Significado de Luciana – Origem do nome, História, Personalidade e Popularidade

Iremos mostrar para você um pouco mais obre a origem, história, personalidade e popularidade do nome Luciana. Leia esse texto e tire todas as suas dúvidas sobre esse nome, para que você tenha certeza da escolha que fará.

Nome Luciana

Luciana: origem e significado

O nome possui mais de uma origem e, portanto, mais de um significado. A primeira origem do nome é que ele deriva do nome Luciano, comumente usado para batizar aqueles que os pais se chamavam Lúcio. Então, de acordo com essa primeira origem, Luciana significa “de Lúcio” ou “pertencente à natureza de Lúcio”.

O outro significado deriva da segunda origem do nome. Como vimos, o nome Lúcio está bastante relacionado com Luciana; Lúcio deriva de alguns termos do latim, como “lyke” e “luk” que, em português, significa luz. Por isso, o nome Luciana também pode significar “a luminosa”.

Há, ainda, uma outra teoria para a origem e o significado do nome. Para alguns, Luciana surgiu da junção dos nomes Lúcia e Ana, podendo carregar o significado dos dois nomes.

Apesar das diferentes teorias, todas estão relacionadas à origem e ao significado do nome, tornando Luciana um nome carregado de diversos sentidos.

Popularidade

Popularidade do nome Luciana

Durante algum tempo, o nome foi bastante comum e utilizado,  o que pode explicar o desuso atual. Na Itália, o nome apareceu pela primeira vez no século 20 e foi utilizado diversas vezes, mas, atualmente, não é comum vermos crianças nascendo e sendo batizadas como Luciana.

No Brasil, o nome foi bastante popular durante a década de 70, acompanhado da variação Luciane. De acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa realizada no ano de 2016, o nome foi registrado somente 51 vezes. Mesmo sendo uma pesquisa realizada há 4 anos, já é possível ver que o nome não é tão usado atualmente

Curiosidades

Há muitas celebridades e personalidades importantes com o nome. Veja:

  • Luciana Abreu: atriz, cantora e apresentadora protuguesa, bastante conhecida
  • Luciana Genro: é uma advogada política brasileira conhecida e já foi inclusive, candidata à presidência do país.
  • Luciana Gimenez: apresentadora, atriz e modelo brasileira, muito conhecida.

Das três mulheres acima, Gimenez nasceu no final da década de 60, Genro no início da década de 70 e Abreu na década de 85. Se pararmos para pensar na data de nascimento de cada uma, é possível confirmar que o auge do nome foi durante a década de 70 e, após, foi sendo mais incomum.

Em 1969 foi lançada, no Brasil, por Edmundo Souto e Paulinho Trapajós, a música Cantiga por Luciana. Esse também pode ter sido um fator que influenciou na popularidade do nome durante esta década. Alguns anos após, em 1985, Tom Jobim também lançou uma música com o nome Luciana.

Personalidade

Em geral, as mulheres com esse nome são conhecidas por serem calculistas e perfeccionistas. De poucos amigos, as “Lucianas” pensam muito bem antes de fazerem amizades e, por isso, acabam sendo taxadas a de antipáticas. Elas costumam ser bastante exigentes consigo mesmas, tendo bastante dificuldade para encarar alguns erros.

As vantagens de um nome em desuso

Os pais costumam procurar, muitas vezes, nomes que não são tão populares. Alguns recorrem a nomes diferentes, visando dar uma certa exclusividade ao seu filho.

O nome Luciana, apesar de já ter sido bastante utilizado, caiu em desuso. Por isso, se você quer que a sua filha tenha um nome não muito comum e que possui um significado forte, Luciana é uma ótima opção. Veja algumas dicas que podem ajudar nessa escolha:

  • Não pense somente no significado do nome;
  • Busque um nome que agrade aos pais;
  • Não se importe com a opinião dos outros em relação ao nome;
  • Evite nomes que possam ser difíceis da criança aprender a escrever quando começar a ser alfabetizada (sim, é necessário levar esse fator em consideração);
  • Evite nomes que possam causar apelidos estranhos;
  • Evite nomes que, para você ,possam parecer bonitos, mas acabem causando constrangimentos à criança;
  • Não acrescente letras para que elas se repitam no nome. Acredite: não faz diferença e só causa dificuldades para a criança;
  • Evite nomes com uma pronúncia complicada.

O nome Luciana se encaixa perfeitamente nas dicas acima. Apesar de ser um nome mais antigo, ele é atemporal, fácil de ser pronunciado, a criança terá apelidos como “Lu” e “Lulu”, não é um nome que causará constrangimento ou qualquer outro desconforto para a criança. Além de se encaixar em tudo o que já foi mencionado anteriormente, o nome dará uma certa exclusividade para a a criança, devido ao fato de ser pouco utilizado.

Gostou de saber mais sobre o nome Luciana? Esperamos ter contribuído de forma positiva para a sua escolha 🙂


Curta Nossa Página no Facebook:

Recomendados para você:


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie: