De onde surgiu a superstição do gato preto? História revelada! – Confira!

A história do gato preto e o azar não é novidade. Inclusive, é por isso que muitas pessoas evitam esse bichinho. Mas, de onde surgiu a superstição do gato preto? Será, mesmo, que você deve evitar cruzar com ele? É o que vamos tratar nas próximas linhas. Confira!
Mitos sobre gato preto — o gato no Egito Antigo
Quem tem gato preto, provavelmente já ouviu alguém dizer para “redobrar o cuidado na época de Halloween”. Isso porque as pessoas o entendem como símbolo de superstição. Portanto, o problema surge quando agem de má fé contra o animal.
A verdade é que, ao longo do tempo, surgiram muitos mitos sobre o gato preto. No Egito Antigo, por exemplo, era muito comum o povo local adorar os gatos. Inclusive, adoravam tanto, que tinham os gatos pretos como deuses. Por isso, a produção de esculturas de gatos era alta. Da mesma forma, era proibido exportar os gatos para outros países. Dê uma olhada nas imagens a seguir.


Apesar de serem diversas as razões para reverenciar gatos, os egípcios o faziam, principalmente, porque acreditavam que eles traziam boa sorte para quem cuidava deles. Assim, para agradá-los, muitas famílias ricas lhes cobriam de joias e ainda lhes serviam da comida da realeza. Quando os gatos morriam, também, eram mumificados.
Se alguém ousasse matá-los, era condenado à morte.
- Você também pode se interessar por: Jogo de Runas – Como funciona e o que o oráculo tem para te dizer
Amigo das bruxas: o gato preto na Idade Média
Porém, na Idade Média, o que se estabeleceu foi uma relação entre gato e azar, a qual se conhece até hoje. Aqui é de onde surgiu a superstição do gato preto.
Isto porque, na Europa, andavam lado a lado com as bruxas — um dos personagens mais ilustres da Idade Média. Com a alta das epidemias, as bruxas sofreram maior perseguição, por causa das ações demoníacas que prestavam. Desse modo, culpavam a elas e a seus feitiços pelos grandes transtornos.
O que acontece, em relação aos gatos, é que eles, por terem hábitos noturnos, serem independentes e misteriosos, eram o companheiro ideal das bruxas. Além disso, também serviam de companhia para os pobres e para os mendigos, fator combustível para o preconceito com os bichinhos.
Havia uma associação, ainda, da cor preta com trevas, forças malignas, impureza e mal.

Sem falar que, em Lisboa, numa comunidade chamada Auto de Fé, houve relatos de que bruxas apareciam na forma de cães e gatos, ou mesmo que esses animais eram a reencarnação do próprio diabo. Esse foi o cúmulo, pois o Papa Gregório IX, ao fazer este decreto, levou os felinos a serem perseguidos de maneira incansável.
Por fim, a caça aos gatos foi tão grande que não havia mais felinos para eliminar os ratos. Assim, milhares de europeus morreram com a Peste Negra.
- Você também pode se interessar por: Cláudio: Significado do nome. História, origem e popularidade
A superstição do gato preto no dia de hoje
Depois de tanto tempo, ainda surgem especulações sobre a origem dos gatos pretos, as quais ganham força na época do Halloween.
Mas é claro que não há nenhuma comprovação de que esses animais ou a cor da pelugem deles tenham alguma relação com as forças malignas de que se falava há muito tempo. Inclusive, há reformulações na história, como forma de combate a certos equívocos da sociedade.
Um dessas reformulações é um estudo sobre a cor dos pelos. Segundo o estudo, a verdade é que os gatos pretos apresentam altos níveis de melanina em seu corpo e pelos. E essa linhagem, inclusive, origina de uma raça norte-americana domesticada há dezenas de anos, chamada Bombain.
Mesmo assim, algumas pessoas usam dessas crenças (que hoje não têm coerência) para agredir, envenenar e maltratar esses animais. Entretanto, vale ressaltar que, diferente da Idade Média, a Lei está do lado deles, pois o maltrato a eles se caracteriza como crime ambiental. De maneira semelhante, inclusive, a regiões como o Egito Antigo e Birmânia, que os protegiam tanto.
Em todo caso, apesar de haver quem atravesse a rua para não cruzar com um gato preto, para “prevenir” o perigo, os gatos em geral são ótimas companhias para os humanos e, como outros animais, fazem muito bem a qualquer hora.

No fim das contas, são os humanos que criam teorias que definem os animais em “agradáveis” e “desagradáveis”.
Agora que você já sabe de onde surgiu a superstição do gato preto, é hora de lutar contra esse preconceito também! Afinal, que mal pode fazer um ser tão inocente?

- Você também pode se interessar por: Os sonhos mais comuns de cada um dos 12 signos do zodíaco
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.