Nomes Masculinos com M: dos mais populares, aos mais ousados

A escolha do nome do filho é um dos primeiros grandes passos dos pais nessa nova vida que está surgindo. Sem dúvida alguma, isso pode ser bastante complicado, até mesmo porque a sua decisão será para a vida toda.

Pense na grafia, tome cuidado com homenagens, principalmente em relação ao bom senso e ao bem-estar da criança. Pense nos possíveis apelidos que aquele nome pode ocasionar para o seu filho, assim como os nomes compostos. E, acima de tudo: procure o significado daquela palavra!

Significado dos principais nomes masculinos com letra M

Já pensou, no futuro, contar ao seu filho sobre qual é a origem do nome dele? Procurar pelo significado dos nomes, antes da decisão final, pode ser uma tarefa realmente divertida e curiosa.

Com a letra M, encontramos muitos nomes para meninos, bem conhecidos, tais como Matheus e Marcelo. Mas, o que eles querem dizer? Descubra isso, agora, assim como outras opções super populares para seu filho!

Miguel

Miguel é um nome proveniente do hebraico mika-el, significando “quem é como Deus?”. Na Bíblia, o nome Miguel é citado para definir um arcanjo, sendo um dos principais na tarefa de proteger o povo e também por ser um líder do exército de Deus.

Seu significado faz com que ocorra uma resposta subentendida em que “ninguém é como Deus”.

A variante, em Portugal, de Miguel é Micael, enquanto que na língua inglesa o nome pode ser adotado como Michael.

Matheus ou Mateus

O nome Matheus também tem origem no hebraico, de mattithyah, que significa “dom de Jeová”.

Matheus foi um dos doze apóstolos que, de acordo com a Bíblia, seguiram Jesus Cristo. Era um coletor de impostos que trabalhava para os romanos, antes de ser convertido em apóstolo. Matheus também é o título de um dos quatro evangelhos.

Em Portugal, as primeiras versões do nome apareceram em documentos da primeira metade do século XVI.

Murilo

Murilo é um nome derivado do espanhol murillo, uma forma diminutiva de muro, que quer dizer “cerca, muro”, do latim murus, com mesmo significado.

Pode-se dizer, então, que Murilo significa “pequeno muro”, “pequena muralha” ou “pequena parede”.

Marcos

Significa “relativo a Marte” ou “guerreiro”, pois vem do latim marcus, derivado de mars, que quer dizer “Marte”. Marte é o deus romano da guerra.

Nas Escrituras Sagradas, Marcos foi um jovem discípulo de Jesus Cristo. O segundo evangelho leva o seu nome, relatando os mais importantes episódios da vida do filho de Deus, seus milagres e seus momentos na última semana de vida.

Marcelo

Marcelo vem do latim marcellus, um diminutivo de marcus, derivado de mars, que quer dizer “Marte”. Ou seja, Marcelo tem a mesma raiz etimológica que Marcos, significando “guerreiro” ou “relativo a Marte”, mas pode ter o sentido de “pequeno guerreiro”, “jovem guerreiro” ou, ainda, “pequeno marcial”.

Na França, Marcelo é bem comum por meio de sua variante Marcel.

Maicon

Maicon é uma variante de Michael, nome inglês para Miguel. Para tanto, Maicon possui a mesma origem: a partir do hebraico mika-el, que quer dizer “quem é como Deus?”, presumindo-se que a resposta seja “ninguém é como Deus”.

Maicon foi uma invenção brasileira, já que sua sonoridade é equivalente a Michael. Acredita-se que o surgimento foi a partir de um erro de grafia do nome estrangeiro.

Ainda, é possível encontrar variações, como Maykon, Maikon e Maycon.

Moisés

Provavelmente, o nome Moisés deriva do egípcio mesu, que significa “menino”, “filho”, embora alguns especialistas encontrem a tradução do nome como “tirado das águas”, a partir de um elemento hebraico.

O nome Moisés é bem conhecido, por conta do personagem bíblico, um dos mais importantes das Escrituras Sagradas, tanto que denomina os cinco primeiros livros da Bíblia. Ele ficou conhecido por propagar os Dez Mandamentos.

Maurício

Significa “mouro” ou “de tez morena/aquele que tem a pele morena”, a partir do latim maurus, que, anteriormente, significava “procedente de Mauritânia (norte da África)”.

Na Inglaterra, este nome foi introduzido pelos normandos, com a variação Meurisse ou Morris, como era comum na Idade Média. Em Portugal, Maurício surgiu no século XII, enquanto que na Irlanda é um nome usado como substituição ao termo nativo Moriertagh, que significa “guerreiro do mar”.

Marlon

Sua origem é incerta, porém muitos especialistas acreditam que o nome tenha ligação com “Merlin”, de origem celta, poderoso feiticeiro da lenda do Rei Artur. Em outros casos, acredita-se que seja decorrente do francês, significando “falcão de pequeno porte”.

Em todo caso, o nome Marlon tornou-se mundialmente popular, por conta do ator norte-americano Marlon Brando.

Michel

Michel é a forma francesa para Miguel. Por sua vez, a origem é a mesma: do hebraico mika-el, que significa “quem é como Deus?”, dando a entender que Deus é incomparável.

Michele é a versão feminina de Michel, também muito utilizada no Brasil para meninas.

Manoel ou Manuel

Manoel (ou com “u”, Manuel) é uma variação de Emanuel. O nome vem do hebraico emanu-el, que quer dizer “Deus está conosco”.

Em Portugal, o nome aparece em documentos datados do século XVI, sendo um nome bem comum, assim como na Espanha. No Brasil, este nome é bem utilizado como forma composta, tais como João Manoel.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...