Cecília – Significado do nome, Origem e Personalidade

Nome de origem antiga, do latim, Cecília não é mais uma nomenclatura utilizada nos tempos modernos, tendo sido muito mais presente em nascimentos de antigamente. Sendo assim é comum associar o nome a pessoas de mais idade.

Cecília se tornou com o tempo uma variação de seu igual Cecílio, que se originou do nome romano em latim “Caecillius”. O nome em latim, por sua vez, foi originado da palavra “caecus”, que significa “cego”, “sem visão”, “incapaz de enxergar”.

Origem e história do nome Cecília

Nos tempos dos antigos romanos imperiais, muitos costumes de nomenclatura eram diferenciados dos objetivos, significados e origens pelas quais nomeamos novas pessoas. Na época dizia a tradição que nomear alguém nada mais é do que uma forma de homenagem para a memória de uma pessoa já falecida ou um ideal.

Sendo assim, mesmo em situações que não seriam celebradas hoje em dia como a cegueira, a morte, ou até o sofrimento, na época dos romanos tinham outra conotação. No caso dos cegos, havia o costume de nomear descendentes em homenagem a um parente que sofresse de cegueira, para que ele se sentisse engrandecido pelo seu defeito.

Nomear alguém com um nome que possui tal significado era visto como forma de engrandecer a memória do parente e, no caso dos cegos, lhes era concedido a capacidade de grande sabedoria pelos romanos.

Eles acreditavam que pela falta de um dos principais sentidos humanos, os cegos desenvolviam uma sensibilidade intensa para com as reflexões e filosofias da vida, sendo atribuídos a eles grandes atos e palavras de sabedoria.

Os cegos eram pessoas procuradas pela inteligência e pela capacidade de aconselhar pessoas que mesmo enxergando não podiam ver todo o quadro. Muitos se tornavam grandes sábios e conselheiros de reis e imperadores e por muito jaziam em cargos de importância conferidos por sua capacidade filosófica.

Nome Cecília

Popularidade do nome

Além de ser um nome mais antigo, Cecília também se tornou um nome muito reverenciado pelos Católicos que adoram Santos graças a padroeira dos músicos, bardos, cantores e artistas, Santa Cecília, que foi santificada graças ao advento de sua morte, na qual a Santa dizia-se estar cantando.

Foi um nome muito utilizado durante as décadas de 50 e 60 no Brasil, apesar de nunca ter feito parte dos 100 nomes mais utilizados. Na época de seu maior uso foi registrado cerca de 17 mil nomes de meninas como Cecília, de acordo com dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística. 

A amostragem chegava a cerca de 17% de representatividade dentre os registros oficiais de maternidade. Atualmente é um nome que continua em desuso, apesar da beleza e do profundo significado. Conta com 14 mil registros e 13% de representatividade.

O nome também possui sua presença no universo dos artistas e pessoas de destaque no mundo. Além de Santa Cecília, padroeira da música e do cântico sagrado, uma personalidade brasileira se destaca: Cecília Meireles, que foi uma jornalista, pintora, artista, escritora, poetisa e professora brasileira.

Também é um nome muito presente em representantes de governos democráticos e monárquicos do mundo todo, com presença na família real Sueca, Britânica, Germânica e Francesa, além de diversas conotações artísticas.

Popularidade do nome Cecília

Personalidade de quem se chama Cecília

A sabedoria é a principal das virtudes de alguém que se chama Cecília. Esta sabedoria é proveniente de uma capacidade muito elevada e diferente de analisar as situações e dificuldades do cotidiano, enxergar diferentes pontos de vista e visualizar novas direções.

Uma pessoa batizada como Cecília possui uma visão muito mais calma do mundo, uma visão experiente, dedicada e reflexiva tanto para com seu universo como para aqueles que são de relevante importância em sua vida.

Cecílias são generosas e altruístas por sua capacidade de se colocar no lugar do próximo e enxergar as situações e soluções de problemas com perspectivas variadas e diferenciadas.

Sendo assim, geralmente, são pessoas de extrema paz interior e exterior, além de calma e paciência. O que pode ocasionar a falta de respeito com as limitações, vinda de terceiros. Além disso, pessoas assim são geralmente muito passivas, o que pode significar um pouco de dificuldade para lidar com pessoas espertas ou que tenham a ganhar prejudicando outras.


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: