Ruan – Significado do nome, Origem, Popularidade e Personalidade

Ruan é um nome masculino que significa” é Gracioso” ou” a Graça de Deus”. É muito usado por pessoas que buscam um cunho religioso em nomes próprios como uma forma de profetizar boas novas para a vida daquela pessoa que acabou de nascer.

Embora o seu significado seja indiscutivelmente perfeito, o nome Ruan no Brasil não é tão popular, entretanto é uma variante de João, esse sim, é extremamente utilizado no País, sendo um dos primeiros do ranking.

Ademais, tem uma aproximação fonética com Juan, um nome muito usado em Países latinos e também na Espanha.

Outro possível significado desse nome vem do Irlandês” Rowan” que quer dizer” Cabelo vermelho ou ruivo”.

Origem do Nome Ruan

A sua origem vem de lohanan, a partir de Yah, Jeová, Javé. A sua aproximação fonética de Juan vem do espanhol.

De acordo com a história, Juan é um nome Hebraico, Espanhol, Nórdico e Gaélica.

Na Espanha, a versão do nome Ruan (Juan) é muito popular, assim como é em diversos países da América Latina. Quem atende por esse nome, geralmente é chamado  de forma carinhosa pelo apelido” Juanito”.

No Brasil, o nome Ruan ocupa a posição 323 dos nomes mais usados, ou seja, em termos de porcentagem, apenas 0,0574% dos brasileiros possuem esse nome próprio.

São Paulo tem uma grande prevalência do nome, por isso ocupa o primeiro da lista de nomes onde se encontram mais pessoas com o nome Ruan, porém, ainda assim é bem difícil encontrar homens chamados dessa forma.

Nome Ruan

Popularidade do nome

De uma forma inquestionável, a maior popularidade do nome vem do personagem literário espanhol “Dom Juan”, a variante do nome Ruan que ganhou fama mediante a uma lenda, onde o dito teria seduzido uma moça de família nobre da Espanha.

Dom Juan era um grande mulherengo, seduzia as mulheres, prometia casamento e depois, deixava os corações partidos. Por isso, nos tempos atuais, os homens com essas características são chamados dessa forma.

O fato é que existem divergências na história sobre a existência do conquistador mais famoso da humanidade. Inclusive, muitos historiadores já pesquisaram entre as famílias mais aristocráticas da Espanha se realmente conhecerem Dom Juan.

No entanto, todas as possibilidades foram esgotadas, pois, as datas não fecharam. Segundo a história, Dom Juan era citado no século XVI, nessa época, não haviam pessoas reais que se enquadravam nessas características, ou seja, chegou-se a conclusão que o mulherengo conquistador que se chamava Dom Juan não passa de uma lenda.

O fato é que nome Juan nunca foi tão mencionado na história, a lenda rendeu inspiração para muitas obras teatrais e literárias.

Enquanto isso, o nome Juan e suas variantes como Ruan, se espalharam pelo mundo e até hoje são mencionados devido a lenda extremamente conhecida em diversos cantos do planeta.

A Bíblia menciona a variante de Ruan, que, na verdade, é João. Esse foi um dos nomes muito importantes tanto no Novo como Antigo Testamento, a fama é oriunda de dois grandes personagens que são: João Batista, aquele que batizava as pessoas e João, o evangelista seguidor de Jesus que inclusive tem livros na Bíblia.

João foi um dos nomes mais conhecidos da Idade Média, inclusive, todos os meninos que nasciam na Inglaterra, era batizado com esse nome.

Ruan Popularidade do Nome

Celebridades com o nome Ruan

Ruan é o nome” aportuguesado” do espanhol Juan.

Entretanto, o mais usado ainda é Juan, entre os famosos com esse nome estão:

  • Juan Alba (ator brasileiro);
  • Juan Maldonado (Futebolista);
  • Juan Silveira dos Santos (zagueiro do Flamengo).

Em Países latinos e na Espanha, o nome Juan aparece com mais frequência, sobretudo entre as celebridades. Alguns deles são:

  • Juan Carlos – Foi Rei da Espanha;
  • Juan Carlo Marino – Jogador de Futebol do Peru;
  • Juan Román – Ex Jogador de Futebol da Seleção Argentina e do time do Boca Junior;
  • Juan Pablo Sorin – Ex Jogador de Futebol da Seleção Argentina e do Cruzeiro;
  • Juan Evangelista Venegas – Atleta de Porto Rico.

No Brasil, a variante de Ruan mais usada é João, de acordo com senso do IBGE, João é o nome masculino mais popular no País, tanto em nome simples como compostos.

Estima-se que até o ano 2.000, mais de 3 milhões de homens no Brasil se chamaram João. Segundo ferramentas de pesquisa, o Rio Grande do Norte é o estado com maior incidência.


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: