Nomes femininos com P – dos mais populares, aos mais ousados

A letra inicial do nosso nome carrega um som que emana uma energia e que tem o poder de influenciar na personalidade de cada um de nós. A primeira letra do nome também é chamada de alicerce, é a espécie de uma base de formação.

A base de formação quer dizer a respeito das nossas ações e reações perante as situações e, também, das aptidões que cada pessoa carrega.

Pessoas que possuem a inicial com a letra P são de PAZ, elas não gostam de conviver em ambientes de gritarias e brigas, mesmo que seja com a família mais próxima.

Elas gostam de estar sempre acompanhadas, não ficam sós e também não gostam de serem repreendidas e proibidas de alguma situação, são capazes de abandonar o que as aprisiona. Pessoas com a inicial P costumam julgar bastante as outras pessoas.

Continue lendo e saiba mais sobre o significado do nome letra P.

Nomes femininos com a letra P

Abaixo segue a lista de nomes com a inicial P, mais conhecidos no Brasil:

Pâmela

Significa “tudo que é escuro”, “tudo é negro”, “tudo mel” ou “toda doce”. Esse nome tem origem grega por meio do “pan” que quer dizer “tudo/todos”, já “meli” quer dizer “negro ou escuro”.

Esse nome ficou super conhecido quando usado no poema de Sir Philip Sidney “Arcadia”, onde usava para designar “tudo mel” ou “toda doce”. Esse nome também foi utilizado em outro livro que é o romance inglês de nome “Pamela ou a virtude recompensada”, escrito por Samuel Richardson

Patrícia

O significado do nome vem de “nobre”, “aquela que pertence a classe nobre”, “compatriota” . A sua versão masculina é conhecida como Patricius, aquele que é “patrício”, “nobre”, um título atribuído a determinados nobres da civilização romana antiga.

Paula

Tem como principal significado “pequena”, “aquela que é de baixa estatura”, ou também “delicada”. É uma variante da versão masculina de Paulo, nome que bem do latim Paullus, esse também significa “pequeno” e “baixo”.

Esse nome tem origem de um nome romano, que era conhecido como São Paulo, um líder antigo da bíblia cristã que conta sua história por meio do livro de Atos.

Paolaletra p

Significa “pequena” e “aquela que tem baixa estatura”. Essa é a versão italiana de Paula, que é a variante feminina de Paulo, originário de Paullus.

Algumas traduções de países trazem como significa “a humilde” ou “humildade”.

Paulina

Esse nome advém de “Paula”, “aquele que pertence a Paula”, “da pequena”, pertence a “baixa estatura”.

Também tem sua versão masculina conhecida como Paulo, que ficou conhecido por meio de São Paulo, nome de família romana muito conhecida antigamente.

Palmira

Advindo do árabe, Palmira quer dizer “peregrina”, “palmeira”, “cidade das palmeiras”, ou aquela que “nasceu rodeada de palmeiras”. Esse é um nome que tem origem de Palmyra ou Polomnitsa, que são traduzidos rapidamente como “palmeiras” ou “palmas.

Esse também é o nome de uma cidade localizada na Síria, mais precisamente no deserto de Tadmor.

Paloma

Quer dizer “pomba”, esse nome tem origem espanhola. De maneira etimológica ele teria se desenvolvido do latim palumbes ou também palumba, que quer dizer “pombo”.

Em outras línguas ele é conhecido como Yoná quando em hebraico e Celena quando em grego.

Pandora

Quer dizer “todos os presentes”. Esse nome vem do grego, onde pan quer dizer “todos” e doron significa “presente”.

Na mitologia grega, Pandora, foi a primeira mulher mortal criada por Zeus, ela foi feita para punir os humanos pelo roubo de Prometeu do segredo do fogo. Zeus também deu para essa mulher um frasco onde todos os males do mundo estavam contidos, dizendo para que nunca abrisse. Ele também é conhecido como a Caixa de Pandora.

Porém ela acabou abrindo esse recipiente e liberando todos os males para a humanidades.

Penélope

Significa “tela” ou “trama”. Esse nome vem do grego penelops, onde pene vem de “frio, fibra ou trama”, já ops quer dizer “olho ou rosto”.

No poema épico escrito por Homero, Penélope é a mulher de Odisseu/Ulisses (como é chamado na mitologia grega).

Perla

Esse nome significa “Pérola”, ele tem origem italiana, onde o nome significa literalmente pérola. Ele é usado na língua inglesa como um apelido de Margaret, isso porque tem o mesmo significado.

É um nome super comum também na Espanha.

Perpétua

Aquela que é sempre vida, eterna. Esse é um nome latino que vem da palavra perpetuus, que significa de forma literal “contínuo” ou o “que dura para sempre”.

Esse nome ficou mais comumente conhecido quando a Santa Perpétua ganhou notoriedade durante o século III.

Pérola

Esse nome possui vários significados, como “feminina”, “virgem”, “lunar”, “pura”, “aquela que é bela como a lua”, “forte” e “constante”.

Esse nome vem do latim perla, que quer dizer pérola.

Pilar

Esse nome vem do latim pila e quer dizer pilar ou fonte. Ele faz alusão a invocação aragonesa da Virgem Maria, que segundo se conta, apareceu ao apóstolo Santiago sobre um pilar de mármore próximo as margens do Rio Ebro.

Pierrina

Aquela que é vinda de Pietro. Tem origem italiana.

Pietra

Um nome de origem italiana, ele quer dizer “pedra”, “rochedo” ou “firmeza”. Sua origem do grego quer dizer “pedra”.

Esse nome surgiu por meio do grego pétros, que depois de muito tempo acabou se tornando petra, uma tradução advinda do aramaico de cephas, que quer dizer pedra ou rochedo.

Petra

Variação do nome Pedro, que significa “pedra, firmeza”. Origem Grega.

Piedade

O nome tem seu próprio significado, que significa aquela que tem piedade, ou piedosa. Ele advém do teutônico.

Priscila

Esse nome significa “que pertence a Prisco”, “da natureza de Prisco” ou “familiar de alguém venerável”.

Esse nome surgiu a partir do nome em sua versão masculina conhecido como Priscilo, diminutivo de Prisco. Prisco literalmente falando em latim, significa aquilo que é antigo ou velho.

Poliana

Tem o significado de “senhora cheia de graça e soberana” ou também aquela que é “pura”. Poliana é a versão em brasileiro de Pollyanna, junção de Polly e Anna.

Pollyana

Tem o mesmo significado de Poliana, mas é sua versão em Inglês.

Polly

Variação de Molly, que significa o mesmo de POLIANA. Origem Inglesa.

Não existem muitos nomes que começam com a letra P, é uma das categorias do alfabeto que menos possui opções para nomes. Representam apenas aproximados 2%, do total, em sua maioria, são de origem latina, grega e americana.

A lista de significado dos nomes femininos com P, citada acima, engloba os nomes mais conhecidos em nosso país. Certamente, essa é uma letra muito importante do dicionário e compõe nomes muito bonitos em todo o mundo, com diversas variações.


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: