Manter um relacionamento saudável e ativo é uma tarefa que exige dedicação, afinal, mesmo com muito amor, a passagem de tempo pode afetar algumas áreas importantes da relação. Por vezes, o desgaste não pode ser evitado, e é nesses momentos que começam a surgir os primeiros sinais de desinteresse no relacionamento.

Mas será que você sabe como reconhecê-los?

Bem, se você tem dúvidas quanto a isso, mas não deseja viver ao lado de alguém por simples comodismo, é interessante prestar atenção. Para além disso, quem ama muito o parceiro(a) e deseja evitar que esse desinteresse apareça ou se desenvolva, existem meios de corrigir a situação. Confira tudo isso nos tópicos a seguir.

Principais sinais de desinteresse no relacionamento

Os maiores sinais de desinteresse no relacionamento (e como evitá-los)

O dia do outro já não é mais interessante

Independente do tempo juntos, quando o interesse ainda está afiado existe um interesse genuíno em saber como foi o dia da outra pessoa.

Agora, quando já não há mais perguntas sobre esse tipo de coisa, e pouca vontade em falar até mesmo das coisas incríveis ou ruins que aconteceram ao longo do dia, isso pode ser um sinal de que o interesse no relacionamento está diminuindo.

Não fazer questão de realizar atividades juntos

Pois é, poucos sinais de desinteresse são mais claros do que quando o outro parece não fazer muita questão da sua presença em algumas atividade.

É claro que realizar coisas sozinho ou com outras pessoas, é muito importante e vocês dois não precisam (nem devem) andar grudados o tempo todo. Mas quando você percebe que o/a parceiro(a) anda trocando programas com você para fazer coisas com outra pessoa, o alerta deve ser entendido.

Relações íntimas cada vez menos frequentes

Em um relacionamento adulto e pleno, o sexo é sim algo muito importante e serve muito bem como termômetro de paixão e interesse.

Assim, ao perceber que esses momentos de intimidade andam cada vez menos frequentes por falta de iniciativa do outro, esse é um grande alerta de que algo não vai bem na relação.

As discussões (e conversas) diminuíram

A comunicação sem amarras é a alma de um bom relacionamento, e quando tanto as discussões quanto conversas gerais sobre coisas de interesse de ambos diminuem muito, isso é sinal que sim, há desinteresse no relacionamento.

Mesmo indesejadas, algumas discussões servem para colocar as coisas nos eixos em uma relação. Assim, quando elas já não acontecem mesmo quando poderia haver motivo, é indício de que já não há mais o interesse em resolver as coisas.

Como evitar que o desinteresse no relacionamento surja?

Não existe receita de bolo nesse quesito, afinal cada casal é único, assim como o seu modo de se relacionar. Apesar disso, alguns hábitos podem ajudar. Lembrando que os esforços para manter um relacionamento saudável precisa vir dos dois.

Crie e demonstre interesse pelos gostos do outro

Todo mundo gosta de estar perto e de conversar com pessoas que demonstram interesse por aquilo que gostamos. Na relação isso é ainda mais importante.

Não, você não precisa se tornar um expert no assunto que o outro curte, mas demonstrar interesse genuíno é uma forma de fazer o/a parceiro(a) se sentir ouvido e acolhido em seus gostos.

Adotem o hábito de buscar por novas experiências

Rotina é bom até certo ponto, mas especialmente os relacionamentos de anos, frequentemente precisam buscar por novas experiências que ajudem a criar bons momentos juntos.

Assim, pratiquem o hábito de buscar por coisas novas, seja viagens para locais que ambos querem conhecer, atividades inusitadas, novos restaurantes, ou experiências íntimas novas.

Vale na tudo para não deixar a relação esfriar, cair na mesmice e com isso, acabar gerando o desinteresse.

CONFIRA Também:

Como cada signo lida com término de namoro: ranking do melhor para o pior