Yoga: O que é, quais são suas principais vantagens e benefícios

Uma prática muito conhecida no mundo inteiro, a yoga tem conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros, principalmente por ser um exercício físico do qual não é necessário muito espaço físico para ser praticado.

Está curioso para saber mais sobre quais são seus principais benefícios, qual é a origem da yoga, quais são os cuidados e muito mais?

Continue lendo para saber mais sobre como funciona.

Yoga: o que é?

Yoga: O que é, quais são suas principais vantagens e benefícios

O yoga ou ioga, é um conceito do qual é referente às disciplinas de práticas físicas que advém da Índia, sendo que ela engloba não somente a prática do processo de meditação, mas também de suas posturas, que são chamadas de asanas, associadas também como exercício físico.

A palavra ioga vem do sânscrito e possui vários significados, mas em sua maioria remetem a: controlar, unir, concentração, conjunção e meios.

Tipos de yoga que existem

Diferente do que se imagina, são vários os tipos de yoga que existem ao redor do mundo, sendo que os mais conhecidos são:

1 – Hatha Yoga

Conhecida como a yoga clássica, ela é composta de uma série de posturas, técnicas específicas de respiração que estimulam a correta respiração do corpo, além de que purificam e limpam o corpo.

Ela possui principal foco nas posturas, melhorando a capacidade de concentração e também a consciência do corpo.

2 – Ashtanga Vinyasa Yoga

Conhecida como um dos estilos mais difíceis entre os existentes, são seis séries de prática, sendo que cada uma delas possui um conjunto de ásanas. A aula sempre começa com a entonação de um mantra, seguindo depois com saudações ao sol e depois uma sequência de demais posturas, sendo que a final é conhecida como a de relaxamento total.

O fio condutor do processo é conhecido como Ashtanga, que é a respiração, que precisa estar sempre conectada ao movimento, precisando assim de muita atenção para que não se perca o ritmo.

Ela trabalha o corpo de maneira completa, tanto a força, quanto a resistência quanto a flexibilidade.

3 –  Vinyasa Flow Yoga

Com inspiração na Ashtanga Vinyasa Yoga, ela também tem como base a conexão da respiração e transição dos movimentos, porém, a proposta das sequências é livre.

4 – Iyengar Yoga

Com foco no alinhamento das posturas, ela usa como auxílio cadeiras, cintos, cabos de madeira, blocos de EVA e demais ferramentas que podem ajudar no processo.

5 – Hot Yoga

Chamada de Bikram Yoga, ela é praticada em uma sala com a temperatura máxima de 42 graus, sendo que possui uma sequência fixa de ásanas.

Quais são os benefícios da yoga?

A yoga possui uma série de benefícios para o organismo e para o corpo físico, sendo que os principais são:

  • Força e resistência muscular: muitos dos asanas trabalham o corpo e suas diferentes partes, dessa maneira, os músculos acabam se desenvolvendo e ficando mais forte do que se imagina;
  • Aumento da flexibilidade: a elasticidade é conhecida como uma das principais capacidades físicas que são trabalhadas no corpo, dessa forma, ela é indicada para treinos de força, prevenindo o encurtamento muscular, que acontece com o passar da idade;
  • Combate dor de coluna: as posturas precisam que o corpo por inteiro fique alinhado, dessa maneira, a coluna precisa ficar reta durante os asanas, sejam eles em pé ou deitados. O corpo fica mais forte e há uma diminuição considerável das dores de coluna;
  • Relaxa a mente e o corpo: independente de qual é o estilo, a yoga no geral causa um relaxamento no organismo, principalmente pela meditação e trabalho de respiração que é inserida no processo;
  • Diminui vários medos e problemas psicológicos: com o avanço da prática da yoga, o indivíduo começa a se conhecer melhor e olhar para seu interior com mais carinho. Isso acontece porque com o desenvolvimento e avanço em posições mais difíceis, há um aumento da confiança pessoal, além da consciência corporal;
  • Facilita o emagrecimento: pela meditação e pelo trabalho da mente, há uma redução na ansiedade, que geralmente é a principal causa de quem come sem controle.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens e benefícios da yoga, é a hora de começar a praticar o quanto antes. Existem vários vídeos disponibilizados na internet de forma gratuita para quem não sabe por onde iniciar, aproveite e não perca tempo!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.