Sonhar com morte de irmão: o que significa? É mau sinal?

Embora sonhar com a morte seja frequentemente associado a algo ruim, o sonho não carrega necessariamente um significado negativo, tampouco é uma previsão de que a pessoa do sonho corre risco de vida. A morte está muito mais associada a um período de transição, mudança e transformação. No sonho não é diferente.

Sonhar com a morte de um irmão tem uma série de interpretações diferentes, a depender dos detalhes do sonho. Porém, de maneira geral, esse tipo de sonho está associado a um medo, consciente ou não, de acabar perdendo o seu irmão, seja por conta de morte física, seja por conta de uma morte simbólica, como um afastamento motivado por brigas.

Confira possíveis variações de se sonhar com a morte de um irmão, a seguir.

Sonhar com morte de irmão: o que significa?

O significado mais geral desse tipo de sonho, como comentado, é o de ele não passar de um reflexo de um medo que você pode ter de acabar perdendo seu irmão. A perda, nesse caso, não é necessariamente a perda associada à morte física: ela pode vir, por exemplo, através de uma separação, por conta de brigas ou caminhos diferentes que ambos tomaram.

Outra possibilidade é a de que você teme que a boa relação que possui com ele venha a acabar. Sabe aquela ideia de que são necessários anos para se construir confiança, mas apenas segundos para que ela desmorone? Pois então: o sonho pode ser um reflexo desse medo, muitas vezes inconsciente, de acabar arruinando a relação com seu irmão.

Já a interpretação mais relacionada à visão da morte como transformação é a seguinte: em breve, você ou seu irmão (ou ambos) poderão experimentar períodos de transformação material, espiritual etc. É hora de deixar antigos problemas, comportamentos, vícios, pensamentos etc. para trás e renascer como uma nova pessoa. Caso você e seu irmão estejam brigados, o período é favorável para que você tente se reaproximar.

Sonhar com morte de um irmão já falecido

Caso o seu irmão já tenha falecido e você tenha sonhado com a morte dele, a motivação mais óbvia para esse tipo de sonho é a saudade. É bem possível – e compreensível, uma vez que é algo traumático – que você não tenha superado totalmente a morte dele, talvez por estar evitando pensar nisso. Reserve uma parte de seu dia para recuperar boas lembranças de coisas que viveu com ele e orar por ele, tentando se conformar com a ideia de que a morte é uma parte natural da vida e não necessariamente significa o fim, mas o começo de uma nova etapa.

Caso você fosse brigado com seu irmão enquanto ele estivesse vivo, além do significado anterior, o sonho pode indicar, também, um certo arrependimento e uma certa culpa por não ter se acertado com ele antes de ele vir a falecer. Nesse caso, afaste este tipo de pensamento e procure focalizar nas coisas boas que passaram juntos, pois são elas que realmente importam.

Sonhar que provoca a morte do próprio irmão

Sonhar que é culpado direta ou indiretamente pela morte do irmão pode ter mais de um significado, também. Por um lado, pode indicar que você está influenciando-o de alguma forma e que será responsável pelo caminho que ele tomar e, portanto, precisa ter bastante cautela para não o levar para o mau caminho, especialmente em se tratando de um irmão mais novo.

Por outro lado, o sonho pode indicar uma necessidade sua de se desvencilhar da influência de seu irmão, simbolizado pela morte dele, conquistando suas próprias coisas, andando com suas próprias pernas e sendo reconhecido por si mesmo. Esse tipo de sonho é mais comum entre pessoas que possuem irmãos gêmeos, uma vez que, em muitos casos, ocorre uma certa rivalidade entre os irmãos.

Sonhar que observa a morte do irmão

Esse tipo de sonho está mais associado à interpretação do sonho enquanto uma representação do medo de perder o próprio irmão. Isso porque apenas observar a morte dele, sem poder ou conseguir fazer alguma coisa, simboliza o receio de sermos impotentes e não conseguirmos proteger as pessoas mais próximas de nós, como os irmãos, diante da escalada da violência no Brasil e no mundo.

O sonho, obviamente, denota uma grande preocupação com o próprio irmão, o que evidencia que você o ama bastante. Apenas tome cuidado para não se tornar uma pessoa superprotetora a ponto de impedir que ele viva a própria vida e caminhe com as próprias pernas. Nem sempre você está por perto: é importante deixá-lo aprender a se defender por conta própria, também.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...