Publicidade

Nomes femininos com U – Significados e Origem (Os melhores)

A etimologia das palavras e dos nomes abre a porta para significados inesperados. Na tradição da maior parte das culturas, a escolha de um nome próprio é baseada na ancestralidade da família ou condizente com a personalidade da pessoa. Os nomes femininos com a letra U são incomuns na língua portuguesa, pois são provenientes, em sua maioria, de estrangeirismos ou da língua indígena brasileira.

Publicidade

Publicidade

Conheça, aqui, o significado dos principais nomes femininos com a letra U, a história do surgimento e o que significam. Apesar de diferentes, carregam interpretações cheias de simbologias desconhecidas.

Publicidade

Ursula

Publicidade

significado nomes femininos com uO nome Ursulasinifica “ursa” no diminutivo. A fonologia da palavra não é coincidência,afinal, ela deriva do latim ursus, usado para designar o animal. A referência simboliza coragem, grandeza e força – as principais características do mamífero. O nome também carrega uma origem religiosa, devido a uma possível referência à mártir da Igreja Católica, a Santa Ursula.

Urbi

Urbi significa “princesa”. O nome é muito comum em diferentes povos da África que ainda mantêm a língua regional.

Uyara

Publicidade

Publicidade

Uyaraquer dizer “a dominadora” ou “a senhora”. O nome era designado pelos índios brasileiros para se referir às maiores forças da natureza, como a água dos rios. De certa forma, ela deriva de Yara -uma sereia da mitologia indígena, considerada a mãe das águas.

Uaná

Uaná quer dizer “vagaluma”na tradução literal para o tupi-guarani. As palavras originárias de línguas indígenas são comuns na língua portuguesa. Neste caso, a simbologia refere-se à presença de luz e esperança.

Uaiana

Uaiana é o nome de uma tribo brasileira que originou os povos guaina. Esse nome, em específico, vem do tupi-guarani e, apesar de incomum, é normalmente utilizado pelas tribos remanescentes da Amazônia.

Ully

Ully significa “poderosa” ou “jovem próspera”. A origem do nome é bastante incerta, mas os etimologistas acreditam que teria sido uma variação do tradicional Ulrich, palavra alemã que simboliza poder e prosperidade. Nos povos germânicos o nome “Uli” é bastante comum, usam-no como uma variação de Júlia – uma opção bastante popular no Brasil.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.