William – Significado, História e Origem desse nome de menino

A variedade de nomes, entre meninos e meninas, é gigantesca. Por causa disso, pais e mães ficam confusos na hora de escolher um nome para dar para seu filho. Isso porque é preciso considerar o significado nome e muito mais. Sendo assim, confira o significado do nome William e mais sobre esse nome de menino.

Afinal, apesar de a confusão ser grande na hora de escolher um nome para nomear o filho, isso é algo que pode ser feito com tranquilidade. Em especial, quando já se sabe o que (um lugar, a forma de nascimento, etc.) ou quem homenagear.

Sendo assim, leia então sobre o nome William e descubra os motivos para escolher este nome.

Origem e Significado do nome William

O nome William partilha o mesmo significado do nome Guilherme. Isso porque os dois têm a mesma origem germânica: Willahelm, que é a união do prefixo wil (o qual significa “desejo”, “vontade”) com o sufixo helm (o qual significa “proteção”).

Sendo assim, o significado do nome William é “protetor corajoso” ou “o que deseja proteger”.

Desse modo, em especial no Reino Unido e também nos Estados Unidos, reis e imperadores tiveram o nome William. Inclusive, na Inglaterra, o cenário até hoje não é diferente, já que tem o ilustre Príncipe William, o Duque de Cambridge, que é o segundo na linha de sucessores do trono.

O motivo de esse nome se fazer conhecido em todo o mundo é simples: ele pertenceu ao grande dramaturgo inglês William Shakespeare (1564 – 1616). Até porque, ele não é nada mais nada menos do que o maior escritor da língua inglesa. Haja vista que suas peças são as mais representadas do que as de qualquer outro escritor.

Sendo assim, já houve muitas adaptações das peças de Shakespeare no cinema e na televisão. Sem falar da influência que suas obras têm no trabalho de outros dramaturgos.

Ou seja, não é à toa a relevância do nome William.

Popularidade do nome William

O nome William está no ranking 460° de nomes mais populares no Brasil de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censo de 2010. Desde os anos 1970 se tornou cada vez crescente no registro civil de bebês do sexo masculino e chegou às primeiras posições do top nomes mais populares do ano de 1990.

Os estados brasileiros com maior tradição de uso do nome próprio são o Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal – nessa ordem. Veja mais no gráfico.Popularidade do nome William

Nos Estados Unidos, por sua vez, a popularidade do nome se mantém quase intacta em relação a outras décadas, desde Shakespeare. Isso porque, em 2019, o nome ocupava o ranking 4º dos nomes mais populares. Aliás, na Austrália, o nome ocupava o mesmo ranking que nos Estados Unidos, em 2020.

A popularidade do nome na Suécia, porém, supera: ocupava o ranking 2º em 2020.

Em países como a Nova Zelândia, Noruega e Dinamarca o nome fazia parte do top 10, no ano de 2019 e 2020.

Personalidade do nome WilliamPersonalidade do nome William

Quem se chama William costuma fazer jus ao nome. Sendo assim, aqueles que têm o nome William são pessoas que têm o desejo de proteger tudo que está à sua volta e todos aqueles com quem convivem. No meio disso, os representantes do nome podem ter ambição pelo poder.

Desse modo, quem se chama William costuma ser uma pessoa decidida. Ou seja, sabe o que quer da sua vida e procura conquistar ao longo do tempo que lhe cabe, não importam as dificuldades. Além disso, os representantes desse nome podem ser pessoas bastante dinâmicas e independentes.

Vale dizer que essas características costumam conquistar as pessoas que se encontram próximas de algum William. Não à toa, um William pode ser requisitado em grandes cargos, pelo seu espírito de liderança e sua vontade de trabalhar.

Pela sua liderança marcante, os representantes desse nome podem ser um pouco controladores, exigentes e críticos. Mas sua capacidade de acertar pode ser um fator positivo para contornar a situação.

Além disso, aqueles que se chamam William podem ser pessoas simpáticas e alto astral. Portanto, vale a pena ter um William por perto.

Personalidades famosas

O primeiro destaque, entre as figuras famosas, é o próprio dramaturgo William Shakespeare. Além dele, há também o poeta William Blake (1757 – 1827) e o ilustre Príncipe William (1982 -).

Elouise Lopes
Redatora da WebGo Content. Graduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.