7 situações que comprovam o poder de um sorriso – Confira!

O sorriso é um das coisas mais baratas, mas mais poderosas, que existem. Quando o sorriso é sincero, ele pode fazer toda diferença, para quem sorri e para vê o sorriso. Isso porque o sorriso tem um poder sem tamanho. Veja, a seguir, 7 situações que comprovam o poder de um sorriso.

1. Sorrir aproxima as pessoas

Você já deve ter ouvido falar, estudando física, que os opostos se atraem. Porém, quando falamos de pessoas, não é bem assim que funciona sempre. Afinal, por mais mal humorados que estejamos (ou, ainda, sejamos), a tendência é procurarmos pessoas que nos façam sentir acolhidos.

E a verdade é que um sorriso nos pode ser acolhedor. Esse é um gesto carismático, que transmite a outras pessoas que está aberto para conversar com elas, para conhecê-las. Aliás, é também um gesto de empatia.

Isso fica evidente quando, por exemplo, estamos entre pessoas desconhecidas. Nessa circunstância, se alguém sorri para você, você se sente mais leve e, até, menos só.

Situações que comprovam o poder de um sorriso

2. Sorrir contagia as pessoas

O sorriso é, além disso, contagioso. Então, quando um sorriso é sincero, espontâneo, a tendência é que se espalhe por um recinto inteiro. Afinal de contas, o sorriso ocorre como uma ação involuntária, dado que quem o controla é uma área de resposta automática do cérebro.

Sendo assim, é totalmente possível imitar o sorriso de outra pessoa de maneira involuntária e inconsciente. Por isso, as pessoas falam, inclusive, de sorriso “que ilumina”. Porque, quando uma pessoa sorri, outras pessoas estão sujeitas a sorrir também.

3. Sorrir gera paz

Você sabia que um sorriso também é um gesto de paz?

Assim como a violência gera violência, um sorriso consegue instaurar a paz. Inclusive, você já deve ter percebido que a agitação de sentimentos negativos (como raiva e ódio) pode influenciar um determinado ambiente. Mas não são só os sentimentos negativos que podem se propagar.

Em vez disso, um sorriso pode até anular a reprodução da mágoa, do ódio e do rancor e, ainda, apaziguar o entorno. Portanto, o sorriso tem o poder de limpar o coração ao gerar paz.

Situações que comprovam o poder de um sorriso

4. Sorrir rejuvenesce

Uma boa técnica para parecer mais jovem é sorrir. Isto porque, para sorrir, usamos músculos que elevam o rosto. Desse modo, nosso rosto tende a parecer mais jovem do que é de fato.

Diante disso, não invista em produtos caros para ter uma aparência mais jovem. Um meio mais simples (e barato), com certeza, é sorrir mais vezes. É um ótimo exercício até para a saúde, sendo esta uma das 7 situações que comprovam o poder de um sorriso.

5. Sorrir como fonte de positividade

O sorriso, acredite ou não, altera o estado emocional. De maneira mais clara, quando você sorri, a autoestima se eleva ou baixo astral decai — assim, as pessoas podem aliviar o sofrimento e, de brinde, se sentem mais confiantes.

Em geral, mesmo que o sorriso seja forçado, uma mensagem é enviada ao cérebro e ao restante do corpo de que “a vida é boa” ou, simplesmente, de que você está bem. Afinal, um sorriso vem acompanhado da sensação de bem estar e, portanto, é essa a sensação que domina nosso corpo e, também, nossa mente quando sorrimos.

Situações que comprovam o poder de um sorriso

6. Sorrir reduz a pressão arterial

Talvez poucos saibam a respeito disso, mas o sorriso, a risada, a gargalhada exercem uma boa influência sobre a circulação do sangue. Mas como assim?

Um estudo da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, comprovou que rir faz com que o fluxo de sangue aumentasse 22%. Com isso, a pressão arterial se reduz. Por isso, entre as vantagens de se abrir para sorrisos está a facilidade em cuidar da própria saúde.

Ainda, outro estudo, este da Universidade de Loma, comprovou que rir aumenta o colesterol bom, pois este ato também contribui para a maior produção de HDL.

7. Sorrir fortalece sua imunidade — a maior prova do poder do sorriso

Por fim, além de reduzir riscos de saúde, sorrir também fortalece o sistema imunológico. Afinal de contas, o mal do século 21 é a predominância de doenças como a depressão.

Infelizmente, em vista do isolamento social pela pandemia do Covid-19, esse é uma realidade que só se expandiu no último ano.

Apesar disso, poucos sabem que essa doença, emocional, pode afetar a imunidade das pessoas de maneira negativa. Mas a verdade é que a depressão diminui a imunidade e mais predispostas a doenças inflamatórias.

Um sorriso, nessa realidade, vale ouro!

Situações que comprovam o poder de um sorriso
Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.