Publicidade

Nomes Masculinos com N: dos mais populares, aos mais ousados

O nome causa uma grande primeira impressão nas pessoas, além de refletir como os pais enxergam a criança quando esta tornar-se adulta. Nessa missão, alguns conselhos podem ser válidos, até que você chegue a uma decisão!

Publicidade

Publicidade

Por exemplo, poderá optar por um que tenha um significado especial, expressando algo positivo. Lembre-se de analisar a combinação entre nome e sobrenome, para que haja harmonia. Preze pela boa grafia e, acima de tudo, que a decisão seja do pai e da mãe – sem discussões.

Publicidade

Significado dos principais nomes masculinos com letra N

Publicidade

Pense duas vezes antes de colocar um nome incomum para o seu filho – nomes tidos como “estranhos” podem tornar-se alvo de brincadeiras para outras crianças, ou seja, pode facilmente estimular o bullying.

Uma maneira de ajudar na decisão do nome do seu filho é fazer uma pesquisa sobre o que cada palavra significa, qual a sua origem e se há possíveis curiosidades, que, em um futuro próximo, poderão ser contadas a seu bebê.

Publicidade

Publicidade

Veja quais são os nomes mais utilizados e populares, que começam com a letra N, e o que cada um quer dizer. Quem sabe você encontra aquele que tanto procura!

Nicolas ou Nicholas

Significa “vitorioso”, “o vencedor do povo” ou “o que conduz o povo à vitória”, pois vem do francês nicolas, do grego nikolaos, uma formação de niké, que é “vitória”, mais laos, que quer dizer “povo”.

Nicolas/Nicholas é a versão francesa de Nicolau. No inglês, encontra-se a versão Nicholas, enquanto que no espanhol seria Nicolás (ou com acento no “i”, “Nícolas”).

São Nicolau foi um bispo que viveu durante o século IV, responsável que originou a lenda do Papai Noel.

Noah

O nome Noah é tido como a variação inglesa de Noé, com origem no hebraico noach, que significa “descanso”.

Publicidade

Publicidade

Bíblico, Noah significa “de longa vida” ou “repouso, descanso”, definindo o famoso personagem que realizou a construção de uma arca gigante, para que sua família e alguns animais ficassem a salvo durante o episódio do dilúvio.

O feminino de Noé é Noa.

Nathan ou Natan

Nathan (ou sem a letra “h”, “Natan”) é também um nome de origem hebraica, de nathan, que quer dizer “dom”, “dádiva” ou “presente.

O nome é, muitas vezes, associado como uma forma diminutiva de Natanael ou Jonathan.Por curiosidade, Nathan/Natan teve grande popularidade no fim do século XIX.

Natanael

Natanael é um nome bíblico, que significa “dom de Deus”, “presente de Deus” ou, também, “Deus deu”, pois vem do hebraico netan-el, nethanael.

Publicidade

Publicidade

Nas Escrituras Sagradas, Natanael é outro nome dado a Bartolomeu, apóstolo conhecido também como São Bartolomeu, padroeiro dos sapateiros, alfaiates e padeiros.

Após a Reforma Protestante, o nome Natanael tornou-se popular, sendo a forma aumentativa de Natan/Nathan.

Nelson

O nome Nelson tem origem inglesa, mais especificamente da expressão Neil’sson, que significa “filho de Neil”.

Neil, por sua vez, vem do Anglo-saxão Neil ou Niel, possivelmente de niadh, que quer dizer “campeão” ou “nuvem”. Por isso, Nelson tem como significado “filho do campeão” ou “filho da nuvem”, além de “filho de Neil”.

Com este nome, destaca-se Nelson Mandela – líder sul-africano, reconhecido mundialmente como representante da luta contra o preconceito racial na África, tendo recebido o Prêmio Nobel da Paz, em 1993.

Publicidade

Publicidade

No Brasil, é possível utilizar o nome com acento agudo na letra “e”: “Nélson”.

Narciso

Narciso significa “o que faz adormecer”, “narcótico” ou “torpor”, proveniente da língua grega. Na mitologia, Narciso foi o filho de um deus-rio e de uma ninfa, tendo como principal aspecto sua beleza inacreditável, fazendo-o ser objeto de desejo de várias ninfas, porém sem corresponder a qualquer uma delas.No entanto, caiu em uma maldição de apaixonar-se por si mesmo, ao olhar para seu reflexo em uma fonte.

Narciso é o nome de uma flor, que simboliza a vaidade, justamente por conta do personagem da mitologia grega.

Norberto

Norberto é um nome de origem germânica, da palavra nordberctus, em que nort significa “norte” e berth significa “famoso”, “ilustre” ou “brilhante”. Dessa forma, Norberto tem como significado “famoso homem do Norte”.

É importante frisar que Norberto não é uma variação de Roberto, embora tenha origem germânica também, mas altera-se na questão do étimo.

Natalino

Publicidade

Publicidade

Natalino é um nome que, geralmente,é posto em crianças que nascem próximos ao Natal. Por isso, sua origem vem desta data religiosa. Durante a Idade Média, por exemplo, a popularidade de nomes relacionados com a simbologia do Natal foi grande, ainda sendo um dos eventos mais importantes do Cristianismo.

O termo Natal, portanto, vem do latim nativitas, que quer dizer “nascimento”, sendo Natalina é a versão feminina de Natalino.

Nestor

O nome Nestor refere-se a Nestorius, patriarca de Constantinopla, no século IV, que é um nome derivado do grego nestor, possuindo significado incerto.

Nas obras literárias de Homero – “Ilíada” e “Odisseia”, Nestor foi um herói grego, que atuou como conselheiro durante a Guerra de Tróia, sendo caracterizado por sua sabedoria, capacidade de conciliação e prudência.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.