Nomes Masculinos com E: dos mais populares, aos mais ousados

A tarefa de escolher o nome do bebê envolve as expectativas e os desejos dos futuros pais – ambos já são depositados na criança que ainda vai nascer. Embora, na maioria das vezes, a escolha seja consciente, muitos pais podem prezar por aspectos e fatores que podem constranger a criança.

Você pode até se deixar levar por influências, mas não esqueça do bom senso ao optar pelo nome do seu filho, pensando em seu bem-estar. Para auxiliar no processo, que tal consultar o significado do nome que você anda ponderando?

Significado dos principais nomes masculinos com letra E

Por exemplo, você pode se interessar pelos nomes masculinos mais populares e mais utilizados atualmente, que iniciam com a letra E – eles estão listados abaixo, cada um com seu significado:

Enzo

O nome Enzo tornou-se praticamente uma febre há alguns anos. Seu significado traz a ideia de “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”, “gigante” ou ainda “vencedor”.

Não há certeza quanto à origem do nome, por isso existem algumas possibilidades. A primeira refere-se ao Alemão Heinz, um apelido para Heinrich, que é “Henrique”.

Outro caso é do Germânico anzo, que vem da raiz ant, que quer dizer “gigante”. E para alguns, Enzo é uma palavra que foi retirada de nomes italianos bem conhecidos, tais como Lorenzo e Vincenzo.

Eduardo

Eduardo é um nome do Inglês antigo eadward, onde ead, que significa “riqueza, fortuna” e weard, sendo“guardião, protetor”. Por isso, Eduardo é um dos nomes mais adotados para meninos que começam com a letra E, já que significa “protetor das riquezas”, “guardião das riquezas” ou mesmo “guardião rico”.

Curiosamente, a forma antiga de grafia – eadward – foi responsável pelo surgimento da versão Edward, no inglês atual.

Emanuel

Emanuel é um nome bastante utilizado por aqueles cheios de fé, pois vem do Hebraico emanu-el, que significa “Deus está conosco”.

Essa designação é uma das maneiras usadas para chamar Jesus Cristo, conforme está presente nas profecias messiânicas, descritas pelo profeta Isaías, no Antigo Testamento.

No Brasil, Emanuel ainda pode ser trocado por Manuel ou Manoel.

Erick (Eric/Erik)

Significa “único, solitário”, mas também pode indicar “governante, rei” e “poderoso, rico”.

Acredita-se que Erick tenha origem no Germânico Erarich, que se relaciona com “aquele que reina como uma águia”. Dessa forma, Erick é um nome associado à simbologia desta ave.

Edson

Edson é uma variante do termo Inglês Edison (ou Ed’sson), que significa “filho de Eduardo”. Por causa do Inglês Ed, Edson também pode ter o mesmo significado que Eduardo, já que poderia se relacionar com sua origem.

Nesse caso, Edson descreve o “guardião de riquezas”. No Brasil, além de Edson, é possível encontrar as versões Édson e Edison.

Emerson

O nome Emerson é derivado do sobrenome inglês Emerson, que significa “filho de Emery”, sendo que esta palavra é a própria versão inglesa do nome Américo, originário do Germânico Ermenrich.

Por isso, é tido que Emerson é um nome que tem como significado “filho de Emery”, “filho de Américo”, assim como “filho do que tem poder completo”, “filho da força do trabalho” ou “filho do senhor da casa”.

Esses significados vêm dos possíveis elementos germânicos de formação Emery.

Everton

Everton tem origem no Inglês antigo everton, que se refere ao “lugar onde se reúnem javalis”. Na língua inglesa, no entanto, Everton é um sobrenome.

Esta opção de nome começou a ser usada somente a partir dos primeiros anos do século XX e pode também ganhar significado de “corajoso, resistente e bravo”, por conta da personalidade dos animais, cuja origem se relaciona.

No Brasil, Everton também pode ser escrito como Heverton ou Ewerton, mesmo que menos comuns.

Elias

Nome bíblico, Elias vem do Hebraico aliyyáh, Elijah, por meio do Grego Elias. Seu significado é “o Senhor é o meu Deus” ou “Jeová é o meu Deus”.

Elias é mencionado no Antigo Testamento por ser um profeta hebreu. Na Bíblia, é descrito que ele sobe ao Céu em uma carruagem de fogo.

Durante a Idade Média, o uso de Elias era muito comum, em especial com a grafia Elis. Posteriormente, usou-se bastante a forma Eli.

Ezequiel

Ezequiel é mais um nome bíblico e vem do Hebraico hezeq, que significa “fortaleza”, mais el, que é “Deus”. Ou seja, Ezequiel significa “a fortaleza de Deus” ou, ainda, “Deus é minha força”.

Ezequiel é um dos mais importantes profetas que são mencionados na Bíblia, principalmente no Antigo Testamento, em que se narra suas habilidades de visões proféticas.

Evandro

O nome Evandro vem do Latim evander, do Grego antigo Évandros, dando o significado de “bom homem” ou “homem forte”.

No Brasil, ainda é possível encontrar a grafia Ewandro.

Enrico

Enrico é a variante italiana de Henrique, que vem do Germânico Heimrich, significandoheim, sendo “lar”, mais ric, “domínio, poder”.

O nome Enrico, portanto, tem o significado de “príncipe do lar” ou “governante da casa”.

A raiz etimológica que criou o nome Enrico foi bastante utilizada pela realeza da Europa, em especial, por reis da Inglaterra, Alemanha e França.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...