Publicidade

Nomes Masculinos com L: dos mais populares, aos mais ousados

Colocar nome em seu filho envolve muita importância e responsabilidade. Porém, com milhares de opções, como saber qual é o melhor para o seu bebê? Como este vai ser o nome que irá carregar durante toda a vida, a escolha pode tornar-se um processo muito estressante.

Publicidade

Publicidade

Mas, calma! Essa tarefa pode não ser fácil, devendo prezar pelo bom senso e pelas sugestões, tanto da mãe como pai – o nome é uma decisão a dois!

Publicidade

Significado dos principais nomes masculinos com letra L

Publicidade

Uma das dicas mais interessantes para tomar uma boa decisão em relação ao nome do seu filho é procurar pelo significado daqueles que você e sua família sugerem para o bebê!

Nada melhor do que comentar com o seu filho, quando ele for mais velho, sobre o que o nome dele quer dizer, qual a  origem e se há alguma curiosidade em relação a essa palavra.

Publicidade

Publicidade

Um exemplo são os nomes masculinos que começam com a letra L. Quantas opções você conhece? Conheça, agora, os principais nomes para meninos que iniciam com essa letra, bem populares, e o que cada um significa!

Luan

Nomes Masculinos com L: dos mais populares, aos mais ousados.O nome Luan possui muitas possibilidades de origem, sendo a mais recorrida da língua celta, significando “guerreiro”.

Em outros casos, Luan seria de origem albanesa e quer dizer “leão”, com a simbologia relacionada ao poder e à proteção. Levando-se em conta, o nome Luan pode ter o sentido de “poderoso como um leão”, “protetor e justo” ou “guerreiro poderoso”.

Por curiosidade, em Portugal, este nome não é aceito para registro.

Luana é a versão feminina de Luan.

Lucas

Lucas vem do latim lucas, possivelmente uma forma curta de lucanus, que significa “matutino, do início do dia”, sendo que se tem relação com a mesma raiz de lux, que quer dizer “luz”.

Publicidade

Publicidade

Por isso, Lucas pode ser traduzido como “iluminado”, “aquele que ilumina” ou “portador da luz”.

Na Bíblia, Lucas foi o grande evangelista e amigo leal de Paulo, referido como “médico amado”, também pintor. São Lucas é o padroeiro dos artistas, dos médicos e dos cirurgiões.

Lorenzo ou Lourenço

Na realidade, Lourenço é a forma “aportuguesada” do italiano Lorenzo, mas ambos estão presentes no Brasil como um dos nomes mais populares para meninos.

Este quer dizer “natural de laurentum”, que significa “bosque de loureiros”. Ainda, é a designação de uma cidade localizada em Lácio, região histórica da Itália.

Em Portugal, o nome Lorenzo surgiu pela primeira vez no começo do século XII, com a grafia Laurencius.

Leonardo

Publicidade

Publicidade

Leonardo, assim como Luan, significa “leão”, mas tem sua origem no latim leo, que denota esse felino, mais o germânico hard, que significa “forte”. Nesse caso, Leonardo significa “valente como um leão” ou “forte como um leão”.

Uma das mais famosas personalidades com tal nome é o pintor e inventor italiano Leonardo da Vinci.

Na língua inglesa, Leonardo é traduzido como Leonard.

Leandro

Mais um nome que carrega o rei da selva como significado, Leandro vem do Grego léandros, formação de léon, que quer dizer “leão”, mais andrós, que é “homem”. Deste modo, Leandro tem significado de “homem-leão”.

Na mitologia grega, Leandro foi um jovem que se apaixonou por Hero, uma das sacerdotisas de Afrodite.

Publicidade

Publicidade

No Brasil, a versão feminina de Leandro é Leandra.

Luciano

Luciano é um nome que vem a partir do latim lux, que significa “luz”, trazendo a ideia de “luminoso”.

A versão feminina de Luciano, que é Luciana, também é muito popular no Brasil.

Luiz ou Luís

Significa “combatente glorioso”, “famoso na guerra” ou como “guerreiro famoso”. O nome vem do germânico hluot, que é “glória”, mais wig, que quer dizer “batalha”. A forma atual, Luís (ou Luiz, com “z” no final) foi atingida após passar pelas grafias “latinizadas” Loois e Ludovicus.

A versão com “z”, Luiz, é uma forma mais antiga de Luís e é muito comum no Brasil. É, também, um dos nomes utilizados na formação de nomes compostos, como Luiz Henrique ou Luiz Felipe.

Liam

Publicidade

Publicidade

O nome Liam é considerado uma variação do nome William, sendo que seu significado é “protetor corajoso” ou “aquele cuja vontade é proteger”.

Sua origem, portanto, vem do germânico wilhelm, de wilja, que quer dizer “decisão, vontade”, mais helm, que significa “elmo, capacete”.

Liam é uma alternativa para nome de meninos bem popular em outros países, como Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.

Levi

Levi é originário do hebraico Lewi, que significa “ligado”, “unido” ou “vinculado a algo/alguém’.

Na Bíblia, Levi dá nome a quatro personagens. Um deles, por exemplo, é o filho de Jacó e Lia, descrito como uma pessoa vingativa e destemperada. Também, foi o patriarca da tribo dos Levitas.

Lúcio

Publicidade

Publicidade

Lúcio também vem do latim lux, que significa “luz”, da mesma forma que o nome Luciano.

Por isso, Lúcio significa “o luminoso”, mas algumas fontes traduzem o nome como “nascido com a manhã” ou “pertencente à aurora”, podendo ter a mesma raiz de Lucas.

A versão feminina de Lúcio é Lúcia, também popular no Brasil.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.