Escolher o nome do seu filho antes mesmo de ele nascer ajuda a estreitar o seu vínculo. Mas, essa tarefa pode ser bem complicada, quando os pais possuem opiniões divergentes. Pois bem, é óbvio que a decisão deverá ser compartilhada pelo casal, ou seja, ambos devem, no fim, aprovar o nome.

Já que o nome é algo que acompanhará o bebê pelo resto da vida, procure por um harmonioso, sem complexidades. Para facilitar, você pode pesquisar pelo significado daquela determinada palavra, como dos nomes masculinos que iniciam com a letra F.

Existem muitos nomes fortes com F e saber o significado de cada um é fundamental para uma escolha certeira!

Significado dos principais nomes masculinos com letra F

Com F, os nomes mais populares são Felipe e Francisco. Saiba o que ambos significam, bem como outros dez nomes conhecidos e muito usados pelos brasileiros para seus nenéns:

Felipe/Filipe

Nomes Masculinos com F: dos mais populares, aos mais ousadosFelipe, ou ainda encontrado com grafia com “i” inicial (“Filipe”), é um nome de origem grega, em fílippos, que significa “o que gosta dos cavalos”, de filos, que quer dizer “amigo, apreciador”, mais hippos, que é “cavalo”.

Na Bíblia, Felipe aparece no Novo Testamento, por ter sido um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

Na Inglaterra, o nome perdeu força durante o século XVII, por conta da desavença entre o rei espanhol Filipe II com Maria I, rainha inglesa da época. Posteriormente, o nome voltou a ser utilizado.

Há possibilidades, ainda, de encontrar outras variantes, como Philipe ou Philip.

Francisco

Francisco é um nome proveniente do Latim franciscus, que significa “relativo à França, francês”, país que recebeu essa denominação pelo povo germânico que ali residia, os Francos.

O nome Francisco surgiu pela primeira vez no século XIII, por meio de São Francisco de Assis. O santo ficou conhecido por sua atuação dedicada aos pobres e à renúncia à riqueza mundana, bem como pelo cuidado que tinha pelos animais e para com a natureza em geral.

Hoje, ele é conhecido como o padroeiro dos animais.

O nome Francisco tem Francisca como versão feminina.

Fernando

Significa “atrevido para atingir a paz”, “o que ousa viajar” ou ainda “viajante corajoso”. O nome Fernando vem do Germânico firthunands, de firthu, que é “paz”, mais nands, que significa “atrevido, audaz”.

Surgido em Portugal em documentos que datam o século XI, Fernando tornou-se popular na Espanha pelo godos, servindo como nome entre a realeza, em especial entre os reis de Castela.

Fernanda é a versão feminina do nome.

Fábio

Fábio é derivado do Latim faba, que significa “legume”, embora muitos traduzam como “fava”. O nome, como um todo, traz de significado “plantador de fava”, “fava” e está relacionado com a prosperidade e sorte, dois simbolismos da planta.

Na Itália e na Espanha, é possível encontrar o nome sem acento agudo no “a”, “Fabio”.

Fabrício

O nome Fabrício vem de um grupo de famílias (gens) romana, Fabricius, de faber, que significa “artesão, fabricante”, de facere, que é “fazer.

Nesse caso, Fabrício tem como significado “artífice”, “artesão” ou ainda “aquele que trabalha o metal”. O nome se associa com a força e robustez do metal, da mesma maneira que reflete a ideia de habilidade e destreza de um artesão.

Antigamente, a profissão da pessoa tornava-se seu sobrenome (na época em que eles não existiam), tornando-se fácil de identifica-la.

Flávio

Flávio é um nome de origem latina, de flavius, que quer dizer “amarelo, dourado, louro”. Esta designação surgiu a partir de uma família romana, da qual saíram três imperadores: Tito Flávio Sabino Vespasiano, Tito Flávio Augusto e Tito Flávio Domiciano.

Flávia é a versão feminina de Flávio. Na Itália, encontra-se o nome até sem acento agudo no “a”, “Flavio”.

Frederico

Frederico é um nome que tem como significado “rei da paz”, “príncipe da paz” ou “o que governa com paz”. A palavra vem do Germânico frithureiks, de frithu, que é “paz”, mais reiks, que quer dizer “chefe, comandante, poderoso”.

Foi no século XI que este nome chegou à Inglaterra, mas tornou-se infrequente. No início, ele tornou-se comum na Europa Ocidental, especialmente entre imperadores e governantes da Alemanha, Rússia, Áustria e Escandinávia.

Atualmente, o nome é também usado no diminutivo: Fred.

Fabiano

Fabiano significa “dotado de prosperidade e sorte”. Seu nome vem de Fabianus, variante de Fabius, nome de um grupo de família romana.

Nota-se que o nome Fábio é uma variante de Fabiano, e por isso pode fazer com que este nome tenha um significado de “pertencente a Fábio”, “de Fábio” ou “da natureza da fava”.

A versão feminina de Fabiano é Fabiana.

Fausto

Significa “alegre”, “sortudo, afortunado”, “auspicioso”. O nome Fausto pode ter duas origens: do Latim faustus, que quer dizer “próspero, sortudo” ou do Alemão faust, que é “punho”.

O nome se popularizou bastante por conta da obra de Goethe, chamada “Fausto”, embora seu surgimento tenha se dado por um mártir cristão, durante o século III.

Frank

Com origem no germânica, Frank, de franko, significa “livre” mais o sufixo –isk, que se refere à nacionalidade. O nome de mesma grafia de sua origem significa “francês livre” ou “aquele que vem da França”.

Acredita-se que a versão original do nome seja Francisco.

Félix

Significa “feliz”, “sortudo”, “bem-sucedido” ou “bem-aventurado”. O nome Félix deriva das palavras felixe felicis, ambas latinas, que possuem o mesmo significado. Na Bíblia, este nome aparece no Novo Testamento como sendo um governador da Judeia, que aprisionou São Paulo durante dois anos.

Félix é também um nome popular graças ao desenho animado “O Gato Félix”, mundialmente famoso.

Fagner

Fagner é uma variante gráfica dos nomes Wagner e Vagner. Seu significado é “aquele que faz carroças” ou “o que fabrica vagões”.

Sua origem etimológica está relacionada ao Alemão wagner, palavra utilizada para designar aqueles que tinham a responsabilidade de fabricar carroças. Era a época em que a profissão servia como formação de sobrenomes, fazendo-se surgir algumas variantes, como o caso de Fagner.