Rafaela – Significado do nome, Origem, Popularidade e Personalidade

Rafaela é a variante do nome masculino” Rafael”, significa” Deus Curou”,” que foi curada por Deus.

Esse é um nome bastante usado em diversas partes do mundo, nos Países latinos essa incidência é maior. No Brasil, Rafaela ocupa a posição 133 dos nomes mais usados, isso equivale a 01442% da população do País.

Ou seja, mais de 200 mil mulheres se chamam” Rafaela” em nosso País.

Origem do nome Rafaela

O nome original vem do Hebraico” Raphael”, a junção de duas palavras formaram esse nome próprio bonito e repleto de significado. Repha (Cura ou Curou), e a EL (Deus).

O nome Raphael foi mencionado em alguns trechos importantes da bíblia, pois se trata de um dos sete arcanjos que curou o pai de Tobias da cegueira.

Esse trecho é visto no livro Apócrito de Tobias (Cânone Católico), que está no Antigo Testamento.

Devido a esse símbolo religioso, muitas pessoas cristãs que viveram na idade média, sobretudo europeus como os Italianos usavam o nome Raphael. Por sua vez, surgiu a versão feminina Rafaela que também foi bastante popular em toda a Europa e também Países que falavam Inglês.

A partir daí, o nome  ganhou muitas variantes, entre elas: Raphaela, Rafaelle e Rafaele, pois a sua escrita é mudada de acordo com o País.

Nome Rafaela

Popularidade do nome

O País onde o nome é mais popular sem dúvida nenhuma é na Itália, a razão disso é que a civilização Italiana viveu na idade média, onde esse nome foi disseminado rapidamente.

Na Itália, o nome é grafado como” Raffaella”. Inclusive, existe uma famosa marca de chocolates que deu nome a uma linha de bombons de” Raffaelo”, ele é definido como” refinado e elegante, feito para encantar os paladares mais exigentes.

Em outros Países, o nome é escrito de outra forma, por exemplo: França (Raphaelle), espanhol (Rafaela, como no Brasil), Alemão (Raffaela ou Raphaela).

O nome é tão popular, que em 1911, um astrônomo Alemão (Joseph Helffrich) deu o nome Raphaela ao asteroide 708 que ele descobriu em um observatório de Heidelberg.

Outra menção importante do nome Rafaela foi de uma Santa da Igreja Católica que foi beatificada em 1984, a bendita Rafaela Ybarra Arambarri de Vilallonga, a fundadora das Irmãs dos Santos Anjos da Guarda que tem seu dia celebrado em 23 de fevereiro.

O nome também foi tema de músicas, uma delas é a letra de Cleber e Cauan voltada completamente para uma moça com esse nome.

Léo Magalhães também canta uma música retratando o amor que sente por alguém que atende por esse nome.

Popularidade nome Rafaela

Celebridades com o nome Rafaela

No Brasil e no mundo tem mulheres que se chamam” Rafaela”, afinal, esse nome tem um significado bastante forte, é natural que os pais aprovam chamar suas filhas por uma menção tão abençoada.

No Brasil, as personalidades mais conhecidas com esse nome são:

  • Rafaela Silva (Judoca brasileira que foi a primeira campeã olímpica do País na modalidade);
  • Rafaela Mandelli ( Atriz que fez a protagonista na 8ª temporada de malhação em 2001);
  • Rafaela Sampaio ( Atriz conhecida por fazer a Jaque na novela” os 10 mandamentos” na Record;
  • Rafaela Ferreira ( Atriz que já trabalhou nos ” rebeldes do SBT” e também na novela ” Malhação da Globo”;
  • Rafaela Porto ( Cantora mirim de Fortaleza que participou do The Voice);
  • Rafaela Gomes ( Cantora mirim de Curitiba que participou do The Voice);
  • Rafaela Brites ( Jornalista e Apresentadora da Rede Globo), ela também é bastante popular nas redes sociais, especialmente depois que se tornou mãe;

Esse é um nome muito bonito, elegante e repleto de significados, as mulheres que atendem por esse nome são carinhosamente chamadas  pelos apelidos de Rafa ou Rafinha.

O nome próprio é a individualização de uma pessoa diante da sociedade, por isso, ele desempenha um papel mais importante do que somente ” identificar um indivíduo”.

Os antigos acreditavam que um nome servia para ” profetizar nas vidas dos recém nascidos”, ou seja, o nome era dado visando abençoar essa pessoa e promover prosperidade, saúde e boas novas para aquele pequeno ser que estava vindo o mundo.

Por isso, os significados dos nomes eram muito importantes e regiam a escolha feita pelas famílias.

O Nome Rafaela é tido como abençoado, especial e que rege os milagres de Deus, portanto, as mulheres chamadas assim são prósperas, pois carregam o nome originário de um ” anjo”.


Assista Nosso Novo Vídeo:

Recomendados para você:


    Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: