Significado de Marcia – Origem do nome, História, Personalidade e Popularidade

Marcia significa “guerreira”, “aquela que tem características de guerreira”, “a que invoca Júpiter” e “nascida no mês de março”. É um nome comum no Brasil e ganhou popularidade a partir do ano de 1970.

A seguir, apresentamos mais detalhes sobre esse nome feminino, como história e origem, além de características comumente associadas à personalidade de toda Marcia. Confira!

História e origem do nome Marcia

Marcia é uma variante do nome masculino Marcio, que tem origem latina, especificamente das palavras Marcius e Martius. Tanto a versão feminina como masculina do nome remonta ao termo Mars, que significa Marte.

Na mitologia, Marte é o deus romano da guerra. Daí o porquê de Marcia significar “guerreira”. Inclusive, a palavra Martius era empregada pelos guerreiros romanos para invocar Júpiter no início de cada batalha. O deus Júpiter, por sua vez, é pai de Marte.

Significado de Marcia

Curiosamente, Marcia era o nome da avó paterna de Júlio César (poderoso líder político romano) e seu pai figura entre os imperadores mais lendários que já estiveram no comando de Roma.

Com o passar do tempo, as versões latinas do nome passaram a ser utilizadas para designar, também, aqueles que nasciam no mês de março, significado que perdura até hoje.

 

Popularidade do nome

Trata-se de um nome popular no Brasil: mais de 500 mil pessoas se chamam Marcia, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A popularidade começou a crescer a partir de 1940 e atingiu seu ápice na década de 1970.

Desde então, sua popularidade foi reduzindo e não é uma tendência entre os pais de menina, mesmo com a moda de retomar nomes que foram sucesso em décadas passadas.

De acordo com um levantamento do IBGE, o nome Marcia é mais comum em estados como Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ou seja, no eixo sul – sudeste do Brasil.

Significado de Marcia

FONTE: IBGE. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/nomes/#/search/response/281>

Personalidade de quem se chama Marcia

Mulheres que receberam o nome Marcia apresentam algumas características em comum. A seguir, listamos as principais. Conheça quais são elas:

Guerreira

Pode parecer redundante, mas ser guerreira / batalhadora é, realmente, uma característica marcante do perfil das mulheres que receberam o nome Marcia.

Elas não desistem facilmente de algo e sempre buscam soluções alternativas para lidar com desafios. Normalmente, têm mais disposição e energia para lidar com adversidades e costumam atingir êxito com frequência na maioria das coisas que decidem fazer.

Pensadora

Pensar, analisar várias possibilidades e ser, pelo menos de vez em quando, um pouco filosófica também são características que chamam a atenção no perfil das mulheres que se chamam Marcia.

É comum que adotem um comportamento introvertido, principalmente quando precisam resolver algo sério, no entanto assim que encontram a solução perfeita tornam-se mais sociáveis e dispostas.

Amiga

Toda Marcia é amiga fiel, sincera e dedicada. Ela não mede esforços para ajudar amigos e familiares, além de tentar manter a harmonia em todos os seus relacionamentos, sempre demonstrando carinho, afeto e empatia.

Ambiciosa

A ambição é um traço marcante na personalidade de quem se chama Marcia, mas não chega a ser algo negativo. Na realidade, quer dizer que sempre busca o crescimento pessoal e profissional, sem ficar estagnada ou com medo de sair de sua zona de conforto.

Indecisa

Quando se vê em uma situação em que é preciso escolher uma de várias alternativas, enfrenta períodos intensos de indecisão. Muitas vezes, precisa contar com a ajuda de pessoas de fora para definir o que fazer.

E é justamente nesse ponto que pode ser enganada, por confiar demais em pessoas que nem sempre estão dispostas a ajudar. Portanto, essa é uma das principais características que precisam ser trabalhadas e melhoradas.

Comunicativa

O poder de comunicação é representativo na personalidade de pessoas que se chamam Marcia. Elas conseguem se expressar muito bem e com objetividade, o que faz a diferença em sua vida profissional.

Devido a isso, costumam ter ótimo desempenho em atividades que exijam oratória, habilidade de apresentação e atendimento ao público, sempre atingindo excelente performance com naturalidade e facilidade.

Artistas que se chamam Marcia

  • Marcia Tiburi – artista plástica;
  • Marcia Felipe – cantora de forró eletrônico;
  • Marcia Goldschmidt – apresentadora;
  • Marcia Cabrita – atriz;
  • Marcia Maria – atriz.

Principais variações na escrita

  • Marcya;
  • Márcia.

Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: