Quando se descobre a gravidez, a escolha do nome do bebê é um dos passos mais difíceis e mais importantes para um casal. Com tantas opções de nomes para meninos e meninas, deve-se ficar claro que o nome escolhido será carregado pela criança pelo resto de sua vida (ou, é claro, até os 18 anos, se seu filho quiser alteração por alguma razão).

Analisar os nomes dos bebês demanda tempo. Você pode querer algum nome de homenagem a um ente querido, um nome simples, mas forte ou um nome composto. São inúmeras alternativas. Então, que tal você observar o que cada nome significa?

Significado dos principais nomes masculinos com letra I

Ao pensarmos em nomes masculinos, logo vem à mente os mais populares. Com a letra I, isso não é diferente. Atualmente, os mais escolhidos com essa letra são Isaac e Ian.

Veja só quais são seus significados e saiba quais outras opções com a letra I você pode encontrar e que podem combinar com seu bebê!

Isaac

Isaac é um nome que vem do Hebraico yitshak, que significa “riso” ou “ele ri”, podendo ser traduzido, também, como “filho da alegria”.

Isaac é um nome bíblico, pois é o filho de Abraão e de Sara. Sara era estéril, porém recebeu o aviso de que teria um filho, porém não acreditou e riu com espanto e alegria de tal notícia.

Este nome é, na realidade, uma versão inglesa de Isaque, que também é comum no Brasil.

Ian

Esse nome curto significa “Deus é gracioso”, “presente de Deus”, “graça de Deus” ou ainda “Deus perdoa”, pois é a forma gaélica de John, isto é, de João.

João, nesse caso, vem do Hebraico yehohanan, que é “Jeová é benéfico”.

Originalmente, Ian surgiu na Irlanda com a forma Eoin, passando para o gaélico Iain. Coma influência do inglês, o nome foi alterado para Ian.

No Brasil, Ian é popular por ser um nome simples.

Igor

O nome Igor seria uma forma de “Jorge”, que vem do Grego geórgios, no qual significa “terra”, mais ergon que quer dizer “trabalho”.

Sendo assim, Igor significa “relativo ao trabalho na terra” ou “agricultor”.

Outra teoria afirma que Igor vem do Nórdico yngvarr, que teria o significado de “guerreiro do deus Yngvi”.

Igor chegou à Rússia pelos Vikings no século X e popularizou-se com a ópera “O Príncipe Igor”, composta pelo russo Aleksandr Borodin.

Israel

Israel é um nome Hebraico que significa “aquele que dominou a Deus”, de sarah, que quer dizer “dominar”.

Na Bíblia, Israel é citado como um homem que venceu uma luta contra um anjo do Senhor – anteriormente, ele era Jacó. Israel foi popularizado como o patriarca dos hebreus, por meio da chamada “doze tribos de Israel”.

Ítalo

Ítalo vem do Latim italus, que significa “ítalo, italiano”. Muito se acredita que o nome Ítalo tenha certa ligação com a lenda dos gêmeos Rômulo e Remo, que, conforme a mitologia romana, foram deixados nas águas do rio Tibre e encontrados por uma loba, que os amamentou enquanto eram bebês.

Segundo a lenda, o pai de Rômulo e Remo se chamaria Italus, nome que foi responsável pelo surgimento de “Itália”.

Iago

Iago é uma variante de Jacó, pelo Latim iacobus. Seu nome significa “aquele que vem do calcanhar” ou “que Deus o proteja”.

Na Bíblia, Iago faz referência a dois títulos bíblicos de grande relevância: Tiago, representado por dois dos doze apóstolos de Jesus Cristo, e Jacó, pai das tribos de Israel e do Judaísmo.

No Brasil, além de encontrarmos a grafia Iago, é possível ver bebês nomeados com “Yago” ou “Hiago”.

Ícaro

Ícaro é um nome antigo e de origem controversa. Muitos sugerem que essa palavra tenha surgido a partir de uma raiz Indo-Europeia, que tem como significado “balançar-se no ar”. Já em outros casos, cita-se o Grego ikaros, que quer dizer “o seguidor”.

Ícaro é o nome de um personagem da mitologia grega, filho de Dédalo. Ambos foram presos no labirinto do Minotauro e tentaram fugir com asas artificiais criadas com penas colocadas com cera de mel de abelha. Embora ambos tenham conseguido levantar voo, Ícaro chegou muito perto do sol, fazendo com que o calor derretesse a cera de suas asas.

Assim, o rapaz caiu no mar e morreu afogado. Até hoje, a palavra “ícaro” também é utilizada como substantivo para indicar aquela pessoa “que se deu mal por se achar mais capaz do que é”.

Ivan

Ivan é a forma russa de João, por isso tem o mesmo significado que tal nome: “Jeová é benéfico”, ou ainda “Deus é gracioso”, “graça de Deus”, Deus perdoa” ou “presente de Deus”.

Pode-se encontrar a variação Yvan no Brasil. No feminino, há a versão Ivana.

Ismael

Ismael é mais um nome bíblico e vem do Hebraico ishmael, que significa “Deus ouve”, do verbo shamah, que é “ouvir”.

Filho de Abraão e Agar, Ismael é tido como uma das pessoas mais antigas e tradicionais da Bíblia, sendo considerado, também, pai dos povos árabes.

Curiosamente, o nome Ismael possui semelhante grafia em várias línguas, como é o caso do Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol.

Inácio

Inácio vem de egnatius, nome de uma família romana, com possível origem etrusca, porém sem significado conhecido. Posteriormente, esse nome foi associado com o Latim ignis, que significa “fogo”.Dessa forma, podemos afirmar que Inácio significa “fogo, ardente”, “o que é como o fogo”.

Inácio foi bem popular na Rússia, tendo surgido no século II.

Isidoro

O nome Isidoro vem do Gregoisidoros, formado por Isis, que é o nome da deusa egípcia e doron, que quer dizer “presente, dom”. Logo, Isidoro significa “presente de Ísis”.

Na Grécia Antiga, o nome foi bem comum e popular também na Espanha, durante a Idade Média, graças a São Isidoro de Sevilha.

A versão feminina de Isidoro é Isadora.

Isaías

Significa “saúde de Jeová”, “Jeová salva”, “o Eterno salva”, pois vem do Hebraico yeshah- yahu, de mesmo significado.

Isaías aparece na Bíblia como um dos primeiros grandes profetas no rei de Judá, sendo um dos que mais pregaram as bênçãos do Senhor, além de que recebia visões proféticas de Deus em formas de diálogos, metáforas e lições.