Significado de Felipe – origem, história e popularidade do nome

Felipe é um dos nomes mais populares do Brasil e do mundo, independente da sua grafia.

Ele costuma ser eleito por vários pais que desejam que o filho seja reconhecido por um nome simples e bonito. Também é bastante escolhido por cristãos que escolhem batizar as crianças com nomes bíblicos.

Podendo ser escrito de várias formas, é um ótimo escolhido para pais que gostam de grafias diferentes. Também possui algumas variações fonéticas.

Em sentido histórico, é bastante associado a realeza por ter nomeado diversos reis de países diferentes ao longo dos séculos.

A seguir nós revelamos o significado do nome Felipe, além de sua origem, curiosidades e outras informações.

Significado do nome Felipe

Felipe quer dizer “amigo dos cavalos” ou “aquele que ama os cavalos”. Sua origem vem do grego Fílipos uma junção dos itens fíleo que significa “amar com afeto de amizade” e híppos que significa cavalo.

A definição desse nome também é bastante ligado a nobreza já que na Grécia antiga, lugar onde o termo Fílipos surgiu, os cavalos eram considerados artigos de luxo. Dessa forma, apenas quem podia pagar por eles, usufruía de sua posse ou companhia.

Avaliando a história, também é perceptível que o fato de apenas os nobres terem acesso aos cavalos, pode dar outro significado ao nome Felipe.

Naquela época, os principais animais utilizados nas guerras, eram os cavalos. Quanto mais “cavaleiros” se tinham em exércitos, mais forte se julgavam as nações batalhadoras.  Como essas batalhas eram sempre instigadas pela nobreza possuidora dos animais,  Felipe também pode ter sentido de “aquele que ama a guerra”.

Popularidade histórica do nome Felipe

Desde sua origem até os dias presentes, pode-se dizer que Felipe é um nome extremante popular em diversas partes do mundo.

Na antiguidade, foi a escolha para a nomeação de diversos reis macedônios, entre eles Felipe II antecessor e pai do rei e conquistador Alexandre Magno mais conhecido como “Alexandre, o Grande.

Também foi famoso entre a nobreza europeia, tendo batizado vários membros da realeza portuguesa, espanhola, francesa, entre outras.

Na religião ficou mais conhecido por ser o nome de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo presente na bíblia. Com a distribuição do livro entre os povos do oriente nos primeiros séculos depois de Cristo, ganhou demasiada popularidade entre os seguidores do cristianismo, e só muitos séculos depois, chegou ao ocidente.

Popularidade do nome no Brasil

Segundo os dados do senso do IBGE de 2010, o nome Felipe começou a ganhar real popularidade no Brasil a partir da década de 70. É claro que isso não pode ser levado com tanta confiança, visto que anteriormente a 1930 não existiam dados sobre popularidade de nomes no Brasil.

De qualquer modo, esse é um dos nomes de batismo de meninos mais populares do país, estando até o momento em que o senso foi fechado em 21º em popularidade. Nos anos 2000 já eram mais de 220 mil pessoas registradas com o nome Felipe no país.

significado felipeSegundo os mesmos dados do IBGE, os estados com maior frequência do registro desse nome são São Paulo com 186.363 registros, seguido pelo Rio de Janeiro com 68.143 e por Minas Gerais com 55.599 registros.

Leia também

Personalidades famosas com nome Felipe

Felipe Neto: youtuber brasileiro que ficou conhecido pela criação do Canal Parafernalha. Hoje é considerado um dos criadores de conteúdo mais ricos e influentes da plataforma, e possui millhões de seguidores nas redes sociais.

Felipe Camargo: ator brasileiro que fez muito sucesso entre as décadas de 80 e 2000 nas novelas da emissora de televisão Globo. Ficou conhecido por seu papel na novela Mandala e mais tarde por ser escalado como protagonista do seriado Som e Fúria.

Felipe Massa: ex-piloto de fórmula 1 brasileiro vice campeão mundial de 2008 pela equipe da Ferrari. Se aposentou em 2017 após 15 anos de temporadas por todo o mundo

Variações do nome

O nome Felipe conta com diversas variações de escrita ao redor do mundo. O modo mais tradicional conhecido no Brasil é o que colocamos ao longo desse texto, no entanto outras formas de escrever o nome são:

  • Felippe;
  • Philipe;
  • Filipe;
  • Phillipe;
  • Filipi;
  • Fillippi.
  • Entre outros.

Veja também: 15 nomes de atrizes famosas para batizar a sua filha

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.