Nomes Masculinos com V: dos mais populares, aos mais ousados

O nome do bebê que está prestes a chegar carrega as expectativas dos pais em relação à criança, podendo estar associado com muitos contextos, como a história familiar. A escolha do nome não conta com uma fórmula – o certo é que você opte por um que se identifique com o seu bebê.

Esse será a primeira referência da criança. Por isso, tome cuidado com homenagens a parentesou celebridades e também na grafia do nome. Lembre-se que muita gente irá pronunciar e escrever o nome do seu filho: quanto mais facilitador, melhor.

Significado dos principais nomes masculinos com letra V

É recomendável que você evite nomes com excesso de vogais e consoantes, além de estrangeiros. Saiba que a Língua Portuguesa detém nomes masculinos muito bonitos e bem expressivos.

Falando nisso, analise a origem e o significado dos nomes que vocês, como pais, estão interessados em dar ao bebê. Essa é uma boa maneira de descartar alguns, até chegar a uma decisão!

Para ajudar, hoje você vai conhecer os nomes mais populares para meninos e que iniciam com a letra V, aqui. Vamos lá!

Victor

Victor é um nome muito comum no Brasil, assim como suas variantes Vítor ou Vitor (sem acento agudo no “i”). Sua origem é latina, de victor, que significa “vitorioso, vencedor, conquistador”, do verbo vincere, que é “vencer”.

Essa origem vem de uma raiz Indo-Europeia weik-, que quer dizer “lutar, conquistar”. Além disso, o nome aparece com opções compostas, como Victor Hugo ou João Victor (assim como as variações sem o “c”).

Vitória é a versão feminina de Victor.

Vicente

Vicente é outro nome proveniente do latim, de vincens, que é “aquele que vence”, do mesmo verbo vincere, “vencer”.

Dessa maneira, Vicente tem como significado “o que vence”, “o que está vencendo”, “aquele que conquista” ou, ainda, “vencedor, conquistador, vitorioso”.

O nome Vicente tornou-se popular ainda no século XIX, na Inglaterra. Já em Portugal existia a variante Vicentius e a forma arcaica Vincente.

Vinícius

Significa “vinho”, “da natureza do vinho” ou “vinicultor”, pois vem do latim vinicius, que, possivelmente, se derive de vinum, que é “vinho”.

Esse é um prenome antigo, sendo os romanos que possuíam nomes de classes, considerando-se várias famílias com ancestrais em comum, além do nome da família, que tinha como objetivo indicar um ramo desta determinada classe.

Valentim

Valentim é uma variação antiga para Valentino, com origem etimológica no latim valentinus, que é “filho de valens”, significando “valente, galhardo, forte”, de valere, que quer dizer “estar de boa saúde”.

O nome Valentim tem, portanto, o significado de “cheio de saúde”, “vigoroso, forte, valente”. Além disso, existe a variação com “n” no final, “Valentin”, que também pode ser usada no Brasil.

Na Inglaterra, durante o século XII, o nome ganhou a forma de Valentine, podendo ser usado tanto para o sexo masculino quanto para o feminino.

São Valentim é o nome do santo que se associa ao Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, no Brasil, relacionado, também,ao santo casamenteiro, Santo Antônio. Porém, em outros países do globo o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro.

Vanderlei

Vanderlei é um nome que veio ao território brasileiro como uma opção de sobrenome,van der ley, derivado de um local de produção de ardósia. Para tanto, o significado do nome refere-se ao “habitante do lugar da ardósia” ou “da terra da ardósia”.

A versão feminina de Vanderlei é Vanderleia.

Valter/Válter

Valter ou Válter (com acento agudo no “a”) tem origem no germânico walthari, em quewalt/wald quer dizer “mando, governo”, mais hari, que é “exército”.

O nome Valter tem como significado, conforme sua etimologia, “comandante do exército” ou “chefe do batalhão”.

Valério

Valério se deriva da mesma origem de Valentim: do latim valentinus, “filho de valens”, significa “valente, galhardo, forte”, de valere, que quer dizer “estar de boa saúde”.

O nome Valério pode ter como significado também “robusto, cheio de vigor, cheio de saúde”.

Essa alternativa para nome masculino surgiu a partir da sua versão em feminino, “Valéria”.

Vagner

Vagner tem origem germânica, de wagener. Inicialmente, era usado como um sobrenome, relacionado à profissão que o indivíduo possuía. Mais tarde, começou a ser utilizado como primeiro nome.

Vagner refere-se a wagenmacher, que significa “fabricante de carroças, vagões”. Hoje, este termo também considera “fabricante de carros” como significado.

O nome Vagner é uma variação de Wagner, com a letra “w”.

Valdir

Valdir é uma forma alterada de Valdo, mas com o acréscimo do sufixo –ir.

Este nome vem do germânico waldan, que significa “mandar”. Por isso, sugere-se como significado para Valdir “aquele que governa”.

É possível encontrar o nome com a letra “w” (“Waldir”) ou ainda com a variante Valdeir.

Participe dos nossos grupos

TelegramCanal Telegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookPágina do Facebook

Curta nossa Página e receba nossas dicas

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.