Significado de Fernando: Origem, popularidade e personalidades famosas

O nome Fernando é bastante popular no Brasil apesar de ter sofrido pequenas quedas de popularidade no decorrer das décadas. O significado de Fernando é bastante interessante e pode representar um atrativo aos pais que desejam um nome forte para seu filho.

De origem europeia, é um nome que com o passar dos anos evoluiu em diversas grafias. Passou por diversos países e batizou muitos membros da nobreza.

Veja a seguir o significado de Fernando, sua origem, popularidade além de personalidades famosas com esse nome.

Significado e Origem de Fernando

O significado do nome Fernando pode ser “ousado para atingir a paz”, “o que ousa viajar” ou ainda “viajante corajoso”. Esses significados depende da interpretação dada aos itens que compõe sua grafia.

De origem germânica, Fernando vem de Ferdinand ou ainda Fredenando mais comuns a época.

O nome é composto por dois itens, no entanto, há certas divergências de quais exatamente seriam eles.

No caso, poderia ser fridu que quer dizer “paz” ou fardi que quer dizer “viagem”. Já a segunda parte poderia ser composta no original por nanthjan que significa “ousar” ou nand com significado de “ousado ou corajoso”.

Segundo o histórico, o nome surgiu em Portugal por volta do século XI com formato gráfico de Fredenandus. Com o passar dos anos foi levado para outros países europeus como Itália, Alemanha e Espanha onde sua grafia foi adaptada.

Na Espanha foi amplamente utilizado pelos reis de Castela, antigo reino da Península Ibérica que existiu até por volta do século XII. Além desses, também batizou nobres na Itália, França e outras regiões da Europa.

Popularidade do nome Fernando

O nome Fernando sempre foi bastante popular no Brasil visto sua origem vir dos colonos portugueses.A partir do século XX, quando iniciaram os registro pelo IBGE da incidência de nomes brasileiros, o período onde o nome teve picos de popularidade foi entre a década de 70 até um pico nos anos 80.

Depois disso, a popularidade desse nome em registros entrou em queda. Ainda assim, até a realização do último senso em 2010, existiam mais de 61 mil pessoas no Brasil de nome Fernando que aparece no 30º lugar de popularidade.

significado de Fernando

Os estados com maior incidência do registro desse nome são: São Paulo com 158.021 registros, Rio de Janeiro com 50.314 registros e Paraná com 35.043 registros.

Leia também

Personalidades Famosas

Sendo um nome tão popular na Europa e América é de se esperar que hajam muitas personalidades famosas batizadas dessa forma. Veja a seguir algumas das celebridades de vários campos que carregam esse nome no registro.

Fernando Pessoa: foi uma das maiores personalidades do século XX ficando conhecido, principalmente por suas obras escritas. Foi poeta, dramaturgo, tradutor, filósofo, inventor, empresário, entre várias outras ocupações. Fernando Pessoa era português e é reconhecido como um dos grandes cânones literários.

Fernando Torres: foi um ator , diretor e produtor brasileiro responsável pela concepção de diversas peças de teatro, e obras para a televisão e cinema. Casado com a grande Dama do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro, é pai da atriz Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres. Faleceu em 2008 por conta de uma doença nos pulmões.

Fernando Alonso: é um piloto de Fórmula 1 espanhol, bicampeão mundial nos anos de 2005 e 2006. Já correu pelas equipes da Renalt, McLaren, Ferrari e atualmente se encontra na Alpine. Tem 39 anos e não pensa em se aposentar tão cedo.

Alguns locais com o nome Fernando

Fernando também é o nome dado a diversos locais pelo mundo sejam cidades, estados ou pontos turísticos.

Na Argentina temos San Fernando del Valle de Catamarca, capital da província de Catamarca. Na Espanha a representante do nome é a cidade San Fernando de Henares.

Nomes relacionados

  • Luís Fernando
  • Ferdinando
  • Fernanda
  • Fernandino

Veja também: 15 nomes de significado profundo para batizar a sua filha

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.