Noah – Significado, origens e personalidade do nome

Nome bíblico, de origem hebraica, Noah é uma variação anglo-saxã do nome Noé em português. Seu significado pode ser resumido em “descanso”, “repouso”, “vida longa” ou “longo descanso”.

O significado do nome provém de suas origens na nomenclatura hebraica, onde, por sua vez, representa o nome Noé como “No’ah”. Esse nome tem origem direta na palavra “noach”, que literalmente significa descanso.

Significado Bíblico do nome Noah

Para aqueles que estão acostumados a ler a Palavra do Senhor já encontraram-se no livro do Gênesis lendo a respeito da arca de Noé e suas passagens. Pois essa é uma história comum até mesmo em contos infantis, e traz uma das origens do nome Noah.

Noé foi um dos primeiros e mais importantes homens em uma linhagem de origem, declarada na bíblia por ser um dos maiores patriarcas da humanidade. Foi neto de Matusalém e há algumas gerações de seu antepassado Adão.

Inspirado por Deus, Noé aceitou a grandiosa missão de salvar as espécies de animais, além da espécie humana que se seguiria, de um grande dilúvio que seria a forma de purificação dos humanos pecadores e amantes dos prazeres carnais, por Deus.

Tal punição seria propiciada por uma chuva constante e muito forte que alagaria todas as terras. Esse fenômeno foi chamado de Dilúvio e foi um envio de Deus para exterminar as populações infiéis.

O único que poderia se salvar, por ordem do Senhor, seria Noé e sua família: sua esposa e filhos. Sendo assim Noé fez como o ordenava e por muito tempo construiu uma grande estrutura de madeira impermeável, com várias salas e divisões para abrigar a todos os animais.

Esse barco sobreviveu ao Dilúvio e levou a semente para recriar toda a vida novamente. E depois de todas as mortes, em um novo começo, Noé repovoou a terra com seus filhos e de seus filhos nasceram os principais povos humanos.

Popularidade de Noah

Logicamente muito popular em países de língua inglesa e presença Católica, Noah é comumente encontrado nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Áustria, Alemanha, Espanha, Noruega, Suécia, Holanda, Austrália e Nova Zelândia.

Com a popularização da língua inglesa na cultura brasileira, em filmes, músicas, e até no mercado de trabalho especializado, se tornam mais comuns as aparições de versões em inglês para nomes em português. É o caso de variações de Michael, Peter, Jon e Noah.

Sendo assim, nos últimos anos podemos perceber um aumento dos registros de nomes em inglês para crianças nascidas em território verde e amarelo. Para o nome Noah, o período de mais popularidade está dos anos 2000 para cá. Foram mais de 1500 registros oficiais em cartório.

Veja como cresceu a popularidade do nome desde os anos 90:

Popularidade do nome Noah

Fonte: IBGE

Personalidade de quem se chama Noah

Pessoas sempre muito tranquilas, as chamadas de Noah ou Noé, podem ser pessoas que você considera confiáveis. Sempre dispostas a vencer os maiores desafios do mundo para salvar a pele de um amigo, são pessoas que escolhem bem a quem confiar, mas são sempre confiáveis.

É preciso levar em consideração seu altruísmo exacerbado além de uma força de vontade tremenda para com seus amigos e seus votos de lealdade, sejam eles profissionais, sociais ou amorosos. Homens que se chamam Noah podem se tornar verdadeiros amigos para toda uma vida.

Infelizmente por serem pessoas que depositam muita confiança nos outros, podem ser facilmente decepcionados caso encontrem pessoas que não compartilham do mesmo nível de comprometimento para com uma amizade ou relacionamento.

Devem evitar períodos de solidão pois são pessoas extremamente sociáveis e dependem muito de uma boa conversa e um ombro amigo. São dependentes mas fortes e tendem mais para lados melancólicos de humor.


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: