Significado de Andressa – História e Origem desse nome de menina

A chegada de um novo membro à família traz muitas alegrias! Mas, além disso também é necessário planejar todos os detalhes: o quartinho, roupinhas e todos os acessórios que um bebê precisa. E é claro, além disso tudo, escolher o nome perfeito! Se está em dúvida sobre um nome de menina, conheça o significado, história e origem do nome “Andressa”!

Andressa é de origem grega e tem um belo significado para batizar sua filha dessa forma! Há várias variações e formas de escrevê-lo e, assim encontrar um jeitinho especial para nomear sua filha! “Andressa” tem todas as características femininas que um nome pode receber. Gosta desse nome? Então conheça o seu significado, origem e história:

Significado, história e origem

A origem do nome Andressa vem do grego. Mas para compreender a história por trás do nome, é preciso saber que a versão “Andressa” é uma variante feminina de “André”.

O nome André também é de origem grega, vem da palavra “andrós”, que significa “homem”, “másculo”, “varonil”. Por sua vez, suas variações femininas como Andréa e Andressa significam “extremamente feminina”, “mulher bela, delicada e dócil”.

Veja aqui o significado do nome Angela!

Ou seja, enquanto a versão masculina destaca os atributos masculinos, a versão feminina faz o oposto!

Definitivamente, o nome Andressa é perfeito para menina! Destaca todos os atributos e feminilidades de uma mulher. Além de refletir beleza, delicadeza e doçura. O nome também representa uma mulher de coragem e batalhadora. Tudo o que sua filha será!

A forma masculina, André é um nome bíblico. Foi um dos discípulo de Jesus Cristo. Essa pode ser um ponto importante para escolher Andressa como nome de sua filha, principalmente ao conhecer toda a história e origem do nome André.

Celebridades com o nome de Andressa

  • Andressa Urach, ex-modelo;
  • Andressa Ferreira, mulher de Thammy Miranda;
  • Andressa Suita, atriz e modelo;
  • Andressa Alves da Silva, jogadora de futebol.

Popularidade

A variante masculina Andreu (de André) foi encontrada inicialmente em Portugal, por volta do século XIII. A variante Andréa, um nome inglês, só apareceu no século XVII, mas só ganhou espaço depois do século XX.

Já o nome de menina Andressa, ganhou muito espaço e passou a ser usado com bastante frequência entre as décadas de 1990 e 2000.

Andressa Popularidade do nome

Atualmente, é um nome popular no Brasil e, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, eram mais de 180 mil Andressas espalhadas em solo brasileiro. Depois do ano de 2010, o número de registros com esse nome diminuiu, sendo assim, há poucas crianças com esse nome.

Formas de escrever Andressa

Tanto a grafia como a pronúncia do nome Andressa é considerada fácil, sem complicações. Contudo, ainda há variações que podem ser usadas pelos pais que desejam batizar suas meninas com esse nome.

Veja aqui qual é o significado do nome Alice, o que quer dizer, origem e mais!

  • Handressa;
  • Andresa;
  • Andreza (forma espanhola).

Seja qual for a grafia, podem ser chamadas de várias formas carinhosas, como Dessa, Dê, Andy ou Dressa. O nome ainda combina com algumas variações compostas, como por exemplo Andressa Rafaela, Andressa Fernanda ou Andressa Cristina.

Nomes relacionados

  • André (masculino);
  • Andrew (masculino);
  • Andrey (masculino);
  • Anderson (masculino);
  • Andréa;
  • Andriane.
Significado de Andressa
Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.