Significado do nome Lorenzo: Origem, história e popularidade

O nome Lorenzo se tornou bastante popular no Brasil nos últimos anos, e é um dos mais registrados anualmente por aqui.

Com grafia fácil e pronuncia romântica, Lorenzo se tornou preferência entre mães e pais que desejam nomear seus filhos com nomes europeus elegantes. De origem italiana, foi muito popular no século XV tendo nomeados artistas e estadistas do país.

Veja a seguir informações de significado, origem, personalidades entre outras relativas ao nome Lorenzo.

Significado do nome Lorenzo

Lorenzo é a fonética italiana e espanhola do nome Lourenço e quer dizer “natural de Laurento” ou “morador de Laurento”. Sua origem vem do latim Laurentius.

Laurento foi uma cidade italiana que também tinha seu nome como variante de uma outra definição em latim. No caso Laurus que significa Louro. Dessa forma, pode-se dizer que Laurento quereria dizer “cidade dos louros”.

Uma das curiosidades que rodeia esse nome é que o louro durante os tempos áureos de Roma, era considerado muito mais que apenas uma planta. O louro era a erva presente em festas da vitória e que ornamentava a cabeça de reis e heróis daquela época.

Dessa forma, se olhar pelo sentido do nome da cidade que deu origem a Lorenzo, é possível aprofundar seu significado como algo glorioso ou vitorioso.

Popularidade histórica do nome Lorenzo

Como citado anteriormente, o nome Lorenzo foi muito popular no século XV, idade média, tendo batizado os artistas Lorenzo Lotto e Lorenzo Costa, ambos pintores que viveram entre 1460 e 1556.

Também foi o nome dado ao estadista Lorenzo de Médici, um dos patronos do Renascimento. O movimento renascentista foi responsável pelo surgimento dos grandes Michelangelo e Botticelli, por exemplo.

Outro fato histórico que demonstra a popularidade desse nome, é que foi dessa forma que Willian Shakespeare batizou um dos protagonistas de sua peça O mercador de Veneza  de 1594.

Há mais de 20 anos (desde 1999) o nome Lorenzo está no top 10 de popularidade na Itália, ainda que nunca tenha realmente saído de moda por lá. Em outros países da Europa como Suiça, França e Portugal também é bastante comum.

Popularidade do nome no Brasil

No Brasil desde que as métricas de popularidade de nomes realizadas pelo IBGE foram criadas em 1930, o nome Lorenzo nunca foi muito popular. No entanto, a partir do início da década de 90 e início dos anos 2000, houve uma crescente constante nos registros com esse nome.

Os dados do senso do IBGE de 2010 indicavam que os estados brasileiros com maior incidência do nome eram o Rio Grande do Sul com 3.164 registros e o estado de São Paulo com 1.914 registros.

Lorenzo

No ano de 2016,  segundo levantamento realizado anualmente pelo site BabyCenter, Lorenzo entrou no top 10 de registros de bebês brasileiros.

Dos  163 mil novos registros realizados naquele ano, o nome de origem italiana ficou na 8ª posição. Segundo o site, um dos maiores responsáveis por isso, foi o programa de TV Master Chef Júnior, onde uma das crianças participantes se chamava Lorenzo.

Leia também:

Personalidades famosas de nome Lorenzo

Lorenzo Lammas: ator norte-americano que ficou mais conhecido por seu papel na série de TV Renegade onde atuou como protagonista de 1992 até 1997.

Lorenzo Richelmy: ator italiano mais conhecido por seu papel de protagonista na série Marco Polo da Netflix entre 2014 e 2016.

Lorenzo Insigne: jogador de futebol italiano que atualmente joga como ponta-esquerda no time do Napoli.

Curiosidade

Lorenzo foi o nome de um diácono espanhol vivido na Itália no século III.

Segundo a história da igreja católica, o mesmo foi torturado por não revelar ao imperador da época onde estavam escondidos tesouros pertencentes a igreja. Seus atos como mártir fizeram com que fosse canonizado e se tornasse São Lorenzo.

A partir daí, muitos séculos depois, diversas cidades e localidades foram batizadas com o nome do santo católico. San Lorenzo de El Escorial (Espanha), San Lorenzo (Paraguai), San Lorenzo de Esmeralda (Equador) são apenas algumas das cidades com o nome do santo espalhadas pelo mundo.

Para além das localidades, um time de futebol argentino também ganhou o nome de San Lorenzo, que no caso é o time de coração do Papa Francisco.

Nomes relacionados

Lourenço;

Lourenzo;

Enzo;

Vicenzo;

Lorenza.

Veja também: 15 nomes de princesas para batizar a sua filha

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.