personalidades importantes com o nome

Há diversas celebridades e personalidades importantes com o nome Eduardo. Veja algumas:

Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy

 você sabe de quem é esse? Não? Nós entendemos. Muitos famosos costumam adotar nomes artísticos, criando nomes novos ou usando apelidos, como é o caso de Supla. O nome dele, na verdade, é Eduardo; o “Supla” é resultado de um apelido dado na infância, que ele acabou adotando como nome artístico.

Eduardo Moscovis

O ator, que na verdade chama-se Carlos Eduardo, adotou somente o segundo nome para ser conhecido no mundo artístico.

Eduardo I

Eduardo I foi um Rei da Inglaterra. Ele assumiu o trono em 1272 e ficou até o ano de sua morte, em 1307. O rei era conhecido por estar sempre envolvido em assuntos militares.

Eduardo Sterblich

Luiz Eduardo Sterblich, ou só Eduardo Sterblich, como é conhecido, é um humorista, roteirista, ator e cantor brasileiro. Ele iniciou sua carreira no teatro e após foi para a TV, iniciando no programa Pânico, que era exibido na RedeTV. Atualmente, o humorista trabalha na Globo, atua em novelas e é bastante reconhecido.

Conhece ou já ouviu falar em alguma dessas personalidades?

O que não fazer na hora da escolha de um nome

Se procurarmos na internet, rapidamente encontraremos diversas dicas para escolher o nome do filho. Mas você sabe o que deve evitar na hora dessa escolha? Veja:

  • Nomes com uma difícil escrita, com repetir a letra L, colocar a letra Y, etc.;
  • O nome pode ser bonito para você, mas pense também na criança. Evite nomes que resultem em apelidos maldosos ou que possam ser motivo de bullying;
  • Pense bastante antes de colocar um nome composto no seu filho. No nome “Eduardo”, as combinações mais comuns são Luiz/Luis Eduardo e Carlos Eduardo.

Apesar de todas as dicas que você irá ler e ouvir, o mais importante é que o nome seja uma escolha que agrade aos pais e, futuramente, à criança. Por isso, ouça e leia tudo com bastante atenção, mas escolha o nome que mais gostar.

Gostou de saber mais sobre o nome Eduardo? Apesar de ser um nome simples, é discreto e elegante, nunca sai de moda e será uma ótima escolha para o nome do seu filho.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: