Pedra preta – O que significa? Saiba como usar

Existe uma infinidade de pedras que podem apresentar coloração preta. Então o ponto de partida deste texto vai ser o significado da cor preta. Atualmente, o preto está relacionado a características como elegância e prestígio.

O preto é uma cor forte, associada à morte, a violência, ao mistério, a elegância e até certo ponto, à sensualidade. A composição da cor preta é, na verdade, a ausência de todas as cores e por si só esta característica é bastante impactante por simbolizar a ausência, o luto. Em oposição ao branco, que é a junção de todas as cores e representa a vida e a paz. O preto também pode significar poder, seriedade e respeito, pois emana um tom de segurança. Portanto, também é uma cor muito usada em situações como no paletó de advogados.

Na espiritualidade, seguindo a linha da Umbanda, o preto tem relação com Exú, que é o guardião da comunicação e protetor das encruzilhadas. Exú tem esta relação com a comunicação, pois ele foi incumbido de fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino enquanto canal de comunicação. É comum que no início das giras seja feita uma saudação à Exú justamente para que ele facilite este canal de comunicação.

Tipos de pedras pretas

Turmalina preta: trata-se de uma pedra mágica, capaz de neutralizar as energias ruins dos ambientes de forma muito potente. É uma pedra utilizada há muitos anos graças ao seu poder de cura. Esta pedra está intimamente associada aos chakras, se você colocar uma pedra de turmalina preta em cada um chakras, irá limpá-los. Esta pedra protetora também é muito preciosa para canalizar nossas energias internas e externas. Suas propriedades energéticas trazem humildade, autodisciplina e clareza para que você possa tomar as decisões certas em cada momento da sua vida. A turmalina preta também ajuda a dissipar os medos e angústias, combate a depressão e também elimina o mau olhado.

Pedra vulcânica preta: esta pedra ajuda você a liberar seus sentimentos mais oprimidos. Fornece vitalidade e aguça o instinto de sobrevivência. Também é uma pedra que transmite sentimentos de segurança e confiança. Esta pedra também é muito utilizada para fazer massagem por carregar propriedades vulcânicas que auxiliam no relaxamento e podem ser aquecidas. Além disso, ela bloqueia os desvios mentais e a procrastinação, portanto, ajuda muito na concentração para fazer aquilo que é necessário. Também tem relação com a inteligência, a ciência e o conhecimento. Também pode ser usada para melhorar desconfortos emocionais.

Azabache, a pedra do Peregrino: trata-se de uma pedra muito estimada para os viajantes, conhecida por fornecer proteção energética para aqueles que estão sempre viajando ou são peregrinos. Também pode ser conhecida como “mão poderosa” em algumas regiões do mundo. É uma pedra muito conhecida por ajudar pessoas que têm insônia, visto que ela transmite tranquilidade e traz sono. Antigamente, era muito usada para ajudar recém-nascidos a dormir. Também era muito usada moída e misturada com mel para aliviar dores musculares de todos os tipos, desde cólicas menstruais até problemas como reumatismo e artrite. Algumas culturas também tinham costume de colocar esta pedra na mão das gestantes que estavam para dar a luz, pois isso ajudava a diminuir as dores do parto.

Obsidiana: esta é uma pedra muito poderosa para proteção. Ela pode ser usada tanto como pingente em colares e brincos, como em locais da sua casa para ajudar a filtrar as energias. Trata-se de uma pedra utilizada há milhares de anos em rituais com o objetivo de purificar energias e restabelecer a harmonia dos espaços. A obsidiana também tem uma características muito especial relacionada ao autoconhecimento, pois é uma pedra capaz de estabelecer uma conexão com nós mesmos muito profunda. Com a possibilidade de expandir nossas visões e percepções tanto de situações que já vivemos como de situações que estamos passando naquele momento.

Ônix: Possui propriedades absorventes que purificam e reduzem as energias negativas que nos rodeiam. É frequentemente utilizada em terapias pessoais para alcançar uma vida mais tranquila e estável. Este mineral também nos ajuda a dormir melhor porque reduz qualquer perturbação que possa afetar nosso descanso. É usada também para equilibrar nosso lado mais emocional com o raciona, consegue nos proteger de más vibrações emocionais, tanto externas quanto internas Ajuda-nos a assumir melhor as nossas responsabilidades e a agir com maior racionalidade, também melhora a nossa segurança e ajuda a desenvolver melhor a paciência.

Como usar as pedras?

É importante que você separe um lugar agradável e silencioso em que você consiga se conectar consigo mesmo para entrar na frequência das pedras. Então uma dica é compor um lugar de meditação com as pedras, por exemplo.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.