Significado de Fernanda – Origem do nome, História, Personalidade e Popularidade

Fernanda significa “Ousada para atingir a paz”. É um nome bonito e charmoso, muito usado no Brasil.

Outras atribuições a esse nome é ” Protetora e Inteligente”. Portanto, uma pessoa chamada Fernanda tem grandes chances de desenvolver grandes habilidades em sua existência.

História e Origem do nome Fernanda

Fernanda é a versão feminina de Fernando. De origem germânica ambos os nomes tem o mesmo significado ” Ousado, ou Ousada”.

Porém, no Teutônico, esse nomes significam: Protetor e Inteligente. São pessoas que não se cansam em buscar os seus objetivos com unhas e dentes até conseguirem o que tanto almejam.

Fernanda é um nome fácil de pronunciar e também de lembrar, inclusive, é comum notar os apelidos carinhosos como: Fefe, Fê, Nanda e Nandinha.

A primeira menção da versão masculina foi feita na Inglaterra no Xl, eles pronunciavam ” Ferrand” ou ” Ferrant”.

Logo depois, o Ferrand virou Fernam em Portugal,  uma variante de Fernão que foi muito usado em diversos cantos da Europa, sobretudo na realeza da Espanha.

Na Irlanda, eles chamavam de Ferdinand e na Itália de Ferninando.

Com o passar dos anos, os reis dos castelos da nobreza começaram a se chamar ” Fernando”, e não eram poucos. Desde Espanha, Portugal, Romênia, Itália, Alemanha, Bulgária e Áustria.

A variação Fernanda ganhou grande destaque no Brasil na década de 70 e 80 e hoje, já existem muitas mulheres com esse nome, inclusive, algumas usam nomes compostos para agregar mais personalidade.

Significado de Fernanda

Celebridades com o nome Fernanda

O Brasil tem grandes artistas consagradas que se chamam Fernanda, talvez por esse motivo, o número de mulheres com esse nome cresceu muito nos últimos anos. Conheça as famosas que se chamam Fernanda:

  • Fernanda Montenegro – Uma das artistas mais célebres da TV Brasileira, ela é uma grande atriz de novelas, filmes e teatros;
  • Fernanda Torres – Excelente atriz de teatro, novelas e filmes. Filha de Fernanda Montenegro;
  • Fernanda Lima – Apresentadora de programas TV;
  • Maria Fernanda Cândido – Uma das mulheres mais bonitas da TV brasileira, foi modelo e é atriz de novelas, teatro e filmes;
  • Fernanda Vogel – Foi uma modelo famosa, ela morreu afogada depois da queda do helicóptero do seu namorado na época, João Paulo Diniz;
  • Fernanda Abreu – Cantora brasileira;
  • Fernanda Gentil – Apresentadora de TV;
  • Fernanda Souza – Atriz e apresentadora de TV;
  • Fernanda Costa – Atriz de TV, cinema e teatro.

De certo modo, o nome Fernanda realmente é poderoso e ousado, pois uma das maiores atrizes da história que é Fernanda Montenegro não tem esse nome desde que nasceu. O seu nome original é: Arlete Pinheiros Esteves Torres.

Ou seja, Fernanda Montenegro é um nome artístico e que certamente existem grandes significados por trás da mudança. Alguns afirmam que escolhem essa mudança para que fique mais fácil de memorizar e pronunciar, enquanto que outros dizem que o objetivo dessa alteração é trazer mais sorte para a carreira e a vida.

Popularidade do nome

Em 1217 o nome Fernando lll de Castela na Espanha foi um grande responsável em trazer aproximar Leão de Castela, uma boa parte do País. Ele foi importante no ato de instituir o espanhol como o idioma oficial da Espanha.

A história já evidenciava pessoas com esse nome anteriormente, por isso, Fernanda é um nome muito encontrado na Espanha, Portugal e no Brasil. Esse destaque se deu especialmente na década de 70, 80 e 90  onde haviam 189 mil pessoas com esse nome. Hoje em dia, existem cerca de 105 mil registros.

Variações do nome Fernanda

Na realidade, Fernanda já é uma variação de Fernando, portanto, as variações não são comuns nesse nome. O que acontece muito é uso de nomes compostos, especialmente com o “Maria”. Portanto, Maria Fernanda é considerado um nome ousado e de poder.

Temos um outro exemplo, é o caso da atriz Fernanda Costa, ela resolveu adotar artisticamente o nome Nanda Costa, uma variação bem simples do nome, porém, cheia de charme.

Pessoas que se chamam Fernanda geralmente estão sempre em busca de paz interior, elas apreciam viver em plena tranquilidade e sem aborrecimentos. São pessoas positivas e cheias de personalidade para enfrentar os desafios propostos pela vida com bastante sabedoria.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...