Wicca – Como funciona a fé? Entenda a religião das bruxas

Wicca é uma religião neopagã que está relacionada a conexão com o natural e com a magia. Ao contrário do senso comum, as práticas Wicca não tem relação com adorações demoníacas ou sacrifícios humanos.

A palavra Wicca, de origem inglesa, foi criada entre o século X e o século XV e significa “arte dos sábios”. Para a religião, esta “arte dos sábios” se refere a uma sabedoria inata a todos os indivíduos, trata-se de uma sabedoria que vem da natureza e que se encontra nas profundezas de cada ser.

Portanto, as práticas Wicca estão relacionadas a esta conexão interna consigo mesmo. Sem dúvidas, há elementos que bloqueiam esta conexão, como o desprezo pela natureza e pela cultura Wicca, além de problemas energéticos relacionados à falta de amor-próprio e relacionamentos tumultuados.

Para equilibrar estas energias, os Wicca acreditam na existência de dois deuses, um deus e uma deusa, e acreditam ser possível mobilizar as forças da natureza e as energias que nos cercam para curas energéticas.

Além disso, a natureza da morte também é trabalhada de forma constante, com muitas homenagens e rituais dedicados a honrar os mortos e os ancestrais. Esta relação é estabelecida a partir da compreensão de que o acesso ao mundo espiritual perpassa pela compreensão da morte enquanto uma passagem.

Também é possível usar a magia Wicca como oráculo, perguntando questões que estejam presentes no cotidiano dos adeptos da religião.

Inclusive, a relevação de perguntas pode pautar o começo e o fechamento de ciclos, assim como, podem ajudar a escolher entre opções que estejam dispostas. Por isso, é muito comum algumas ferramentas como os tarôs serem amplamente usados nas práticas Wicca.

Alguns rituais Wicca

Este ritual acontece em bosques e florestas e a noite. Nele, uma sacerdotisa comanda a varredura das energias negativas do local com uma vassoura de palha amarrada com ervas purificadoras e pinturas especiais. A vassoura nunca deve encostar no chão.

1. Círculo lacrado

Este ritual começa com um banho de ervas. Estas ervas devem ser ervas de limpeza, como a lavanda, mas também de plantas de defesa, como a arruda. Após o banho, os participantes devem vestir uma roupa confortável.

Com todos prontos, a sacerdotisa faz um círculo no chão, o qual todos devem se sentar no traçado do círculo e entoar cânticos e rezas para a cura

2. Reza na bússola

Neste ritual, o quatro elementos são honrados: água, ar, fogo e terra, assim como os quatro pontos cardeais da bússola: norte, sul, leste e oeste. Para cada um desses pontos existe uma oração específica que deve ser entoada enquanto todos invocam o deus e a deusa.

3.Velas apagadas

Este ritual leva muitas horas, pois a ideia é que o fogo puxe e elimine as energias negativas daqueles que estão presentes no momento. Neste ritual um ponto importante é que as velas só podem ser apagadas com os dedos molhados ou com um abafador, não se deve soprar a chama da vela, pois isso espalha a energia negativa que o fogo absorveu.

4.Cura de todos

Neste ritual, a sacerdotisa entra em conexão com o mundo espiritual a pedido de cura para os ali presentes. Algumas ferramentas usadas neste ritual são cachimbos e asperge de água.

É importante ressaltar que essas práticas variam consideravelmente de acordo com cada grupo de pessoas dentro da Wicca, visto que as práticas devem ser personalizadas por cada um desses grupos.

Assim como as vestimentas e instrumentos utilizados nos rituais, enquanto alguns grupos determinam uma veste específica e um caldeirão para cozinhar poções, outros acham essas práticas ultrapassadas e justificam o uso do caldeirão como a forma que as pessoas cozinhavam no passado e não um símbolo estritamente Wicca.

Wicca

Neopaganismo

O paganismo é um conjunto de movimentos espirituais que tem como inspiração diversas religiosidades politeístas desenvolvidas antes do cristianismo. A Wicca é considerada uma religião neo pagã de origem Celta – cultura originária da Grã Bretanha – e se expandiu para os Estados Unidos e, com o tempo, para outros países do globo.Neopaganismo

Alguns países como Espanha, Porto Rico, Portugal e Estados Unidos, a Wicca é considerada uma religião reconhecida. De acordo com a Wikipedia existem cerca de 2 milhões de seguidores da Wicca no mundo.

A religião Wicca não busca por novos adeptos, como é comum em religiões cristãs, por exemplo. Isso porque a sua prática é um chamado e deve ser exercida de forma livre, sem dogmas preestabelecidos.

Outra grande diferença com as religiões cristãs é a equivalência da energia feminina e da energia masculina, ambas são igualmente importantes na religião que contempla bruxas e bruxos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.