Publicidade

Anjo Rafael – Significado e História

Existem muitos anjos que estão rodeando ao nosso lado, sempre procurando nos defender, cuidar de onde andamos, de nossa saúde e principalmente, com as pessoas com as quais nos relacionamos.

Publicidade

Publicidade

Um dos anjos mais conhecidos de todos os tempos é sem dúvidas o Anjo Rafael, onde seu nome é disseminado em grande quantidade ao redor do mundo. Porém, porque ele é tão famoso?

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo mais sobre o anjo Rafael, curiosidades, origem e muito mais.

Anjo Rafael: história

Anjo Rafael - Significado e História

Dentre os três seres celestiais mais conhecidos, também tidos como arcanjos, está Rafael.

Publicidade

Publicidade

Entenda através da história do Anjo Rafael o motivo dele ser lembrado por suas curas e ser padroeiro dos viajantes, além de conhecer esse, que é o único ser angelical que andou por entre os homens.

História do Anjo Rafael

Conhecido por ser o padroeiro dos cegos, dos médicos, dos sacerdotes, viajantes, dos soldados e por fim, dos escoteiros, ele possui sua imagem associada a uma serpente, que está atrelada à medicina, sendo assim, muitas pessoas recorrem a ele para conseguir curar enfermidades complicadas ou que precisam de um milagre eminente.

O nome Rafael possui como principal significado “Deus cura”, do hebraico, onde tem variações de “enviado por Deus para curar em Seu Nome”. Dessa maneira, é lembrado por ser o enviado da cura, sendo o portador da transição da cura do corpo para o espírito, ou vice e versa.

Ele também é chamado de São Rafael Arcanjo, atrelado comumente às religiões judaica, cristã e islâmica, onde é o “chefe dos anjos da guarda” ou também “o anjo da providência que zela pela humanidade”.

Sua aparição e a história deste anjo estão publicadas no livro apócrifo de Tobias, onde Rafael ajudou o jovem com este nome em sua viagem, no exato momento em que o encontrou em uma estrada disfarçado de homem. Assim, o Anjo Rafael é lembrado por ter sido a única divindade que andou na Terra efetivamente.

Publicidade

Publicidade

Nesse encontro, Rafael era chamado de Azarias, onde ajudou seu companheiro de viagem a conseguir pescar para que ambos pudessem se alimentar, pedindo assim para que Tobias guardasse algumas partes do peixe, que mais na frente, seriam utilizadas para realizar três tipos diferentes de cura.

Ao seguir o conselho de Rafael, Tobias guardou o fígado, o coração e também o fel do peixe, sendo guiado pelo Anjo para a casa de uma mulher conhecida como Sara, de forma a conseguir se casar com ela.

Os homens que tinham se casado anteriormente com Sara tinham sido mortos por um demônio exatamente na noite de núpcias, porém o Anjo Rafael orientou para que Tobias usasse o fígado e o coração do peixe para conseguir espantar o demônio.

Assim, Tobias casou-se com Sara e conseguiu sobreviver a esta noite de núpcias. Depois disso, voltou com sua esposa para a casa de seu pai, o qual era cego. Conforme instruções de Rafael, Tobias usou a fel do peixe para conseguir curar o problema de seu pai.

O Anjo desapareceu logo depois disso e nunca mais foi visto.

Anjo Rafael na Bíblia

Publicidade

Publicidade

Muitas pessoas dizem que o Anjo Rafael não apareceu nas escrituras sagradas, sendo isso porque o livro de Tobias é apenas um apócrifo – não sendo assim divinamente inspirado -, não estando registrado na Bíblia protestante, apenas na categoria católica.

Quando falamos da versão dos protestantes, há apenas a citação do nome de dois anjos de Deus, que são Gabriel e Miguel, sendo Rafael classificado como um Serafim.

Representação do Anjo Rafael

O Anjo Rafael é comumente representado carregando um peixe em suas mãos, além de que é comum de ver ele carregando um cajado na outra, o que passa a ideia de que com esse objeto, ele conduz aqueles que estão longes do caminho de Deus, necessitando de ajuda, conforme é visto na história já dita de Tobias.

Ele é lembrado por proporcionar uma série de libertações, manifestações da Divina Providência em sua forma material, natural e também sobrenatural, protegendo todas as pessoas dos perigos.

Essa devoção surge daqueles que precisam ou obtém algum tipo de cura, seja de maneira espiritual ou até mesmo emocional.

Publicidade

Publicidade

A festa desse respectivo anjo acontece no dia 29 de setembro, também em conjunto com o Anjo Gabriel e o Arcanjo Miguel, porém, antigamente havia um dia específico para sua celebração, que era dia 24 de outubro.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.