Publicidade

Nomes Masculinos com O: dos mais populares, aos mais ousados

Publicidade

Você pode ser do tipo que já decidiu o nome do seu filho ainda na infância, mas muitas pessoas só começam a pensar nessa tarefa quando descobrem o sexo do bebê.

Publicidade

Grande parte dos casais fica indecisa já que existem muitos nomes bonitos, mas a real importância da escolha está no que você quer transmitir ao seu bebê desde o nascimento. Isso quer dizer que, provavelmente, irá querer um nome que seja especial e que tenha um significado.

Publicidade

Significado dos principais nomes masculinos com letra O

Publicidade

Qual é a origem do seu nome? Muita gente não sabe responder essa pergunta. Portanto, que tal começar a mudar esse panorama? Seja celta, grega, latina, aquela palavra pode conter um significado exótico, positivo, negativo ou muito marcante.

Os nomes que iniciam com a letra O, por exemplo, não são imediatamente lembrados, tanto é que para os meninos, entre os 100 nomes mais populares divulgados em 2017 pelo site BabyCenter, somente dois iniciavam com tal letra: Otávio e Oliver (57º e 100º colocados, nessa ordem).

Publicidade

Publicidade

Se a curiosidade bateu, conheça o significado destes dois e mais alguns nomes procurados com a letra O:

Otávio

Nomes Masculinos com O: dos mais populares, aos mais ousadosOtávio vem do latim Octavius, que quer dizer “o filho de octavus”, quesignifica “o oitavo”, de octus, “oito”. Por isso, Otávio é um nome que significa “o oitavo filho” ou “o oitavo”.

O nome era muito utilizado pelos romanos como uma maneira de denominar o oitavo filho, além de ter sido originalmente um nome de família, cujo membro mais famoso desta tenha sido Caio César Otaviano Augusto – primeiro imperador de Roma –, mais conhecido como Júlio César.

No Brasil, Otávio pode aparecer em nomes compostos, tais como Luiz Otávio.

Oliver

Oliver significa “oliveira”, proveniente do francês antigoolivier e do latimoliva, que é “oliveira”, árvore que produz a azeitona.

Algumas teorias afirmam que Oliver venha do nórdico e significa “bondoso” ou “gentil”.

Orlando

Publicidade

Publicidade

O nome Orlando, possivelmente, tem origem no germânico hrodland, junção dos termos hrout, que é “glória”, mais land, que quer dizer “terra”. Nesse caso, Orlando teria o significado de “terra gloriosa” ou “natural da terra gloriosa”.

Orlanda é o feminino de Orlando.

Osvaldo

Osvaldo (também encontrado com a grafia “Oswaldo”) é um nome de origem latina, de osvaldus, que veio do germânico osweald e quer dizer “poder divino”.Osvaldo, portanto, traz como significado “poder dos deuses”.

A versão em inglês do nome Osvaldo, que é Oswald, foi bastante utilizada na Inglaterra, antes da conquista normanda. O nome teve desuso na época final da Idade Média, porém voltou a ser popular pelo século XIX.

Olavo

O nome Olavo é uma adaptação do escandinavo olaf, que significa “o que continua sua linhagem”. Dessa maneira, Olavo traz a ideia de “herança dos ancestrais” ou “legado dos antepassados”.

Publicidade

Publicidade

Santo Olavo – ou Olavo II – foi rei da Noruega e é considerado padroeiro e herói da independência daquela nação.

Osmar

Osmar é um nome de origem germânica, a partir de ans, nome genérico de deuses nórdicos, mais mar/mir, que significa “brilho” ou “glória”.

Para a Língua Portuguesa, Osmar tem como significado “glória dos deuses”, “glória dos ases” ou “divinamente glorioso”, estando diretamente ligado à superioridade dos deuses e seus atributos de honra.

Oscar

Nome curto, mas forte, Oscar significa “lança de Deus”, “amante dos cervos” ou “combatente divino”. Acredita-se que o nome tenha origem no inglês antigo osgar, que quer dizer “lança de Deus”, posteriormente levado para a Inglaterra pelos normandos e tornando-se a forma nórdica antiga asgeirr.

Outra possibilidade de origem para Oscar é do gaélico, dando o significado de “amante dos cervos”.

Publicidade

Publicidade

Em termos globais, Oscar é a designação do prêmio mais famoso do mundo cinematográfico, entregue, todos os anos, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nos Estados Unidos.

No Brasil, o nome também é bem comum com o uso de acento agudo no “o”: “Óscar”.

Olívio

Olívio origina no latim oliva, que é “azeitona, oliveira”, do grego elá a, com mesmo significado. Olívio e Oliver são nomes com ideias associadas.

Olívia é a versão feminina do nome Olívio.

No Brasil, uma personalidade que se destaca com este nome é Olívio Dutra, político brasileiro, ex-governador do Rio Grande do Sul.

Olímpio

Publicidade

Publicidade

Olímpio é o masculino de Olímpia, nome que se refere à região onde começaram a ser feitos os Jogos Olímpicos, ainda em 776 a.C. O local, na realidade, tem o nome de Olympos, em grego, porém sua origem é desconhecida.

Olímpio pode ter relação também com Olimpo, uma das montanhas mais altas da Grécia. Na mitologia, é o local no qual moram os doze deuses: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Dionísio e Hermes.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.