Valentina – Significado do nome, origens e personalidade

Nome de origem latina, ou romana, Valentina é uma variação feminina do nome Valentin, que por sua vez vêm do nome romano Valentinus. Este, por sua vez, é forma simplificada da palavra de uso comum “valens” ou “valentis”.

Valentis do romano significa, como o nome já diz, alguém que possui muita “valentia”, “ que é valente”, “corajoso”, “forte”, “vigoroso” ou “cheio de vigor ou saúde”. O nome possui muita presença em grande maioria das línguas latinas como o português, italiano, francês, romeno e espanhol.

Também se tornou um nome amplamente utilizado na Rússia, graças a uma das heroínas do país, a primeira mulher a ir para o espaço: Valentina Tereshkova. Ela foi uma astronauta e cosmonauta Russa que foi enviada em uma das primeiras missões ao espaço, conquistando seu lugar no pódio dos heróis em 1963, viajando na nave Vostok 6.

Popularidade do nome

Sendo um nome popular como Maria na Rússia, o nome não teve tanta presença para esses lados do mundo. Apesar de ser um nome bonito, com uma sonoridade e um significado muito bonitos, não se tornou um nome amplamente utilizado em território brasileiro.

Tem sido usado principalmente nos dias atuais, com uma presença muito mais forte dos anos 2000 para cá. Foram mais de 9 mil registros nos últimos anos, com uma representatividade aproximada de 20%. Veja no quadro, a popularidade do nome atualmente, segundo dados do IBGE:

Popularidade do nome Valentina

Tirando a astronauta russa, algumas outras personalidades levam consigo o nome Valentina, entre elas estão:

  • Valentina Bulc: Atriz brasileira de novelas
  • Valentina Schulz: Youtuber brasileira
  • Valentina Vieira: Atriz mirim brasileira
  • Valentina Zenere: Atriz e artista argentina que participa de telenovelas da Disney
  • Valentina Pontes: Youtuber mirim brasileira
  • Valentina Herszage: Atriz brasileira

Apesar do nome ser pouco utilizado, em comparação a nomes mais simples e mais famosos, Valentina possui uma presença muito forte na América Latina, em países de língua espanhola, principalmente Argentina, Chile, Uruguai e, na europa, Espanha.

Personalidade de quem se chama Valentina

Pessoas muito fortes e resilientes, meninas com o nome Valentina se destacam em atividades onde podem expressar sua força, seja ela física, emocional ou intelectual. A liberdade de escolha, de vida, de caminho, é o que guia a força de uma Valentina.

Isso faz com que seja imprescindível para ela que seus ambientes e relacionamentos possam proporcionar essa forma de liberdade. São pessoas que não lidam muito bem com obrigações que sejam desagradáveis para elas.

Infelizmente isso faz com que seja comum a falta de responsabilidade para com as atividades mais monótonas do cotidiano. O que pode ser contornado com alguns anos de disciplina e aprendizado da vida.

Mesmo assim, essa dificuldade que se apresenta na forma de pequenas prisões para o espírito livre de uma Valentina, sempre serão conquistadas pelo espírito feroz e forte dessas pessoas.

Valentinas também demonstram um valor ético em suas atividades, valores esses que impedem o impetuoso comportamento da força e da provação e competitividade. Na mente de uma Valentina sempre reinam os objetivos de toda a liberdade de que deseja desfrutar.

É importante educar uma Valentina com noções de limitações e sempre dizer não, o que faz com que o ímpeto de competitividade possa ser amenizado pela responsabilidade e consciência das ações.

A ganância e o egoísmo são pontos negativos que podem se apresentar em alguma fase da vida, mas que precisam ser propriamente atenuados com uma boa educação.


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: