A superação de Khaby Lame: de desempregado a milhões de seguidores nas redes sociais!
Foi no ano de 2020 que a vida de Khaby Lame começou sua reviravolta: em plena pandemia, recebeu a notícia de sua demissão.
Originário do Senegal, Khaby vive na Itália há duas décadas. Após perder seu emprego em Chivasso, cidade localizada no norte do país, teve que voltar a morar com seus pais.
Foi lá que por meio do TikTok começou a gravar alguns vídeos e assim, dar início a virada de sua vida: por meio de outros vídeos virais, ele começou a dar dicas de truques para problemas diários.
Temática dos vídeos

Sem pronunciar uma única palavra, a simplicidade é o forte de Lame, onde ele mesmo afirma:
Meus vídeos não são complicados, acho que esse é o segredo”, conta ao El País.
Os primeiros vídeos foram gravados de maneira precária, com um celular antigo apoiado em uma garrada de plástico.
De maneira simples, sua continuidade lhe levou a grande surpresa: hoje são mais de 121 milhões de seguidores parabenizando seu trabalho, sendo um dos 10 perfis mais seguidos na plataforma.
Do TikTok para o mundo
Vendo seu sucesso estrondoso, Lame migrou para outras plataformas, como o Instagram, onde são mais de 58 milhões de seguidores. Vale a pena citar que Mark Zuckerberg, criador do Facebook e dono do Instagram, tem “apenas” oito milhões.
Enxergando sempre o lado bom das coisas, Lame reconhece que a pandemia foi o ponto primordial para que as oportunidades batessem em sua porta:
Infelizmente, perdi meu emprego, mas isso aconteceu com muita gente. Quando fui demitido e tive de ficar em casa, finalmente pude fazer o que queria e me concentrar no que gosto, fazer vídeos, fazer as pessoas rirem”, comenta ele.
Muito mais do que diversão
Com o principio de ser apenas um passatempo, agora Lame conta com uma equipe única, incluindo um empresário, do qual toma conta da contabilidade e ajuda com os vídeos.
Mesmo com uma “pegada” mais engraçada, Lame comenta sobre os cuidados necessários ao investir nos vídeos como trabalho:
Você tem uma responsabilidade enorme, pode influenciar muita gente, eu brinco nos meus vídeos e sempre procuro não desrespeitar ninguém, não cair em nenhuma forma de discriminação”, diz.
Reconhecimento mundial
Com a mudança em sua vida da “água para o vinho”, Lame reconhece a dificuldade de sair na rua, principalmente pela perseguição dos paparazzis, além da procura pelas grifes de moda para parcerias e divulgação dos produtos.
Indo muito além do esperado, alguns outros grandes nomes também já contataram o influenciador: King Bach e Alessandro Del Piero estão sempre fazendo parcerias em seus vídeos.
Lame morava em uma casa cedida pela prefeitura de cidade para pessoas em exclusão social, onde dividia um quarto com seu irmão mais velho, local onde seus pais ainda continuam morando.
Com a grande reviravolta, Lame agora mora em Milão, onde afirma ser muito mais fácil para seu trabalho.
Ainda que seja o tiktoker italiano de maior reconhecimento no mundo, Lame ainda não possui a cidadania e nem passaporte italiano.
Mesmo com as dificuldades da lei de imigração no país, ele afirma que isso não é um problema tão grande como parece:
A pessoa é de onde se sente, não preciso de um papel para me sentir italiano”, comenta ele.
Porém, ele reconhece a dificuldade de conseguir o visto para viajar aos Estados Unidos da América a trabalho, destacando assim a realidade de milhares de outros indivíduos que estão na mesma situação que ele, onde não possuem direitos iguais aos italianos.
Sonhos além de barreiras
Mas, o sonho de Lame não para por aí: seu principal desejo é de ser reconhecido no ramo da comédia em Hollywood, além de fazer um filme com seu grande ídolo, Will Smith.
Você sempre tem de superar seus próprios limites e, principalmente, os limites impostos pelos outros”, comenta ele.
Se depender dele, não existem barreiras ou leis que possam impedir que concretize tudo o que mais deseja.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.