Publicidade

Nomes femininos com C – dos mais populares, aos mais ousados

Nomear alguém é uma tarefa difícil, afinal, a escolha irá acompanhar a vida do bebê para o resto de sua vida, podendo acarretar em uma identidade positiva ou não. Muitas opções, apesar de sonoras, podem não acompanhar significados do nome igualmente bonitos. É o caso, por exemplo, de Cecília, que na tradução literal quer dizer “cega”.

Publicidade

Publicidade

Para te ajudar a entender o significado de cada nome, aí vai uma lista dos principais nomes femininos com a inicial C. Pode ser que um deles seja a inspiração que você precisava para nomear aquela que representará grande importância em sua vida.

Publicidade

Publicidade

 

Significado dos principais nomes femininos com C

Catarina

Publicidade

Publicidade

Catarina quer dizer aquela que é pura.  Sua origem é finlandesa, vinda da palavra Katariina, que quer dizer “verdadeira”. Na versão em grego, Aikaterhíne, é usada para designar aquilo que é imaculado.  O nome ganhou popularidade, principalmente, após a aparição de uma santa, de mesmo nome, vivida no século IV, na cidade de Alexandria, no Egito.

Clara

Clara significa luminosa ou brilhante. O uso do nome era mais popular entre os homens na versão Clarus, que quer dizer, em latim, aquele que dá a luz, sábio. A popularização no formato feminino tornou-se comum após a influência da Santa Chiara de Assis, no século XIII.letra-c

Clarice

Clarice quer dizer aquela que é brilhante ou ilustre. O nome é uma adaptação de “Clara” ou “Clarissa”, cuja etimologia da palavra quer dizer luminosa ou brilhante. A Clarissa ou Clarice eram os nomes dados às devotas que seguiam Santa Clara de Assis, a qual tinha fama de fazer tudo pelos pobres.

Publicidade

Publicidade

Carolina/Caroline

Carolina significa mulher do povo, popular ou pessoa doce. O nome tem origem germãnica das palavra Karl, que quer dizer, literalmente, o homem do povo. A terminação com e, “Caroline”, passou a ser bastante usada na França e na Inglaterra, sob influências do nome da rainha Caroline de Bradenburg, no século XVIII.

Camila/Camille

Camila e sua variação popular Camille significam mensageira dos deuses ou sacerdotisas. Sua origem vem da palavra em latim Camillus, que quer dizer ministro ou sacerdote dos sacrifícios, O nome foi usado, historicamente entre os romanos, para identificar aqueles que participavam de rituais e cerimônias pagãs. Outro possível significado vem de uma adaptação da palavra Cadmilos, que significa filho primogênito.

Cármem

Publicidade

Publicidade

Cármem significa poema, magia ou pensamento do espírito. Sua origem pode ser encontrada em vários povos durante rituais religiosos ou espirituais sobre a palavra ja-er-men, que quer dizer “luz, inspiração”. Outra vertente histórica é uma adaptação da Carmenta, nome da ninfa das águas, na mitologia romana.

Cassiana/Cássia

O nome Cassiana significa mulher perfumada ou distinta. Seu significado foi inspirado nos rituais judeus e de países de língua hebraica por conta da presença da árvore perfumada, de nome qetiziáh, a qual representa “fragrância agradável”. Pode-se, ainda, refletir sobre a origem de Cassiana, como uma versão feminina de Cassius, que, em latim, quer dizer “vazio”.

Carla

Carla significa a mulher do povo ou mulher forma, bem como Carolina. O nome é uma variante feminina do popular germânico Karl, que, em tradução livre, quer dizer homem do povo.

Publicidade

Publicidade

Cecília

Cecília significa cega, sábia ou guardiã dos músicos. Sua primeira origem na história vem de Roma, da palavra Caecilius, que significa aquela que não consegue ver, apesar de, também, ser comumente usada na época para designar aqueles que eram muito sábios. Enquanto isso, na Itália, o uso era para uma forma patriótica de designar aqueles que provinham da Sicília, uma região meridional autônoma que já tentou a independência várias vezes.

Cristina/Cristiane

Cristina significa ungida por Deus ou cristã. Sua origem vem da palavra Christianus, que, em latim, quer dizer, simplesmente, “cristão”. Acredita-se que esse nome é uma forma de homenagear as filhas mulheres com o nome de Cristo, numa tentativa de agregar espiritualidade e benção para a família. Na realeza dinamarquesa foi nomeado ao menos dez reis e rainhas com este nome, desde o século XV.

Cláudia

Publicidade

Publicidade

Cláudia significa manca ou coxa. A origem desse nome se deu na Roma Antiga, na versão masculina Claudius, um conhecido patriarca da época que andava mancando. De lá para cá, vários imperadores receberam o mesmo nome.

Consuelo

Consuelo quer dizer consolo ou alento. O nome feminino tem origem espanhola, que significa consolador. Há quem se atente mais à referência religiosa do nome, a qual faz referência à Virgem Maria, também conhecido em espanhol como Nossa Senhora do Consolo.

Cleide

Cleide significa aquela que descende de Hércules ou quem pensa com claridade. São várias as origens etimológicas deste nome, sendo o principal do grego Herakleides, que traduzido quer dizer a filha de Hércules. Já sua versão escocesa, como adaptação de Clyde, quer dizer pessoa quente. Os celtas, por sua vez, atribuem o significado para chamar a princesa.

Publicidade

Publicidade

Cátia

Cátia quer dizer casta ou pura. Sua origem é do Russo, a qual se escreve Katia, que significa aquela que é autêntica ou que vem da linhagem real. Outras versões desse nome são Catarina ou Katja.

Carina

Carina quer dizer aquela que é querida ou pura. O nome vem do latim carinus, o diminutivo de carus, que quer dizer amada por todos.

Cintia

Publicidade

Publicidade

Cintia significa mulher do Cinto. Na mitologia grega este é nome da deusa da lua Ártemis, porque ela teria nascido, juntamente com o seu irmão gêmeo Apolo, no monte Cinto, daí a origem do nome que faz homenagem ao local de nascimento. Por conta disso, o significado também pode se estender à “deusa” ou “divina”.

Claudete

Claudete significa “coxa” ou “manca”. Ela é uma versão da palavra Cláudia. Ele faz referência ao famoso patriarca da Roma Antiga, que recebeu tal apelido por conta de seu andar manco. Após isso, vários imperadores da época herdaram o nome.

Conceição

Conceição significa o fruta da concepção, ou seja, a origem do ato sexual. Em português a conotação também tem origem religiosa, vindo do latim conceptus, que na tradução literal quer dizer concepção, um dos títulos dados à Virgem Maria (Nossa Senhora da Conceição), também presente na frase bíblica “imaculada concepção de Jesus Cristo”, uma vez que, segundo a história, o profeta teria nascido sem a necessidade do ato, considerado pecaminoso.

Publicidade

Publicidade

Cibele

Cibele significa aquela que cria calor ou a grande mãe dos deuses. Não existem estudos certeiros sobre a etimologia correta desta palavra, no entanto, acredita-se que tenha partido do grego Kybéle, que significa espírito criador de vida. Na mitologia, há, inclusive, uma deusa de mesmo nome, que representa a natureza selvagem.

Claire

Claire é uma adaptação do nome clara, que significa luminosa ou brilhante. Sua origem deriva do latim “clarus”, que significa brilhante ou ilustre.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.