Publicidade

Yemanjá – Significado e História da rainha dos mares

Seu reinado é um dos mais importantes, pela conexão complexa com a energia da Terra, já que em sua origem, tudo era um grande oceano e Iemanjá é a rainha e protetora dos oceanos. E é por isso que a consideram a mãe de todos os orixás.

Publicidade

Publicidade

A história conta que antigamente a energia de Yemanjá veio do rio Ogum, na África (mesmo com o mesmo nome, este rio não tem relação com a orixá Ogum) e de seu peito, brotaram todas as águas, criando assim todas as vidas e também os santos.

Publicidade

Publicidade

No Brasil, existem vários sincretismos para esta orixá, como: “Nossa senhora das Candeias”, “Virgem dos Navegantes e dos Pescadores” e “Nossa senhora da guia”. Todas tem ligação com o oceano e com a energia de fluidez e proteção pelo caminho que emanam dela.

As oferendas para Yemanjá é possivelmente a mais famosa de todas, principalmente pela expressão cultural e popularidade de datas como o 2 de fevereiro em que as praias ficam repletas de barcos, velas e flores para a “rainha do mar”.

Publicidade

Publicidade

Magnânima em suas decisões e pensamentos, também o demonstra ao baixar em algum de seus filhos por meio dos seus movimentos elegantes, ondulares, poderosos e acusticamente muito silenciosos, assim como é água.

Suas cores são dentro da escala das cores dos mares e água, entre o azul e o verde, o branco também surge, principalmente na Yemanjá mais velha também conhecida como Naná. Dentre os elementos que carrega consigo está o espelho, o leque, chamado de abebé e preferencialmente de prata.

Junto a Oxalá e Obatala é uma das orixás mais queridas e respeitadas justamente por ser considerada a mãe de todos.

Yemanjá

Significado de Yemanjá no Tarot dos Orixás

De acordo com as cartas do tarot dos orixás Yemanjá representa uma mulher muito respeitada, mãe, carinhosa e em seu estado maternal. Pode significar gravidez, parto, casamento, enlace e compromisso. Digna mandatária, zelosa por sua posição e muito responsável.

Também significa responsabilidade nos deveres e atribuições do dia a dia, familiar, pessoal e profissional. Hipersensibilidade a dores físicas e sentimentais. É a carta que rege a zona erógena feminina, indicando sensualidade, além de questões no aparelho urológico e circulatório.

Publicidade

Publicidade

Indica uma pessoa que desfruta das coisas e de uma boa vida, do lixo e conforto. Tem alto sentido social e humanitário, na disposição de sempre ajudar ao próximo. Sentimentos de altruísmo e de crescimento colaborativo, compreendendo o papel importante de cada um.

Oração para Yemanjá

Oração para estabelecer uma conexão com esta orixá:

Ó mãe das águas!

Grande é o teu poder, a tua força e a tua luz.

Grande é o amor que tens pelos seus filhos, 

Publicidade

Publicidade

Como a sabedoria com que governas

Desde todos os oceanos e mares. 

 

Faz com que o meu pedido chegue a ti 

E faz-se o favor

Publicidade

Publicidade

De afastar do meu caminho os inimigos

E de acabar com os meus temores,

 

Que não chegue ao meu lar a tristeza.

Nem mágoas ou pesares.

Publicidade

Publicidade

Que a tua grandeza seja 

A maior riqueza

Que me concederás

 

Salve, Yemanjá, dona Janaína,

Publicidade

Publicidade

Seja qual for seu nome, 

Sejam quais forem as praias e costas

Que as tuas águas beijaram, 

 

Seja qual for o ritmo incessante

Publicidade

Publicidade

De tuas ondas, de teus mares

Deposito em ti a minha fé

Como parte da criação

De Deus nesta terra. 

E é por isso que te peço…

Publicidade

Publicidade

Porque sei que o meu pedido será atendido

Se é justo e bem merecido por mim. 

Oferendas para Yemanjá

O primeiro ponto que temos que pensar é que esta entidade, esta orixá, ela tem uma relação extremamente profunda e conectada com o mar, ela é o próprio mar. Ou seja, tudo aquilo que não for orgânico e facilmente transformado pelo mar não é uma oferenda.

Isso significa que aqueles barcos de plástico, flores de plástico e demais materiais feitos com o plástico ou isopor e demais artificiais, não são considerados oferendas pois viram lixo na praia. Então o primeiro passo é fazer uma oferenda que seja 100% natural.

Pegue flores, velas e alimentos como o mel, você pode montar em um folha de bananeira por exemplo ou usar a criatividade para fazer um barco de papel reciclável biodegradável (vendo como sulfite, bem fácil de achar).

Publicidade

Publicidade

Monte a sua oferenda e faça a oração para Yemanjá, na sequência, coloque no mar. Vale lembrar que apenas pessoas iniciadas e com o acompanhamento de guias e pai de santo são capazes de fazer estes trabalhos de forma efetiva. Então procure coletivos de umbanda e candomblé para as práticas.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.