Significado de Patricia – Origem do nome, História, Personalidade e Popularidade

Patricia significa “nobre”, “pessoa de classe nobre”, “compatriota”, “da mesma pátria / terra”. Trata-se de um nome popular no Brasil, principalmente a partir de 1970, quando passou a ser mais adotado pelos pais para suas filhas.

Pensando em escolher esse nome para sua filha? Então, conheça mais sobre ele! Aqui, falamos sua origem e como é a personalidade de mulheres que foram batizadas como Patricia. Acompanhe e saiba mais!

História e origem do nome Patricia

Patricia vem do latim Patricius, que é um nome masculino que significa “patrício”, “nobre”. Esse termo era comumente utilizado para designar todos os nobres pertencentes à antiga civilização romana.

Curiosamente, Patricius é derivado de patre, que significa “pai”. Na época, o termo patre aparecia na expressão patre conscripti, empregada para denominar os senadores da Roma Antiga, todos de origem nobre.

Significado de Patricia

Popularidade do nome

O nome é bastante popular no exterior, como nos Estados Unidos e Europa, aparecendo na forma Patricia (países de língua inglesa e espanhola), Patrizia (Itália), Patty (onde se fala inglês) e Patrice (França).

No Brasil, a denominação também é famosa. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 500 mil pessoas têm o nome, sendo no Rio de Janeiro sua maior concentração.

A popularidade começou a subir em 1950, atingiu seu ápice em 1980 e iniciou sua queda a partir de então. Hoje, tem pouca representatividade e não aparece na lista de nomes mais adotados pelos pais.

Significado de Patricia

FONTE: IBGE.

Personalidade de pessoas que se chamam Patricia

Mulheres que se chamam Patricia normalmente possuem algumas características em comum. A seguir, listamos as mais representativas na personalidade delas:

Perfeccionismo

Toda Patricia é perfeccionista. Quando se dedica a fazer algo, procura atingir o melhor resultado possível, atuando de forma incansável. Por isso, é bastante crítica, sobretudo no trabalho.

Embora seja um ponto positivo, há quem apresente essa característica em desequilíbrio, ou seja, exagera no perfeccionismo, o que faz com que assuma muitas responsabilidades e se estresse facilmente quando não alcança o resultado que deseja.

Exigência em relacionamentos

Em relacionamentos pessoais, toda Patricia é exigente e tenta manter tudo conforme sua vontade ou como considera que seja melhor aos envolvidos. Esse é um tipo de comportamento que pode causar um estranhamento nos outros, no entanto não chega a atrapalhar relações pessoais.

Senso crítico elevado

Analisar algo criticamente e identificar pontos fracos e fortes são características marcantes. Por isso, mulheres que se chamam Patricia conseguem se sair melhor na solução de problemas, inclusive em profissões que exigem uma capacidade mais apurada de análise, como as atreladas à qualidade, auditoria, pesquisa e advocacia.

Apreço pela solidão

Ainda que tenha um grupo considerável de amigos, toda Patricia aprecia a solidão, considerando-a fundamental para dedicar um tempo a si, para fazer coisas que gosta sem depender de outros. É comum que tire um dia para realizar algo sozinha, seja em casa ou um passeio.

Prudência financeira

Habitualmente, quem se chama Patricia consegue lidar melhor com dinheiro e, de modo geral, não passa por grandes dificuldades. Consegue poupar e realizar compras mais assertivas, sempre buscando a independência financeira.

Inteligência

Toda Patricia é inteligente, gosta de ler, de conhecer algo novo e se sente bem quando se dedica aos estudos. Mesmo que tenha mais conhecimento, não é pedante e gosta de compartilhar o sabe.

Ansiedade

Diante de algo novo ou que depende dos outros, costuma demonstrar ansiedade. Algumas vezes, isso reflete em tomadas de ações impulsivas, o que pode comprometer relacionamentos pessoais, familiares e no trabalho. Por isso, é um ponto a ser melhor trabalhado.

Instabilidade

A instabilidade também é um traço marcante na personalidade de toda Patricia, principalmente quando se vê diante de algum problema sério a ser resolvido.

Em situações assim, age com inconstância e apresenta variações de humor, o que pode afastar naturalmente pessoas mais próximas. Na maioria das vezes, consegue domar esse tipo de reação antes de fazer algo que lhe prejudique muito.

Artistas que se chamam Patricia

  • Patricia Arquette – atriz norte-americana;
  • Patricia Pilar – atriz brasileira;
  • Patricia Poeta – jornalista e apresentadora;
  • Patricia Clarkson – atriz norte-americana;
  • Patricia Marx – cantora;
  • Patricia França – atriz brasileira;
  • Patricia Lee Smith – nome verdadeiro da cantora, compositora e escritora Patti Smith.

Principais variações do nome

  • Patrícia;
  • Patricya;
  • Patrycia;
  • Patti;
  • Patty;
  • Paty.

Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: