Nomes femininos com U – Significados e Origem (Os melhores)

A etimologia das palavras e dos nomes abre a porta para significados inesperados. Na tradição da maior parte das culturas, a escolha de um nome próprio é baseada na ancestralidade da família ou condizente com a personalidade da pessoa. Os nomes femininos com a letra U são incomuns na língua portuguesa, pois são provenientes, em sua maioria, de estrangeirismos ou da língua indígena brasileira.

Conheça, aqui, o significado dos principais nomes femininos com a letra U, a história do surgimento e o que significam. Apesar de diferentes, carregam interpretações cheias de simbologias desconhecidas.

Ursula

significado nomes femininos com uO nome Ursulasinifica “ursa” no diminutivo. A fonologia da palavra não é coincidência,afinal, ela deriva do latim ursus, usado para designar o animal. A referência simboliza coragem, grandeza e força – as principais características do mamífero. O nome também carrega uma origem religiosa, devido a uma possível referência à mártir da Igreja Católica, a Santa Ursula.

Urbi

Urbi significa “princesa”. O nome é muito comum em diferentes povos da África que ainda mantêm a língua regional.

Uyara

Uyaraquer dizer “a dominadora” ou “a senhora”. O nome era designado pelos índios brasileiros para se referir às maiores forças da natureza, como a água dos rios. De certa forma, ela deriva de Yara -uma sereia da mitologia indígena, considerada a mãe das águas.

Uaná

Uaná quer dizer “vagaluma”na tradução literal para o tupi-guarani. As palavras originárias de línguas indígenas são comuns na língua portuguesa. Neste caso, a simbologia refere-se à presença de luz e esperança.

Uaiana

Uaiana é o nome de uma tribo brasileira que originou os povos guaina. Esse nome, em específico, vem do tupi-guarani e, apesar de incomum, é normalmente utilizado pelas tribos remanescentes da Amazônia.

Ully

Ully significa “poderosa” ou “jovem próspera”. A origem do nome é bastante incerta, mas os etimologistas acreditam que teria sido uma variação do tradicional Ulrich, palavra alemã que simboliza poder e prosperidade. Nos povos germânicos o nome “Uli” é bastante comum, usam-no como uma variação de Júlia – uma opção bastante popular no Brasil.


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: