Tereza – Significado do nome, Origem e Popularidade

A origem do nome Tereza é incerta e a história traz duas possibilidades, uma de origem grega, que deriva da palavra “verão” (theos) e outra de origem no Latim Tharasia, que significa “caçadora”. Também é um nome que tem relação com a Roma Antiga, período em que Ceres – que foi de onde derivou neste território após contato com as variantes latina e grega, neste caso, o significado estava relacionado ao campo e a fertilidade da terra.

Trata-se de um nome que era muito comum nos reinos cristãos medievais da Península Ibérica, em homenagem a Therasia, uma cristã hispano-romana de Barcelona que se casou com Paulino de Nola. Com o passar do tempo este nome foi se popularizando ainda mais, no século XVI, Teresa de Jesus foi uma pessoa muito importante e que influenciou o nome de muitas mulheres. Desde então, é um nome que vem resistindo ao tempo e se modernizando.

Mas esta origem do nome, do verão e da caça ainda é presente e pulsa no significado deste nome até hoje.

Significado do nome Tereza

Popularidade do nome Tereza no Brasil e no mundo

Tereza não é um nome muito comum no Brasil. De acordo com o IBGE, este nome ocupa a 140ª posição no ranking de popularidade dos nomes brasileiros. Este nome é dado a uma pessoa a cada 219.822 nascimentos. Na década de 1950 este nome atingiu o pico de popularidade.

A partir da década de 1960, apresentou queda de popularidade até os anos 2000. O Paraná é o estado que mais tem pessoas chamadas Tereza, com uma taxa de 218,02 nomes Tereza a cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar está o Ceará, com uma taxa de 154,44 pessoas com este nome a cada 100 mil ambientes e na sequência, em terceiro, São Paulo, com 129,09 nomes Tereza a cada 100.000 habitantes.

Popularidade do nome Tereza no Brasil
IBGE Nomes

Teresa com “s” é menos popular do que Tereza e aparece na posição 348º do ranking de nomes dos brasileiros. A sua maior popularidade com esta grafia é no Piauí, seguida de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Como escrever Tereza

Há praticamente três variações Tereza, Teresa ou Thereza. Tereza com “z” é uma variação mais popular no Brasil e Teresa com “s” é uma variação mais popular em países que falam espanhol como Colômbia, Chile ou Argentina.

Celebridades que se chamam Tereza

Teresa Cristina Macedo Gomes: é uma cantora e compositora brasileira nascida no Rio de Janeiro. Álbuns que a artista já lançou: Argemiro do Patrocínio Selo Phonomotor (2002),Tira Poeira Biscoito Fino (2003),  Surica Fina Flor/Rob Digital (2004), A vida me fez assim Deck Disc (2004), O mundo é meu lugar Deck Disc (2005), Delicada EMI (2007),  Melhor Assim (Ao Vivo) (2010), Cantar – Grandes Sucessos (2011), Teresa Cristina Canta Cartola Nonesuch Records (2016) e Teresa Cristina Canta Noel Uns Produções / Altafonte (2018).

Tereza Rachel: nome artístico de Teresinha Malka Branwain Taiba de la Sierra, Tereza Rachel foi uma atriz, diretora e produtora de teatro brasileira. Nasceu no rio de Janeiro em 1935 e faleceu, também no Rio de Janeiro, em 2016. Principais filmes que atuou no cinema: Genival É de Morte (1956), Ganga Zumba (1963), Procura-se uma Rosa (1964), Revólver de Brinquedo (1977), A Volta do Filho Pródigo (1978), Águia na Cabeça (1984)  e Pedro Mico (1985).

Devido a esta trajetória ligada ao cristianismo, existem diversas santas que se chamam Tereza ou Teresa:

  • Tereza de Portugal é uma santa portuguesa, sua ocupação civil era como Rainha de Leão, foi  mãe de três filhos, e, depois de anular o casamento com o rei Afonso IX de Leão, dedicou-se ao mosteiro fundado por ela própria, sob muita disciplina.
  • Tereza de Lisieux ou Santa Teresita del Niño Jesús é santa francesa, durante a sua vida foi uma freira carmelita, que andava apenas descalça, foi nomeada doutora da Igreja em 1997.
  • Teresa de Los Andes, é uma santa chilena que também foi monja carmelita,
  • Tereza de Calcutá ou Madre Teresa, fundadora dos Missionários da Caridade. Madre Teresa ganhou o prêmio Nobel da paz com este trabalho ao qual se dedicou por toda a sua vida.
  • Teresa Benedicta de la Cruz ou Edith Stein foi uma monja carmelita de origem alemã e judia, foi uma sobrevivente da 2ª Guerra Mundial.
  • Teresa de Jesús Jornet foi fundadora do Instituto das Pequenas Irmãs dos Idosos Desamparados de Barbastro, na Espanha, e por isso é considerada padroeira da velhice.

Outros nomes com a letra “T”

  • Tatiane
  • Tati
  • Tainara
  • Tainá
  • Tânia
  • Tiffany
  • Thuane
  • Tamires
  • Talita
  • Thelma

Confira também:

 

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.