Você já deve ter ouvido falar em chakras ,certo? Chakras são pontos de energia centrais espalhados pelo corpo humano e que, segundo as crenças em energias, são responsáveis pelo equilíbrio físico, mental e espiritual  de cada pessoa.

Veja também:
Feng Shui: conheça a técnica milenar que atrai boas energias à sua casa

As crenças em chakras remete às tradições filosóficas indianas, que associam esses pontos energéticos corporais às práticas da yoga e da meditação. Nessa cultura, acredita-se que o alinhamento das chakras ajuda na harmonia e unificação de mente, corpo e espírito.

Ao todo, temos 7 chakras, cada um deles localizado em um ponto central do corpo e representado por um cor. Confira a seguir quais são eles, o que representam e a que cor estão ligados.

Os 7 chakras e suas funções

Os 7 chakras e suas respectivas cores: significados, funções e mais

1 – Chakra da Raiz

Localizado na base da coluna, é representado pela cor vermelha, sendo o chakra relacionado à sobrevivências, às raízes e a sustentação do corpo físico e espiritual.

Esse ponto de energia está diretamente ligado à terra e à estabilidade. Se saudável, proporciona equilíbrio em todas as áreas da vida, especialmente a da saúde.

2 – Chakra Sacral

O chakra sacral está localizado abaixo do umbigo, na região do ventre, e é representado pela cor laranja.

Esse é o chakra ligado à sexualidade e à criatividade. Seu alinhamento pleno permite uma vida onde se sabe desfrutar profundamente dos prazeres e se tem uma grande abertura para as emoções.

3 – Plexo Solar

O terceiro chakra é representado pela cor amarela e é localizado sobre o umbigo, representando a força e autoconfiança.

O plexo solar tem como função proporcionar a capacidade de mudança, seja em direção a coisas necessárias, ou mesmo à libertação de escolhas que não são tão positivas.

4 – Chakra do Coração

Representado pela cor verde, o chakra do coração é localizado no centro do peito e, como não poderia deixar de ser, representa nossas conexões emocionais e nossa forma de se relacionar amorosamente.

Ele também é o chakra da compaixão, e de forma alinhada, proporciona uma imensa capacidade de lidar com as pessoas, nutrindo relações saudáveis.

5 – Chakra da Garganta

Ligada a cor azul, o quinto chakra é localizado na garganta e está associado à comunicação e à expressão pessoal.

O alinhamento desse chakra é o que possibilita uma comunicação assertiva, e o compartilhamento de pensamentos sem entraves.

6 – Terceiro Olho

terceiro olho é localizado no centro da testa e representado pela cor índigo.

Esse é o chakra da percepção, da intuição e da sabedoria. É o portal energético que nos leva a ver além da visão físicas, nos fazendo perceber detalhes inconscientes e, com isso, tomar decisões mais assertivas.

7 – Chakra da Coroa

O último chakra é representado pela cor violeta e fica localizado no topo da cabeça.

Esse é o ponto energético que nos abre para a espiritualidade, nos conectando ao divino e a planos superiores. É ele o responsável por nos fazer sentir em paz, com uma mente equilibrada.

Como alinhar os chakras?

O alinhamento dos chakras é realizado através de práticas milenares como a meditação e a yoga.

Essa prática tem a função de desbloquear as energias de cada ponto, que, por um ou outro motivo, não se expandem através do corpo como deveria.

Com a yoga e suas posições corporais de alongamento, é possível equilibrar qualquer ponto de energia desregulado, e, com isso, usufruir de seus benefícios.

Muito além de qualquer equilíbrio holístico, é sabido que as práticas de yoga e meditação influenciam comprovadamente na saúde mental e corporal. Associadas as crenças em chakras, acredita-se que podem ter grande influência em fluxos internos que promovem a cura, quando essa se faz necessária.

Assim, por que não tentar conhecer um pouco mais sobre essas práticas, não é!?

CONFIRA Também:
Baralhos de Tarot: os diferentes tipos e suas principais características