Publicidade

Simpatia para secar leite materno

A fase da amamentação é muito complicada, pois mesmo que o corpo da mulher biologicamente se prepare para aquele momento, é um novo aprendizado que envolve o entrosamento com o bebê, o próprio metabolismo da mulher (quantidade e velocidade do leite), além de fatores hormonais e psicológicos.

Publicidade

Publicidade

Passado este início, os desafios continuam e uma amamentação demasiadamente prolongada pode trazer alguns desconfortos para a mãe como, por exemplo, uma dependência materna muito grande e exigente, na qual a criança (considerando aqui a partir de 2 anos) exige muito da mãe.

Publicidade

Publicidade

Evidentemente que no início da amamentação, até os 2 anos, há uma ligação maternal extremamente grande pela amamentação. Mas a partir de cerca idade, essa relação pode se tornar muito pesada para a mãe, que passa a necessitar deste rompimento.

Simpatia da couve para secar o leite materno

Uma das simpatias mais conhecidas para secar o leite materno é colocar folhas de couve geladas sobre as mamas. A simpatia manda fazer isso todos os dias, consecutivamente até o leite secar. Para potencializar, você pode também tomar sucos com couve.

folhas de couve
Publicidade

Publicidade

Outra dica importante é parar de amamentar, pois a sucção do bebê é o principal estímulo para a produção do leite. Para isso, você pode substituir por mamadeira. É claro que este processo leva um tempo, talvez seu bebê desmame do dia para a noite, talvez leve um tempo para conseguir, entenda e respeite o tempo de vocês.

Dicas para o desmame

Como a dor pode ser reduzida? Devido à pressão nos seios, você se sentirá desconfortável por alguns dias. Se estiverem cheios e sensíveis ao toque, extraia, seja com a bomba ou com as mãos. Tire apenas a quantidade de leite necessária para aliviar o desconforto. Isso reduz a probabilidade de dutos de leite entupidos.

Além disso, use um bom sutiã, que seja confortável e não restrinja a circulação. Uma prática antiga de amarrar os seios para encerrar a produção do leito é desatualizada e pode ser muito desconfortável, pois pode causar bloqueio do duto de leite, levando a possíveis infecções mamárias.

Para reduzir o inchaço e o desconforto nos seios enquanto reduz o suprimento de leite, aplique uma bolsa de gelo por períodos de 15 a 20 minutos, pelo menos 4 vezes ao dia, ou conforme sentir que precisa aliviar dores e a sensação de inchaço.

Coloque um pano entre o gelo e a pele para não queimar a sua pele e evite aplicá-lo nos mamilos, visto que é uma região extremamente sensível que está ainda mais sensibilizada. As folhas de couve para a simpatia devem ser  lavadas e colocadas cruas, como “compressas”, dentro do sutiã.

Publicidade

Publicidade

Troque-os a cada 2 horas ou quando elas murcharem. Use até que a produção de leite pare. Em alguns casos esse momento é bastante difícil, então chás que ajudam a relaxar como a camomila são muito bem-vindos.

Como o bebê é desmamado?

Parar de amamentar ou extrair leite repentinamente e sem preparação pode ter repercussões para ambos e também pode causar bloqueio do duto de leite. Para desmamar o bebê, você pode pensar e seguir algumas etapas:

Escolha uma alimentação diária para iniciar o desmame. Baseie sua decisão no momento em que o bebê parece se importar menos, pois isso tornará mais fácil para ele aceitar a mudança.

Todos os dias, nessa refeição, ofereça uma mamadeira ou copo de leite em vez do peito.

Continue a amamentar normalmente durante o resto do dia. Após pelo menos 2-3 dias, substitua a mamadeira ou o copo por outra sessão de alimentação. Uma a uma, sempre dando tempo suficiente para você e o bebê se acostumarem com a mudança.

Publicidade

Publicidade

Até substituir todas as sessões de amamentação pela mamadeira ou copo.

Os seguintes sintomas podem indicar que você está desmamando a criança muito rapidamente: Do lado do bebê: vômito ou diarreia (devido a mudança repentina na dieta), irritabilidade e ansiedade

Do lado da mãe: seios parecem muito cheios, tem febre não se sente bem, seus seios estão doloridos ou sensíveis ao toque, seios estão quentes e febris.

É um processo

É importante entender que, na maioria das vezes, o desmame é um processo que leva um tempo para ser bem concebido tanto pelo bebê, quanto pela mãe, por isso, o mais importante deste processo é acatar o tempo de cada um.

Ou seja, para além de fazer a simpatia que ajuda muito neste processo, não se cobre um resultado semelhante a “mãe tal” ou “aquela amiga que disse que foi rápido”, pois cada mulher e cada relação entre ela e seus bebês é única e especial.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.