Mariana – Significado do nome, origens e personalidade – popularidade

Apesar de ter surgido como a junção de duas versões de nomes em inglês, Mariana é um nome que possui muita conotação bíblica, referindo-se a Ana e Maria, em formas mais modernas do nome.

Na origem hebraica Mariana é o resultado da junção de “Hannah”, que significa “cheia de graça” ou “toda graciosa” e Maria que significa “senhora soberana” ou “cheia de soberania”. Os nomes possuem um significado muito antigo, tendo presença em culturas sânscritas e hebraicas encontradas.

É um nome muito utilizado em diversas línguas de origem árabe, hebraica, latina, germânica e anglo-saxônica. Sendo assim é complicado saber com certeza de que linguagem veio a forma portuguesa de Mariana.

Seja do francês Marianne ou do inglês Marianne, as origens, no final, vêm das mesmas fontes históricas. Se for do francês, Mariana pode trazer ainda uma conotação de diminutivo de Maria como “senhorinha pura”, “senhorinha soberana” ou mesmo “senhora purinha”.

Já no lado do latim, Mariana leva ainda um significado de etimologia trazido do nome Mariano, cujo significado se traduz por “parente de Mario”, “descendente de Mario” ou “filho de Mario”, sendo assim “filha de Mario”.

Significado bíblico de Mariana

Aquela que é pura e graciosa, Mariana, possui um significado de desígnio à graça de Deus e a relação de intimidade e caráter honesto, digno e escolhido. Algumas outras interpretações trazem uma conotação mais ligada à “mulher que se eleva” ou que pode ser a “cheia de graça e exaltada”.

A forma junta de Maria e Ana, dentro da Bíblia, nunca aparece, mas ambas nomenclaturas pertencem a personalidades de suma importância. Nem é preciso dizer que Maria é o nome da mãe Santa de Deus Cristo, que aparece durante o Novo Testamento e o Velho. Já Ana era, em passagens do Novo Testamento, uma sacerdotisa e profetiza anciã em um templo de Jerusalém, filha de Fanuel.

Popularidade do nome Mariana

O nome Mariana tornou-se bastante popular e presente dentre os novos batismos no Brasil, a partir dos anos 2010, se apresentando entre os 100 nomes mais utilizados. É um nome muito visado, com sonoridade e significados importantes.

São mais de 143 mil registros oficiais de nomes em maternidades brasileiras, tornando-se, no período de 2010 até os dias atuais, mais de 37% de representatividade entre as meninas brasileiras.

É um nome também presente no mundo dos famosos com celebridades como: Dandara Mariana, Mariana Ferrão e Mariana da Galinha Pintadinha. Mariana também é o nome do município no qual, por negligência da empresa Vale, responsáveis por barramentos de rios na região, uma barragem estourou e devastou moradias e vidas ao longo do curso do rio.

Popularidade nome Mariana

Personalidade de quem se chama Mariana

Sempre pessoas muito impulsivas e criativas acima de tudo, pessoas com o nome de Mariana costumam ser tranquilamente independentes tanto social, quanto emocionalmente. O que pode tornar seu temperamento um tanto egoísta.

Apesar da personalidade forte, ainda são generosas e otimistas com os aspectos da vida, fazendo amizades duradouras de forma fácil e natural. Sua presença clara e iluminada na vida das pessoas garante que sua vida pessoal seja movimentada e cercada de pessoas importantes.

Marianas são super comunicadoras, entusiastas e criativas para com as tarefas do dia a dia, utilizando de soluções criativas e diferentes para problemas que desafiam a convivência.

Infelizmente podem surgir alguns problemas de personalidade que podem ser complicados para a educação e criação da criança chamada Mariana e devem ser observados desde pequenas como: superficialidade e materialismo exacerbado, além de exagero para com as relações emocionais.

Variações do Nome Mariana

  • Mariane
  • Marianna
  • Mariano
  • Maryana
  • Maryanna
  • Mari

Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...