Significado do nome Ana – Origem, História e Personalidade

Ana é um nome bem comum no Brasil (está entre os 5 nomes mais escolhidos no país), principalmente os compostos, como: Ana Carolina, Ana Clara, Ana Julia e tantos outros.

Quer saber qual a origem, o significado e as principais variações desse nome ao redor do mundo? Veja, aqui no Significado dos Sonhos, informações completas!

Significado do nome Ana

Significado do nome Ana - Origem, História e Personalidade

Esse é um dos nomes mais utilizados no mundo ocidental, tendo como significado “graciosa”, “misericordiosa” ou “cheia de graça”. Ele vem do hebraico Hannah, que mais tarde foi adaptado para o latim Anna.

Na Bíblia, há três personagens que possuem esse nome, porém duas merecem destaque: a primeira é citada no Velho Testamento como a mãe de Samuel, conhecida por ter engravidado na terceira idade; a segunda aparece no Novo Testamento como uma profeta que associa Jesus ao Messias.

Este foi um nome muito usado durante o Império Bizantino, porém, no período da Idade Média ganhou mais proporção, principalmente pela influencia cristã de Santa Ana – conhecida como mãe da Virgem Maria, padroeira de carpinteiros, moedeiros, cavaleiros, rendeiras e avós.

O nome também ficou famoso na Inglaterra no século XVII, quando foi confundido como uma variante de Agnes. Os primeiros documentos que datam o aparecimento do nome são da metade do século XVI, em Portugal.

No Brasil, cerca de 1,62% da população possui esse nome, ou seja, por volta de 935 mil pessoas chamam-se Ana, sendo que a maior concentração está no estado do Ceará.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...