Significado de Antônia – Origem do nome, História e Personalidade

Antônia significa “valiosa” ou “de valor inestimável”, sendo a versão afeminada Antônio, nome que era um sobrenome muito comum na Roma Antiga.

Antônia popularizou-se séculos mais tarde, em Portugal e na França, por conta da influência de personagens da realeza de mesmo nome, como a caricata rainha Maria Antonieta (1775-1793).

Origem do nome

O nome provém do latim “Antonius, que quer dizer “sem preço” ou “valioso”, largamente utilizado para apelidar os homens, sendo que alguns deles ficaram famosos, como Marco Antônio, o militar e braço direito do imperador Júlio César.

Estudiosos acreditam ainda que a origem do nome seja proveniente do grego “antheos”, que quer dizer “alimentado de flores”.

significado do nome antonia

Antônia em diferentes idiomas

Internacionalmente, esse nome sofre variações conforme o idioma. Confira, abaixo, como se diz Antônia nas principais línguas:

  • Francês: Antoinette;
  • Italiano: Antonella;
  • República Tcheca: Antonie;
  • Inglês: Anthony;
  • Alemão: Antona.

Versões do nome

No Brasil, o nome Antônia fica no 24° lugar no ranking de nomes mais populares do país, contando com mais de 590 mil registros. Por aqui, no entanto, é comum variações do nomes ou as versões compostas, abaixo:

  • Tônia;
  • Maria Antônia;
  • Antonieta;
  • Antonela.

A personalidade de quem se chama Antônia

Quem se chama Antônia é naturalmente poderosa, seja pela excelente autoestima que possui ou por conta da facilidade em influenciar os outros. Geralmente, são fortemente instruídos pelos sentidos apurados e respeitam muito a voz do coração. Tamanha sensibilidade emocional torna-as excelentes conselheiras e pessoas extremamente queridas – assim como prevê o significado de seu nome.

As pessoas que atendem por esse nome costumam ter compreensão, espontaneidade, sensibilidade e sabedoria como grandes virtudes. Já entre os defeitos estão insegurança, passividade e instabilidade emocional.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.